Logo CheckDiskGUI Ícone

CheckDiskGUI

Versão 1.2.0 Grátis
1.16 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 03/02/2014 Emiel Wieldraaijer
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+9 Avaliações
  • Foto de Sandro
    Sandro 8 de novembro de 2011 - 15:55
    10
    Nota Excelente!
    Embora pequeno no tamanho, conseguiu recuperar uma partição que estava travando aqui no meu pc e que eu não conseguia formatar. Ele analisou e recuperou a partição problemática e agora consigo acessá-la normalmente.
  • Foto de jkbyte
    jkbyte 3 de abril de 2011 - 08:23
    4
    Nota Bom!
    Para usuários leigos em hardware ele pode ser uma opção diferente, não passando disso. Atualmente - para Windows XP - prefiro o Puran Defrag, que é muito mais completo pois conta com vários recursos, como: Desfragmentar unidades dentro do próprio sistema; Reiniciar> desfragmantar (Registro, Memória virtual, etc.)e fazer a checagem de disco no boot da máquina e, caso seja escolhida, tem a opção de desligar o PC depois de desfragmantação e checagem completada, o PC será automaticamente desligado. É uma pena que no Windows 7 o Puran Defrag limpa os pontos de restauração do sistema.

Descrição

Elaine Martins
Aplicativo para análise e correção de erros de discos rígidos

Depois de muito tempo utilizando um disco rígido, é comum aparecem problemas antes inexistentes. O constante acesso aos dados, assim como a gravação e eliminação de arquivos, acaba criando os chamados dead blocks, ou blocos defeituosos.

Uma maneira de verificar a integridade do disco e tentar consertar os blocos com problemas é utilizando o comando Chkdsk do Windows. A fim de tornar essa aplicação oferecida pelo sistema mais amigável ao usuário, o CheckDiskGUI foi criado.

Ele nada mais é do que uma interface gráfica para o recurso de verificação de disco oferecido desde as primeiras versões do sistema operacional da Microsoft. Apesar de não oferecer mais funcionalidades, o CheckDiskGUI é uma mão na roda na hora de verificar o disco e resolver os problemas de dead block.

Tela do programa

Sem instalação

Uma das vantagens do CheckDiskGUI em relação aos demais aplicativos do gênero é o fato de ele dispensar qualquer tipo de instalação. Tudo o que o usuário precisa fazer é executar o arquivo baixado e aguardar até que a janela do programa seja exibida.

Como utilizar o aplicativo

Não há segredo algum na utilização do CheckDiskGUI. A interface do aplicativo possui apenas uma tela, na qual os discos disponíveis para análise são listados e as mensagens são exibidas. O aplicativo não permite alterar nenhum tipo de configuração e possui um número limitado de opções, as quais podem ser encontradas na barra de menus.

Barra de menus com algumas opções do programa

O CheckDiskGUI oferece dois tipos de verificação do disco. A primeira delas, “Read Only”, apenas analisa o HD em busca de erros, enquanto a segunda opção (“Fix”) tenta consertar os blocos defeituosos. A terceira e última verificação, a “Fix and Recover”, tentar arrumar e recuperar os dados do dead block e, por isso, é a que leva mais tempo para ser realizada, além de exigir a reinicialização do sistema.

Para iniciar a verificação de alguma unidade de armazenamento é só selecionar o disco desejado na lista e escolher qual tipo de análise deseja fazer. O usuário pode acompanhar todo o processo por meio da área de mensagens exibida na tela do CheckDiskGUI.

Nossa Opinião sobre o CheckDiskGUI

CheckDiskGUI é uma boa ferramenta gráfica para utilizar o recurso de análise da integridade do disco oferecida pelo Windows. Ele torna o uso do Chkdsk bem mais simples, sem que o usuário tenha que abrir o prompt para digitar comandos extensos e complicados.

O aplicativo ocupa pouco espaço em disco e pouco interfere nas demais aplicações em execução. É interessante perceber que o CheckDiskGUI permite a verificação de vários discos ao mesmo tempo, opção indisponível para quem executa o Chkdsk por meio da linha de comandos do Windows.

Apesar de não possuir tradução para o português o usuário não encontra maiores dificuldades na hora de utilizar o aplicativo, já que os termos usados são bem simples de entender. Dessa forma, vale a pena baixar e utilizar esta ferramenta, uma vez que ela mostrou-se bem estável durante os testes, sem travamentos ou erros inexplicáveis.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples
  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Não requer instalação

Contras

  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CheckDiskGUI

+9 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação