Logo Cloud Save Ícone

Cloud Save

Versão 1.4.6 Grátis
395 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 28/05/2013 antimatter15.com
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Jonathan D. Machado
Faça upload de arquivos para sua pasta nas nuvens diretamente do Chrome

Cloud Save é uma extensão para Chrome que tira ainda mais proveito dos serviços de pastas nas nuvens. Ela adiciona ao navegador a opção de salvar arquivos diretamente dos sites, sem a necessidade de baixar antes e fazer o upload depois. 

Os serviços de repositórios de arquivos em pastas da internet, ou pastas “nas nuvens”, já têm muitos adeptos, principalmente pela praticidade de compartilhar documentos entre locais diferentes e até diversos usuários.

Salvando um arquivo

Pastas nas nuvens

Para que se possa fazer o uso desta ferramenta, é necessário que o usuário tenha uma conta criada em, pelo menos, um serviço de repositório online. Os dois mais populares atualmente são o DropBox e Google Docs. 

Se você já tem uma conta no Gmail, então basta acessar o item “Docs” na barra superior para iniciar o serviço. No caso do Dropbox, o cadastro pode ser feito a partir desta página. Depois de criada a sua conta, já é possível começar a enviar e receber arquivos sua pasta nas nuvens.

Existem inúmeros sites que prestam o mesmo tipo de serviço. O Cloud Save consegue oferecer suporte para uma grande parte deles, que são: Box.net, CloudApp, Dropbox, Droplr, Flickr, Imgly, Min.us, Posterous, Twitgoo, TwitPic, Twitrpix e GoogleDocs. Para simplificar, vamos mostrar o processo apenas nos dois principais.

Salvado arquivos no Dropbox

Com a extensão do Cloud Save instalada, o Chrome passa a mostrar mais uma opção sempre que você que clicar com o botão direito do mouse sobre arquivos que possam ser baixados postados em páginas de download.

Para enviar um arquivo para o Dropbox, clique com o botão direito sobre o item a ser salvo, como um anexo de email ou um download do Baixaki, por exemplo. Depois, selecione a opção “Cloud Save” e, em seguida, clique em “Dropbox”. 

Se esta é a primeira vez você que está utilizando o Cloud Save com Dropbox, uma página será aberta, informando que um serviço de terceiros está tentando acessar sua conta. Clique em “Allow” para permitir o acesso.

Pedido de acesso ao DropBox

O programa não emite nenhum sinal para avisar que o upload já iniciou, mas pode confiar que o processo está sendo feito. Depois de alguns segundos (ou minutos, dependendo do tamanho do arquivo) seu arquivo já pode ser visualizado na sua pasta nas nuvens.

Upload completo

Salvando arquivo no Google Docs

Novamente, é necessário que você tenha uma conta no Google Docs para utilizar esta funcionalidade. Clique com o botão direito sobre o link do arquivo que você deseja salvar e escolha a opção “Cloud Save” e, em seguida, “GoogleDocs”.

Permitido o acesso, o envio é iniciado, seguido por uma confirmação de que o upload foi realizado com sucesso. No caso do Google Docs, os tipos de arquivos que podem ser guardados são mais limitados. Por questões de segurança, extensões como EXE e RAR não serão permitidas, diferente do Dropbox, que aceita qualquer tipo de arquivo.

Salvar Como

Por padrão, os arquivos são salvos em sua caixa nas nuvens utilizando o mesmo nome da origem. Este rótulo pode ser personalizado utilizando a opção “Save as”, que aparece antes dos nomes dos serviços. Com esta opção, o usuário pode renomear o arquivo e organizar melhor sua pasta nas nuvens.

Nossa Opinião sobre o Cloud Save

Para quem gosta de usar pastas nas nuvens, Cloud Save com certeza será uma mão na roda, já que a tarefa de baixar arquivos e enviar para o diretório virtual fica bastante simplificada, praticamente eliminando a necessidade de se fazer o download antes e mandar de volta para a web depois.

O tempo é realmente rápido, sendo que arquivos simples, como documentos PDF ou DOC, são enviados quase que instantaneamente. Mesmo arquivos maiores de 10 MB não demoraram mais que três minutos para serem enviados. 

Infelizmente, o Cloud Save sofre alguns bugs ao distinguir o tipo de arquivo sendo enviado. Quando se clica com o botão direito sobre uma foto em um site qualquer e solicitado o envio, o arquivo que aparece na pasta virtual é geralmente é um html da pasta inteira, em vez da imagem em si.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação simples
  • Agilidade no envio para as nuvens
  • Quantidade razoável de sites compatíveis

Contras

  • Bugs no envio de imagens

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Cloud Save

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação