Logo Chrome Speak Ícone

Chrome Speak

Versão 1.2 Grátis
44 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 27/03/2013 Dante
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Nilton Kleina
Faça o computador falar textos escritos em vários idiomas com esta extensão para Chrome que funciona até offline

Quem é deficiente visual ou tem dificuldades em acompanhar um texto por escrito conta com várias alternativas ao acessar a internet. A principal delas consiste em aplicativos que conseguem captar o texto inserido nas páginas e realizar a leitura para o usuário.

Função similar possui o Chrome Speak, uma extensão para o navegador da Google capaz de falar textos inteiros selecionados pelo usuário, de acordo com uma configuração previamente realizada.

Fala que eu te escuto

São duas as maneiras de ter seu texto lido pelo Chrome Speak: você pode colar frases na janela do aplicativo (cujo ícone fica sempre aberto ao lado da barra de endereços) ou selecioná-los direto do browser, clicando com o botão direito no mouse e selecionando a opção “Read the selection text”.

Você pode ouvir as falas direto do navegador.

O programa ainda funciona offline: é só você conseguir acessar o site com o texto desejado e fazer o mesmo procedimento para ter acesso à leitura.

A janela de configurações do aplicativo é bastante completa. Na primeira caixa de texto, cole o texto desejado. O botão “Speak” realiza a leitura, que é feita por uma voz robótica, que provavelmente pertence ao mesmo sistema do tradutor do Google.

As configurações podem mudar o ritmo da fala.

Já “Language” corresponde ao idioma – são cerca de 40 possibilidades, que variam até a região de uma língua, como português do Brasil e de Portugal. As duas últimas opções, “Rate” e “Pitch”, alteram a velocidade dos fonemas falados pela máquina. Procure deixá-los no nível padrão, ou as falas ficam ainda mais confusas.

Nossa Opinião sobre o Chrome Speak

A extensão Chrome Speak possui uma iniciativa ótima, mas uma execução que deixa muito a desejar. Inserir uma voz para falar textos selecionados em vários idiomas poderia dar muito certo, mas pouco pode ser aproveitado neste caso.

O programa tem uma boa dicção para textos em inglês, conseguindo formar frases coerentes e pausadas. A configuração e o acesso a essa extensão, que é fácil de ser usada e conta com uma interface bastante amigável, também tentam dar um ar positivo ao aplicativo. O recurso offline também merece ser destacado.

Ainda assim, é um desastre ouvir frases em idiomas que não são o inglês. É preciso apertar os ouvidos para distinguir cada fonema, mesmo que sejam sentenças simples. Uma atualização futura pode até corrigir o problema, que, por enquanto, é a grande marca do Chrome Speak.

Prós & Contras

Prós

  • Boa dicção para textos em inglês
  • Funciona até offline
  • Configura até a velocidade da fala

Contras

  • A fala em outras línguas exceto o inglês é péssima

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Chrome Speak

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação