Logo Cloud9 Ícone

Cloud9

Versão 1.9.9 Grátis
10 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 29/01/2014 Cloud9
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Leonardo Müller
Trabalhe com seu código onde quiser e edite tudo online com várias pessoas ao mesmo tempo

Cloud9 é uma ferramenta para programação que permite a você salvar e sincronizar tudo o que escreve na nuvem. O app é muito similar a um editor tradicional, compatível com várias linguagens, entre elas HTML5, PHP, C/C++ e várias outras. Além do mais, ao abrir um novo projeto, você pode permitir que seus amigos ou colegas de trabalho editem o mesmo arquivo que você está criando. Tudo de forma sincronizada e em tempo real, da mesma forma como no Google Doc.

A ferramenta chega a sua nova versão oferecendo dois planos de uso. Um gratuito, com algumas limitações na quantidade de projetos em execução ao mesmo tempo, e um que custa US$ 12 por mês sem qualquer limite.

Direto no navegador

Para usar o Cloud9, você deve fazer a instalação em seu Google Chrome e, em seguida, clicar no ícone do app para ser redirecionado para a página de inscrição. É necessário criar sua conta e ativá-la através de um link enviado para seu email. Feito isso, as funções do seu plano já estarão liberadas para uso.

A colaboração para edição de códigos simultaneamente permite ainda que os editores do projeto em questão conversem entre si ou em um grupo com todos os usuários daquele arquivo. Essa função elimina a necessidade de um chat específico em outra janela para manter a comunicação entre os editores.

O Cloud9 ainda oferece sugestões enquanto você digita seu código em Javascript. Ou seja, ele funciona basicamente como o teclado do seu smartphone, apresentando sugestões para você economizar tempo. Há também uma versão para desktop do Cloud9, que permite a você fazer edições offline e, quando tiver uma conexão disponível, sincronizar seus projetos.

Nossa Opinião sobre o Cloud9

Cloud9 é uma poderosa ferramenta que você, programador, precisa conhecer. Ela é capaz de substituir seu editor de código tradicional em praticamente todas as funções que ele possui e, para deixar as coisas mais interessantes, você consegue sincronizar todo o seu trabalho na nuvem, evitando o risco de perder tudo em um HD e ainda ganha em mobilidade, podendo acessar e editar seus projetos em qualquer lugar.

Um dos destaques do Cloud9 é a sua compatibilidade com as mais famosas linguagens de programação. É possível criar apps e páginas em HTML5, PHP, Ruby, C/C++ e vários outros. Você consegue ainda escrever e simular o funcionamento da sua criação ali mesmo, no seu navegador.

Colaboração

O maior diferencial do Cloud9 não é o fato de ele estar na nuvem, mas sim as novas possibilidades que isso proporciona. Você pode convidar amigos e colegas programadores para ajudá-lo a editar seu código e todos podem fazer isso juntos e ao mesmo tempo, da mesma forma que você consegue criar um documento no Google Docs em modo de colaboração. É possível ainda conversar com esse pessoal que está ajudando através de um chat embutido no Cloud9.

Praticidade

No quesito usabilidade e praticidade, o Cloud9 consegue muitos pontos. O app conta com uma interface simples, bonita e bem projetada. As opções mais utilizadas por você ficam sempre sendo mostradas através de botões específicos e, quando você precisa de espaço na tela para escrever seu código, é possível minimizar praticamente todas as barras de ferramentas. Fora isso, o app tem uma aparência agradável, com cores bem escolhidas, imagens originais e bem elaboradas, sem contar nos efeitos de transição que dão um ar mais elegante ao app.

Outro elemento que deve ajudar bastante na produção é a função de sugestões para autocompletar. Sempre que você escreve algo em Javascript, o Cloud9 vai sugerindo partes do código para você ir completando suas linhas. Assim, você pode economizar tempo.

Desempenho

Em nossos testes, o Cloud9 mostrou um bom desempenho levando em conta o geral. Contudo, experimentamos alguns momentos de lentidão na primeira utilização ao criar um novo projeto em HTML5. Isso pode ter sido um problema isolado, mas fique ciente de que ele pode acontecer. Fora isso, nada mais atrapalhou nossa exploração na ferramenta, mas possíveis problemas mais profundos somente você poderá nos dizer se existem.

Levando tudo isso em consideração, podemos dizer que vale muito a pena fazer um teste com o Cloud9 e conferir como ele funciona. Você poderá experimentar todas as funções do app e ver se vale a mudança da edição local para a em nuvem.

Prós & Contras

Prós

  • Muitas funções
  • Sincronização do conteúdo em nuvem
  • Colaboração
  • Interface agradável
  • Autocompletar para Javascript

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Cloud9

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação