Logo ChartBlocks Ícone

ChartBlocks

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 24/10/2014 Chartblocks
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Magno Junior Silva Mesquita
Uma ferramenta eficiente para montar gráficos online

ChartBlocks é uma ferramenta online que possibilita a criação de gráficos. Com ela, você pode compartilhar seus modelos ou incluí-los em sites ou blogs. Diferente das ferramentas tradicionais desse gênero, essa é muito mais simples e dinâmica. Portanto, mesmo quem nunca criou um gráfico na vida, poderá usá-lo tranquilamente.

O serviço web possui um sistema de passo a passo que auxilia você em todos os processos. Assim, não há nenhum segredo na hora da montagem. Além disso, a ferramenta trabalha tanto com informações digitadas manualmente quanto com dados importados a partir de planilhas pré-configuradas.

ChartBlocks - Imagem 1 do software

Entre no ChartBlocks

Para utilizar a ferramenta, é preciso fazer um cadastro simples no site do desenvolvedor contendo email e senha. Você também deverá escolher o plano que deseja utilizar. A versão gratuita possui algumas limitações, tais como: só é possível criar 50 gráficos por mês, a conta é exclusiva para o usuário cadastrado, insere um pequeno logo e só é possível visualizá-lo 5 mil vezes por mês.

Monte tudo

Após entrar no ChartBlocks, clique no botão “+” para iniciar sua criação. Na primeira etapa, você deve indicar qual será a base de dados utilizada para o gráfico, sendo possível introduzir os dados manualmente na planilha, usar os itens que já haviam sido importados para o serviço ou fazer o upload das informações a partir do PC.

Por enquanto, o aplicativo só é compatível com o formato do Excel. Segundo os desenvolvedores, em breve será possível pegar dados do Twitter, OpenData, MySQL, Oracle e MsSQL. Caso queira, também é possível montar uma planilha a partir do zero.

Se você for montar um gráfico desde o começo, a ferramenta mostrará uma tabela para que possa preencher os dados. Na próxima etapa, será necessário escolher um modelo de gráfico, sendo possível optar por colunas, linhas, tortas, pontilhados e montantes.

ChartBlocks - Imagem 2 do software

Depois, será necessário indicar as colunas que devem servir de base para a criação do gráfico. Por padrão, o serviço já captura todas aquelas que possuem algum dado, mas você pode customizar o modelo como quiser.

Em “Template”, existem diversas formas para que você possa personalizar seu modelo. Na próxima etapa, é possível acessar o editor de gráficos, compartilhar o conteúdo via link público, apanhar o código para embed ou postá-lo via Facebook, Twitter ou Pin it. Terminada a tarefa, o ChartBlocks vai salvar seu gráfico e você pode iniciar outro imediatamente.

Tudo nos eixos

À esquerda do software, você encontra uma barra de personalização rápida. A partir dela, é possível alterar o tipo de gráfico, personalizar detalhes do modelo, mudar as dimensões, alterar o eixo e as proporções, inserir legenda nos arquivos e incluir detalhes por escrito.

Nossa Opinião sobre o ChartBlocks

Lidar com planilhas, tabelas e gráficos pode ser um problema para quem não gosta muito de cálculos ou computadores. O Excel até oferece alguns modelos que ajudam na criação, mas eles são um pouco difíceis de trabalhar e muito básicos. O ChartBlocks é um serviço que veio para facilitar tudo isso.

Nele, você não precisa entender muito sobre informática para criar gráficos bonitos e funcionais, basta seguir um passo a passo bem esmiuçado. Como a ferramenta também suporta arquivos em CSV, é possível importar o conteúdo que já está pronto no computador e adaptá-lo para os gráficos online.

Bonito e simples

Visualmente, o serviço é muito amigável. Os gráficos criados a partir dele possuem uma aparência moderna e bastante fácil de entender. Já a barra à esquerda consegue agilizar o acesso as funções apresentadas durante o passo a passo.

Compartilhamento multiuso

As funções de compartilhamento do serviço são uma grande vantagem. Sem muita complicação, você consegue enviar o gráfico a partir das redes sociais, embedar o conteúdo em sites ou compartilhar o link direto para os amigos. Vale lembrar que a versão gratuita limita as visualizações para apenas 5 mil pessoas e insere um pequeno logo à direita do gráfico.

Mesmo possuindo uma versão paga, é bem provável que a grátis consiga atender as necessidades de quase todos os tipos de usuários. Portanto, se você está procurando uma ferramenta mais amigável para criação de gráficos, dê uma chance ao ChartBlocks.

Prós & Contras

Prós

  • Visual amigável
  • Fácil de usar
  • Diversas opções de compartilhamento

Contras

  • Limita o número de visualizações
  • Insere um pequeno logo à direita do gráfico

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o ChartBlocks

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação