Logo Desktop Patrol Ícone

Desktop Patrol

Versão 2.1.2 Grátis
2.73 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 05/06/2014 HKeylocal Executables
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Evite que algumas operações de sistema possam ser realizadas no seu computador

Desktop Patrol é um programa para proteger o seu computador restringindo algumas funções do sistema operacional.

Além disso, ele também aplica um monitoramento sobre todas as contas do Windows adicionadas no aplicativo de maneira separada, possibilitando definir permissões diferentes para cada uma delas.

Assim, você pode evitar que uma pessoa sem autorização faça modificações significativas no computador, algo interessante especialmente para quem compartilha a máquina. O programa permanece ativo em segundo plano, porém, como ele não consome muitos recursos do computador, pode ser utilizado sem qualquer tipo de problema mesmo em máquinas mais modestas.

Evitando problemas

Restringir o acesso a determinadas funções do Windows representa uma maneira efetiva para evitar que o computador tenha atividades que possam vir a causa prejuízos ao seu funcionamento posteriormente. Há uma série de aplicações que oferecem esse tipo de tarefa e o Desktop Patrol é mais uma alternativa dessa categoria.

Senha de acesso

Ele traz uma interface gráfica simples e amigável, focada no uso e sem muitas opções avançadas, fazendo com que mesmo iniciantes consigam operá-lo de forma relativamente simples. É preciso apenas reforçar que essa aplicação requer privilégios de administrador para a sua execução, não funcionando em uma conta que não seja desse tipo.

Além disso, pode ser necessário executá-lo como administrador para que ele seja aberto. Logo ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, ele solicita uma senha para a sua abertura e, inicialmente, ela vem definida como “patrol” (sem as aspas). Depois de abrir a aplicação, você pode alterar essa combinação para outra da sua preferência por meio do menu “Options”, na alternativa “Administrator Password Setup”.

Interface do programa

Então, o ideal é que você escolha a conta na qual quer aplicar as restrições, clicando no botão “User Accounts” e selecionando uma opção na lista. Observe que, caso desejado, você pode aplicar o controle a todos.

Definindo restrições

Uma vez que você tenha escolhido a conta que deve ser restringida, você pode começar a configurar as regras desejadas – função realizada na guia “Patrol”.  Observe que há duas colunas, sendo a da esquerda dedicada a itens que devem ser monitorados e à direita àqueles que não receberão patrulhamento por meio do programa.

Escolhendo uma conta para restringir

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é selecionar os itens desejados e utilizar a seta disponível para enviá-los ao quadro da esquerda. Há opções para você impedir instalações, entrada na rede, acesso ao Painel de Controle, execução automática de itens, abertura de arquivos, entre várias outras alternativas.

Além disso, algumas funções já são desabilitadas por padrão, como o editor de registros, o gerenciador de tarefas, a janela de terminal e o comando “Executar”. Se você quiser remover esse impedimento, basta desmarcar as opções desejadas em “Disabled By Default”. O setor “Patrol Options”, também possui alguns itens que você pode escolher se deseja ativar ou não.

Programa na Bandeja do sistema

No botão “User Control” é possível adicionar mais contas ao programa e em “User Exclusions” você remove alguma delas, caso desejado. O aplicativo ainda conta com funções para verificar o histórico de operações de alguma conta e, também, o de internet (monitorando o Internet Explorer).

Nossa Opinião sobre o Desktop Patrol

Desktop Patrol é um programa que tem como objetivo impedir que algumas tarefas de sistema possam ser realizadas no computador. Ele pode ser muito interessante para quem divide uma máquina ou deseja evitar que certas atividades possam ser executadas no PC de uma criança pequena, como modificações nos registros e instalações.

O acesso ao programa requer uma senha de entrada que deve ser configurada logo no seu primeiro acesso. O aplicativo vem com uma combinação previamente inserida (que é “patrol”), mas ela pode ser facilmente trocada nas preferências do programa. Embora ele possua uma interface gráfica com uma boa organização, o seu uso pode ser um pouco intimidador no começo.

Isso porque a pessoa precisa escolher o que ela deseja bloquear e algumas opções podem não ficar muito claras em um primeiro momento. Entretanto, logo após realizá-las algumas vezes não devem restar dúvidas sobre o seu modo de operação. Além disso, o aplicativo conta com um manual de uso bem completo (em inglês).

Um aspecto interessante da aplicação é que a inclusão e a exclusão de regras é realmente bem simples, sendo preciso apenas mover os itens desejados entre os painéis exibidos na tela principal do programa. Além disso, você pode aplicar as configurações apenas em determinadas contas, conforme julgar adequado.

Não há, no entanto, como bloquear uma aplicação específica ou aplicar um controle refinado sobre o acesso à internet. O objetivo, aqui, está em restringir funções do sistema como um todo, funcionando em casos mais genéricos como o impedimento de instalações e modificações no registro, entre outras.
Assim, se você quer aumentar a segurança do computador, evitando determinadas ações no Windows, certamente vale a pena testar o Desktop Patrol.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Permite fazer restrições diferentes para cada uma das contas
  • Possibilita desfazer as configurações facilmente

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Pode causar certa confusão nos primeiros usos
  • Apenas tarefas de sistema

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Desktop Patrol

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação