Logo CrystalDiskMark Ícone

CrystalDiskMark

Versão 5.2.2 Grátis
2.83 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 14/08/2017 hiyohiyo

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gustavo Bonato Abrão
Descubra de uma forma rápida e fácil a velocidade de leitura e gravação dos seus discos rígidos e USBs

Você já teve a impressão de que seu disco rígido está mais lento nos últimos tempos, seja para leitura ou para gravação? Ou então achou que o SSD que você comprou recentemente não é tão rápido quanto seu SATA antigo? Impressões sempre são subjetivas, mas com o CrystalDiskMark você executa testes confiáveis para descobrir a velocidade de leitura e gravação real e atualizada de seus discos.

Ideal para identificar discos que já estão no fim da vida útil, o CrystalDiskMark permite ao usuário executar benchmarking de leitura e gravação em discos rígidos, Solid State Drives (SSDs), iPods (desde que ofereçam a opção de utilização como disco), cartões de memória, pendrives e outros dispositivos de USB.

Tela principal do programa.

Os tipos de testes:

O CrystalDiskMark conta com quatro modos de testes. Todos eles com possibilidade de fazer as gravações com dados aleatórios, apenas zero ou apenas um.

  • Seq (Sequential): Executa os testes de leitura e gravação com blocos sequenciais de 1024 KB.
  • 512K (Random 512 KB): Executa os testes de leitura e gravação com blocos de 512  KB gravados em lugares aleatórios no disco.
  • 4 KB (Random 4 KB, Queue Depth=1): Teste idêntico ao anterior, mas com blocos de 4KB e mantendo uma fila de gravação e leitura com um bloco sempre.
  • 4 KB QD32 (Random 4 KB, Queue Depth=32): Teste idêntico ao anterior, mas com fila de gravação e leitura de 32 blocos.

Alterações do tipo de teste.

Tamanho dos testes:

O CrystalDiskMark utiliza por padrão 1000 MB de gravação total durante um teste, mas você pode alterar este valor para 50, 100, 500, 2000 ou 4000 MB. Tamanhos maiores de gravação possuem resultados mais precisos, mas levam mais tempo. E para aumentar ainda mais a precisão dos testes você pode executar o mesmo benchmark até nove vezes seguidas. Para facilitar o acompanhamento, você pode conferir na parte superior da janela qual o teste que está sendo executado, e a qualquer momento pode parar o benchmarking clicando em qualquer um dos botões Stop na tela.

Tamanhos dos testes.

Vale lembrar que para os efeitos do teste, 1 Mb/s é o equivalente a 1.000.000 byte/s, e fatores como fragmentação do disco, processador e variações nos controladores IDE(PATA), SATA, RAID e SCSI podem afetar os resultados do teste.

Caso seu disco rígido esteja na base de dados do programa, dados como nome e tamanho vão aparecer na parte inferior da janela durante o processo de avaliação.

Nossa Opinião sobre o CrystalDiskMark

O CrystalDiskMark pode aparentar ser um programa simples, mas sua funcionalidade é suficiente para executar testes extensivos em discos rígidos e móveis com qualidade superior.

A instalação e remoção do software são simples e não deixam arquivos perdidos no computador. Os arquivos utilizados para executar os testes de leitura e gravação são eliminados assim que o teste é concluído.

Como a fragmentação do disco influencia bastante no resultado do teste, vale a pena desfragmentar os dispositivos que serão avaliados antes de executar o benchmark. Ferramentas como o Auslogics Disk Defrag ou o SmartDefrag podem auxiliar na precisão, e de quebra manter seu computador rápido e funcional por mais tempo.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CrystalDiskMark

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação