Logo Chrome Shield Ícone

Chrome Shield

Versão 0.15 Grátis
8 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 21/01/2014 Ext Devs
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Guilherme Haas
Extensão verifica a presença de ferramentas maliciosas instaladas no Chrome

Chrome Shield é uma extensão para o navegador da Google que promete manter o seu browser livre de softwares, aplicativos e ferramentas de caráter malicioso, como malwares ou adwares que podem invadir o seu computador através da internet.

O programa tem uma função simples de monitorar a atividade das demais extensões que você instalou no seu Google Chrome e verificar se alguma delas carrega códigos para propagar ads ou outro tipo de malware inadvertidamente ao usuário.

Uma vez detectada uma ameaça instalada no seu browser, o Chrome Shield notifica a extensão de atividade duvidosa e sugere a desinstalação do aplicativo para restaurar a integridade do navegador.

Chrome Shield - Imagem 1 do software

A ferramenta funciona com base em uma lista organizada pelo desenvolvedor com o registro das extensões que apresentam problemas ao Google Chrome. Essa listagem tem como base também as notificações de usuários na rede, que são verificadas pela equipe do Chrome Shield.

Ameaças em extensões do Chrome

A Google mantém uma política severa de licença de uso para desenvolvedores criarem extensões para o navegador, impedindo que malwares e adwares sejam propagados através dessas ferramentas e que esses produtos sejam vinculados a Web Store, onde os usuários encontram e instalam esses programas.

Porém, uma nova prática de negócio vem se disseminando perigosamente entre aqueles que fazem muito dinheiro distribuindo propagandas indesejadas durante a navegação do usuário na web. Extensões populares e com muitos clientes conectados estão recebendo ofertas de venda por esses agentes, e com a compra, incluem novos códigos de programação para propagar seus ads e malwares na atualização dos serviços.

Isso significa, na prática, que de uma hora para outra uma extensão reconhecida e funcional pode começar a gerar todo e qualquer tipo de material indesejado e prejudicar sua experiência de uso no navegador porque o dono da extensão simplesmente vendeu seu produto para um distribuidor de adwares.

A Google se mostrou atenta a esse tipo de negócio e tem removido extensões desse tipo da sua página na Web Store. Porém, o risco ao usuário que já tem um aplicativo desse instalado na sua máquina permanece, e por isso a importância de um verificador como Chrome Shield.

Rodando ao fundo

Ao instalar a ferramenta no seu navegador, o Chrome Shield começa imediatamente a proteger o Chrome de qualquer ameaça que possa surgir através da internet. O programa fica rodando ao fundo, sempre fiscalizando a atividade das extensões do browser.

Você pode clicar no ícone da extensão (a figura de um escudo) ao lado da barra de endereços para abrir uma página e verificar se há algum programa malicioso no navegador. O Chrome Shield não tem recursos adicionais nem uma interface gráfica para mexer.

Para desintalar ou desativar a extensão, utilize a aba de Ferramentas / Extensões do Google Chrome.

Nossa Opinião sobre o Chrome Shield

Frente a tantas ameaças e agentes maliciosos que se encontram na internet hoje em dia, não custa se proteger um pouco mais através desta extensão de funcionamento simples, rápida instalação e que não ocupa muito espaço nem deixa o seu navegador menos rápido.

O Chrome Shield chega em resposta aos malwares e adwares distribuídos através de extensões do Google Chrome. O programa mantém uma lista de registro com o nome das ferramentas que apresentam códigos de programação para distribuir ads e propagandas indesejadas durante a navegação em páginas da internet.

A fiscalização do Shield acontece automaticamente e em tempo integral, sempre que as extensões são instaladas ou mantidas ativas durante o uso do Google Chrome. Porém, o programa não apresenta nenhuma interface gráfica ou visual para acompanhar a sua atividade, ela apenas indica as extensões que devem ser removidas caso encontre alguma ameaça.

O benefício de seu uso é que ela não ocupa muito espaço e protege seu browser sem chamar muita atenção para si. O Chrome Shield se mantém oculto, escondido ao fundo do navegador, e não precisa ser constantemente acionado para verificar a qualidade das extensões instaladas, pois ele faz isto instantaneamente.

Prós & Contras

Prós

  • Descobre extensões maliciosas
  • Impede propagação de malwares e adwares no navegador

Contras

  • Não possui interface de controle

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Chrome Shield

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação