Logo Deskcretary Ícone

Deskcretary

Versão 0.9.1 Grátis
3.47 MB
Funciona em: Windows
Vista/7/8
Atualizado em : 04/08/2009 Clicktaneous
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Deixe de se preocupar com a organização de sua Área de trabalho, pois agora ela pode ser automática

O Deskcretary tem por função básica remover atalhos e arquivos sem uso frequente da sua Área de trabalho, sendo que tal remoção pode ocorrer tanto manual quanto automaticamente. Mas não pense que “remover” significa apagar os arquivos, pois a única coisa que o Deskcretary faz é movê-los para uma pasta específica, de forma a liberar espaço. Além disso, o programa organiza os arquivos por data e por tipo, e ainda, compacta-os todos.

Usando o Deskcretary

Assim que o programa for inicializado pela primeira vez, você poderá usar o “Configuration Wizard” (assistente de configuração) para configurar o seu Deskcretary da forma que lhe for mais conveniente. Para começar a configurá-lo, clique em “Next”.

Configuration Wizard

Exclusion List


Certamente há arquivos ou atalhos em sua Área de trabalho os quais você não deseja a remoção e é justamente por causa disso que existe a “Exclusion List”, pois ao clicar em “Add”, você poderá adicionar tudo aquilo que não deve sair de forma alguma da Área de trabalho.

Exclusion list

Archiving

Aqui você poderá definir como a compressão de arquivos será feita, assim como a sua qualidade e velocidade. Além disso, também será possível definir como o Deskcretary procederá quando arquivos duplicados forem encontrados.

Em “Folder Options” (opções de pasta) a primeira opção designa a ação de fazer com que todos os arquivos de uma pasta sejam salvos no arquivo compresso, ignorando a existência de outras pastas e a segunda faz com que a estrutura seja mantida. Já na terceira se você escolher “Fastest” a compressão será rápida, porém mantendo o tamanho dos arquivos, enquanto ao escolher “Slow” ela será devagar e diminuirá o espaço ocupado pelos arquivos.

Em “Duplicate File Action” (ações para arquivos de mesmo nome) a parte da esquerda se refere ao novo arquivo e a da direita ao antigo, sendo que em ambas as três opções definem as mesmas ações, respectivamente: substituir o arquivo, fazer uma cópia adicional e apagar o arquivo da Área de trabalho.

Archiving

Restoration

Quando você resolver restaurar para a Área de trabalho algum arquivo removido anteriormente, serão as opções em “Restoration” que definirão como a transferência se comportará.

Em “Restoration Options” existem duas opções: ou o arquivo removido é apagado da pasta de arquivos removidos, ou ele continua em ambos os lugares (pasta de removidos e Área de trabalho). Já na área seguinte a conversa é parecida com a de “Archiving”, porém com a diferença de que se pode marcar uma opção para caso se queira um aviso perguntando sobre como proceder em caso de arquivos de mesmo nome.

Restoration

Schedule

Para quem sabe que não se lembrará por conta própria de liberar espaço na Área de trabalho, a solução é agendar uma limpeza. Para isso, defina se ela será, respectivamente, diária, semanal, mensal, ou se nunca ocorrerá, para então definir em qual horário a limpeza começará.

Schedule

General

As possibilidades de “General” são as seguintes: fazer o Deskcretary iniciar junto ao Windows, realizar uma limpeza agendada perdida  assim que o Deskcretary for iniciado (caso o computador estivesse desliga no horário marcado, por exemplo) ou deixar para que ela seja feita somente no horário marcado seguinte. Por fim, a caixa abaixo de “Privacy” define se você permite ou não que informações sobre o seu uso do Deskcretary sejam enviadas aos desenvolvedores.

General

Summary

Essa parte contém um resumo das opções marcadas anteriormente e uma caixa de seleção perguntando se você deseja ler, em inglês, um FAQ (lista de perguntas frequentes) sobre o Deskcretary.

Após a configuração

Terminada a configuração já será possível usar o Deskcretary normalmente. Na janela principal será possível organizar os arquivos como você quiser, usando opções parecidas com as do Windows Explorer. Além disso, também pode-se iniciar uma nova limpeza ao clicar em “Archive Desktop”, assim como pesquisar por arquivos específicos, restaurá-los para a Área de trabalho e movê-los de uma pasta para outra.

Outro ponto a ser mencionado é o de que o Deskcretary cria uma pasta na Área de trabalho contendo todos os arquivos removidos, porém segundo o desenvolvedor não se deve mexer nos arquivos dessa pasta através do Windows Explorer, mas sim pelo Deskcretary.

Nossa Opinião sobre o Deskcretary

Usar o Deskcretary é bastante fácil e prático, pois após configurá-lo não se faz necessário sequer abri-lo novamente (isso no caso você não precise visualizar os arquivos removidos). E ainda, além de ele ser muito leve e de simples instalação e o seu visual não ser desagradável.

O Deskcretary também é fácil de usar, isso devido ao fato de suas opções principais de organização de arquivos serem basicamente as mesmas presentes no Windows Explorer. Ou seja, se você já não consegue mais ver o wallpaper da sua Área de trabalho, o Deskcretary será a solução mais prática.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação rápida
  • Bastante leve
  • Fácil de usar
  • Realiza limpezas automaticamente

Contras

  • Não se deve acessar os arquivos removidos senão pelo próprio programa
  • Está em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Deskcretary

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação