Logo Coblis Ícone

Coblis

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 08/05/2014 Colblindor
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Veja as cores pelos olhos de uma pessoa com daltonismo

Coblis é um serviço online que permite ter ideia de como uma pessoa com daltonismo visualiza as mais variadas cores.

Assim, você pode compreender melhor o problema, sentindo a experiência de como seria enxergar pelos olhos de um indivíduo que possua o mal.

O programa opera diretamente no seu navegador, sem a necessidade de instalação. Além disso, ele é extremamente leve e, para realizar a comparação, ele permite tanto utilizar a imagem-padrão oferecida quanto carregar uma fotografia que esteja no seu computador.

Dificuldade para ver cores

Se você não é familiar com o termo, o daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma doença que afeta a percepção visual de uma pessoa. Ela é caracterizada pela incapacidade para fazer a diferenciação de todas ou de algumas cores, sendo que as variações mais comuns são aquelas nas quais o indivíduo tem dificuldades para distinguir o verde, o vermelho e o azul.

Total

O mal é genético, mas também pode ser oriundo de uma lesão nos órgãos responsáveis pela visão ou de origem neurológica. Então, sempre pode ser interessante saber como é a percepção das cores por quem sofre com esse problema – função que é oferecida pelo Coblis. A interface do programa é bem simples e focada na utilização.

Por isso, ele possui uma tela limpa e organizada, disponibilizando todas as suas opções diretamente na tela, na forma de botões ou marcadores.

Visualizando a imagem

Inicialmente, o aplicativo já possui uma imagem carregada na tela, sendo que ela é boa para fazer a experiência por contar com uma grande variação de cores. Ainda assim, caso você deseje, pode carregar uma fotografia diretamente do seu computador, algo que pode ser interessante para uma visualização focada em uma ilustração do dia a dia.

Um dos tipos

Para a segunda opção, basta clicar no botão “Select” e encontrar a fotografia desejada no seu computador. Em seguida, pressione “Upload” para que ela seja carregada na tela. Independente do processo realizado, incialmente o serviço exibe a imagem com a visualização “normal”, ou seja, sem qualquer tipo de deficiência.

Tudo o que você precisa fazer, então, é selecionar um dos graus de dificuldade entre os dispostos na tela, marcando a opção desejada. Feito isso, a imagem é alterada em instantes, fazendo com que você possa visualizá-la em cada um dos modelos, para viver a experiência de todos os graus do mal.

Outro dos graus de daltonismo

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o daltonismo, basta clicar na imagem contendo um olho e uma faixa colorida para obter informações adicionais (em inglês).

Nossa Opinião sobre o Coblis

Coblis é uma ferramenta no mínimo interessante, visto que é realmente muito difícil entender uma dificuldade para quem não possui o problema, especialmente quando ele está relacionado a um distúrbio de visão que pode parecer um pouco abstrato. O serviço funciona inteiramente online, dispensando a necessidade de você fazer instalações.

Além disso, ele possui uma boa organização de tela, exibindo todas as funções disponíveis de forma bem visual, diretamente na tela. Dessa forma, mesmo quem nunca teve contato com uma aplicação do estilo pode fazer uso do serviço sem maiores dificuldades. Inicialmente, o programa apresenta uma imagem-padrão já carregada para teste.

Ela possui várias cores, sendo bem interessante para o uso com relação à função oferecida. Porém, caso você deseje, pode carregar uma fotografia disponível no seu computador, algo que pode ser bom para fazer a visualização com uma cena do “cotidiano”. O processo de upload é bem rápido, fazendo com que você não sofra com esperas desnecessárias.

Da mesma forma, logo ao selecionar um dos graus de dificuldade, o esquema de cores é modificado imediatamente. O que pode ser considerado como um ponto negativo é que, embora o serviço conte com vários graus do daltonismo, os nomes deles estão inteiramente no idioma inglês na tela. Assim, se você quiser saber o correspondente em português, será necessário pesquisar posteriormente.

Embora não seja parte do aplicativo citado, outra função muito interessante do serviço está na possibilidade de você ler mais sobre o daltonismo (lembrando que o texto está em inglês).

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Possui vários graus do mal para você selecionar
  • Permite carregar uma imagem personalizada

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Coblis

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação