Logo Composer Ícone

Composer

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 28/05/2014 appgyver
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Rodrigo Françozo de Lima Moraes
Serviço online para você criar os seus aplicativos móveis em HTML5 de maneira simples

Até recentemente, a empresa AppGyver era conhecida principalmente pela sua ferramenta Steroids — que é um recurso de linha de comando com funções para a construção de aplicativos HTML5.

No entanto, agora, a empresa criou o Composer, um serviço online que também funciona como um construtor de aplicativos HTML5 através de recursos visuais, incluindo a opção de “arrastar e soltar”. Tudo isso sem a necessidade de se escrever códigos. O público-alvo deste serviço são os desenvolvedores que desejam criar rapidamente um aplicativo móvel hibrido.

Ele conta com ferramentas para desenvolver, ao menos, um protótipo funcional de um aplicativo rapidamente. Depois, é possível exportar o seu aplicativo e trabalhar com ele em outras ferramentas que realizam a edição HTML5. Além disso, os programas são baseados no AngularJS da Google, PhoneGat e o próprio Steroids da AppGyver.

Projetando

Antes de iniciar o seu projeto, é preciso realizar um pequeno cadastro no próprio site do serviço. No formulário que é aberto, você deve clicar no botão “Create a new Project” para começar um novo projeto de app baseado no HTML5.

Ao fazer isso, você vai dar um nome para o seu projeto e definir as cores que farão parte do tema do aplicativo —são sete opções para você escolher. Ao final, uma nova tela é carregada, essa com todos os menus e ferramentas disponíveis.

Composer - Imagem 1 do software

Ao lado esquerdo estão os itens que podem ser adicionados no app, incluindo um título, os textos, os botões, uma imagem, uma imagem com duas linhas de texto, um cartão, uma lista, uma lista dividida, um checkbox e muito mais.

No meio da interface há a simulação de uma tela de celular, para que você consiga visualizar as mudanças em tempo real, além de ter a noção de como o aplicativo ficará quando for finalizado. Na direita, estão as ferramentas referentes às configurações. Por exemplo, quando você insere um texto, pode modificar o seu tamanho, a fonte e a cor. Quando adiciona uma imagem, é através desse menu que você vai carregar o arquivo e assim por diante.

Para finalizar, na área à direita é onde estão as ferramentas para você configurar o seu aplicativo, incluindo o design dos itens, as propriedades e interação que acontece de acordo com o item acionado ou ação realizada.

Um recurso importante desse serviço é a possibilidade de se gerar um código QR do seu app e digitalizá-lo a partir do aplicativo móvel da própria AppGyver. Depois, você confere e testa na prática todas as alterações realizadas no aplicativo.

Nossa Opinião sobre o Composer

O Composer é um serviço online que traz uma proposta interessante para quem é desenvolvedor de apps móveis. Com ele, é possível criar projetos de maneira simples, já que são oferecidas todas as ferramentas necessárias para que você programe de “maneira visual”, ou seja, sem a necessidade de se perder tempo escrevendo códigos. Em questão de poucos minutos você tem ao menos um esboço de um projeto.

Este serviço também ajuda quem ainda está iniciando na área de desenvolvimento desse tipo de projeto móveis, pois a sua interface é realmente fácil de ser usada, além de ser organizada e autoexplicativa.

Através de recursos visuais, você sabe exatamente o que está adicionando ao seu projeto, como um texto, uma imagem, um checkbox e assim por diante. Na área central da interface também há a simulação de uma tela de smartphone para que você tenha noção de como anda o seu projeto.

O Composer também permite que você personalize diversos aspectos dos itens adicionados ao app criado, como a cor e o tipo de fonte usados, o tamanho em pixels e o design usado no aplicativo.

Apesar de oferecer recursos que tornam simples o seu uso, o Composer também conta com menus para configurações mais avançadas. Assim, para usar essas funções, é necessário ser um desenvolvedor mais avançado e não apenas um curioso, já que são aspectos mais técnicos, incluindo javascript e variáveis .

E, se você trabalha com vários projetos, não há problemas, pois o Composer permite que você gerencie quantos aplicativos forem necessários. Todos são acessados a partir da tela “My Projects”.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bem organizada
  • Serviço autoexplicativo

Contras

  • Serviço em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Composer

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação