Logo Championship Manager: Rivals Ícone

Championship Manager: Rivals

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 15/09/2011 Jolt Online Gaming
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Lucas Karasinski
Um dos melhores games de gerenciamento chegou ao Facebook Contrate, escale o seu time e vença os campeonatos – e seus amigos

Championship Manager é uma das franquias mais famosas do planeta quando falamos em jogos de gerenciamento de futebol. Comandar o time em campo, escolher táticas e também cuidar das transferências de jogadores é algo que encanta milhões mundo afora.

Championship Manager: Rivals é o mais novo lançamento da série. O game segue o mesmo estilo dos anteriores, só que aqui você joga no Facebook, ou seja, pode se divertir diretamente na rede social e também enfrentar os seus amigos em desafios para lá de emocionantes.

Além disso, o jogo também traz alguns elementos típicos de games sociais, como a necessidade de um tipo de “energia” para enfrentar as partidas e pontos de evolução que dão acesso a novas táticas e tipos de treinamento.

CM: Rivals

Escolhendo o seu time

Como não poderia deixar de ser, a sua primeira tarefa dentro do CM: Rivals é escolher qual time você vai comandar. Logo, antes disso é preciso também determinar qual campeonato você deseja disputar.

No jogo para Facebook, estão presentes nove das principais ligas europeias, como “Serie A” (Campeonato Italiano), “La Liga” (Campeonato Espanhol), “Ligue 1” (Campeonato Francês) e “Premier Division” (Campeonato Inglês).

Táticas e os 11 que entram em campo

Com a equipe desejada escolhida, o game parte para a sua tela principal. Ali você encontra a disposição do seu time em campo, com a tática definida e os 11 titulares. E é aqui a área na qual você vai poder mostrar todos os seus conhecimentos técnicos!

No pequeno menu localizado na parte esquerda da tela você é capaz de escolher entre duas abas: “Players” (jogadores) e “Tatics”. Na primeira é possível enxergar todos os atletas do elenco, incluindo os seus atributos. Basta arrastar o desejado para o campo (ou para o banco de reservas) e ele substituirá o correspondente.

CM: Rivals

Na outra seção (“Tatics”), você define a formação inicial da equipe. Várias táticas conhecidas estão disponíveis, como 4-4-2, 3-5-2 ou 4-3-3, bem como as suas respectivas variações. Mas fique ligado, pois algumas estão bloqueadas e só são liberadas à medida que o jogador subir de nível.

Além disso, você também pode determinar algumas diretrizes referentes ao comportamento da equipe dentro de campo, como a mentalidade (se deve ser ofensiva, por exemplo), o estilo de ataque e como devem ser os desarmes.

Dentro de campo

Com o time definido, é hora de entrar em campo. Basta clicar no botão “Play” para ir para a próxima partida do campeonato. Feito isso, você encontrará um estádio lotado, além de uma visão aérea do campo. Enquanto a torcida faz barulho, você é capaz de acompanhar a partida com pequenos flashes dentro do campo de jogo, além de uma narração que acontece na parte de baixo da tela.

CM: Rivals

Se não estiver satisfeito com o rendimento do time, no intervalo você é capaz de realizar alterações na equipe, substituído atletas ou mexendo na parte tática.  Além disso, o jogador pode acelerar o processo das partidas, clicando nos botões “Faster” ou “Finish”.

Transferências

Assim como nos outros games da franquia, aqui no Championship Manager: Rivals você também é o responsável pela contratação de reforços para a sua equipe. O formato do mercado de transferências lembra o estilo já conhecido do jogo, entretanto, com algumas adaptações no game social.

A busca só acontece por meio dos olheiros. Portanto, você precisa definir os parâmetros para a pesquisa, como o nível e a posição dos atletas desejados. Depois, fique de olho nos relatórios que surgem nas semanas seguintes.

CM: Rivals

Ao encontrar o jogador, verifique se ele está disponível para venda, bem como o preço a ser pago pelo seu futebol. Nas contratações, só é possível utilizar o “dinheiro verde”, aquele que não é ganho nas vitórias – e só é obtido na compra de créditos dentro do Championship Manager: Rivals. Quanto mais você oferecer para o “agente”, maior será a chance de sucesso.

Outra opção é a troca de jogadores entre os times. O esquema é simples: basta encontrar o atleta desejado e escolher qual é o da sua equipe que será oferecido em troca. Se o nível dos dois for igual, não haverá necessidade de nenhuma compensação financeira, caso contrário, será preciso pagar a diferença para a outra equipe.

Fôlego para jogar

Para disputar as partidas não basta somente escalar o time e escolher a tática que mais o agradar. Também é preciso condicionar os seus atletas, senão, você não poderá levar a equipe para os jogos.

CM: Rivals

Isso porque o físico funciona como “pontos de ação”, ou seja, para cada partida é necessário ter um pouco da barra de condicionamento preenchida (este medidor encontra-se na parte superior esquerda da tela principal do game). Quanto mais cheio ela estiver, melhor será o rendimento da equipe.

Para se recuperar após os jogos é preciso colocar o time para treinar. Acessando a aba “Training”, você encontra a área de preparação física. Ali existem várias “cartas” que precisam ser enfileiradas para a montagem do treino.

Cada uma conta com características próprias, como conferir 10% a mais de ganho para a próxima carta da fila, por exemplo. Logo, cabe a você escolher a sequência correta para conseguir dar mais fôlego aos seus atletas.

Desafiando aos amigos

Se você tem amigos viciados em gerenciar equipes, pode desafiá-los para partidas amistosas. Basta clicar no ícone do contato e convidar para a partida. Além de o jogo permitir que o confronto tenha hora marcada, você também é capaz  de fazer apostas – e quem vencer leva tudo!

CM: Rivals

Fique de olho no seu correio!

No Championship Manager: Rivals, também existem as cobranças. Assim como na vida real, aqui a direção da equipe tem as suas expectativas para a temporada – e pode externar o seu sentimento de satisfação (ou desgosto!) com o seu trabalho. As mensagens sempre vêm por meio do correio, seção localizada no menu principal do game.

Agora, se o seu time não estiver rendendo o esperado ou você estiver insatisfeito por algum motivo, escolher outro clube é tarefa simples. Basta clicar no botão de opções localizado no canto inferior direito da tela e depois em “Choose new team” (escolher novo time) – para reiniciar a jogatina.

Nossa Opinião sobre o Championship Manager: Rivals

Championship Manager: Rivals chega para ser o principal game do estilo para Facebook. O jogo trouxe várias características da franquia de sucesso para a sua versão social, algo capaz de agradar tanto a novos jogadores como também aos antigos fãs da série.

Os gráficos do game não são o seu ponto forte, mas mesmo assim não desagradam – principalmente por se tratar de um jogo quase que totalmente baseado em textos. Já as animações durante as partidas são simples e deixam um pouco a desejar, uma vez que é praticamente impossível acompanhar os lances do jogo sem visualizar também a narração na parte inferior da tela.

O cenário (estádio dos jogos) é sempre o mesmo e não há alterações, esteja você bem ou mal no campeonato, jogando dentro ou fora de casa. Já os sons só se fazem presentes durante as partidas e se resumem ao barulho da torcida. Essa, todavia, é bastante empolgada e é capaz de reagir quando acontecem lances de perigo e gols durante os jogos.

Acompanhar as partidas é emocionante e você fica “tenso” do início ao fim – é impossível reagir de forma diferente enquanto o jogo acontece e você torce pela vitória. Além disso, o game permite a realização de alterações na equipe, algo que aumenta a sua participação no resultado final de cada desafio.

Os menus do Championship Manager: Rivals são muito bem organizados e é simples encontrar cada seção do jogo. A tela principal traz a disposição tática da equipe de forma muito clara e é fácil de realizar alterações.

Falando nisso, a possibilidade de definir não só a formação, como também outras diretrizes referentes ao comportamento do time, é algo muito legal e influencia diretamente no resultado dos jogos.

As transferências podem ser feitas a qualquer momento e são um elemento à parte, capaz de deixar a jogatina ainda mais divertida. A busca de atletas é feita somente por meio de “olheiros”, mas permite uma boa dose de personalização. Entretanto, como ponto negativo, Infelizmente o game privilegia bastante os jogadores que investem dinheiro de verdade nas partidas e isso é percebido com mais ênfase na hora de se contratar algum novo atleta para a sua equipe.

Desafiar os amigos é uma das partes mais legais do Championship Manager: Rivals. Isso porque o jogo acontece com hora marcada e ambos os jogadores podem acompanhar a partida ao mesmo tempo!

Prós & Contras

Prós

  • Viciante e muito divertido
  • Partidas emocionantes de serem acompanhadas
  • Desafio real nas partidas contra os amigos
  • Várias opções de personalização das táticas
  • Interface amigável e game fácil de ser entendido

Contras

  • Contratações privilegiam muito os jogadores que investem dinheiro real
  • Demora na recuperação física do time

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Championship Manager: Rivals

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação