Logo digiKam Ícone

digiKam

Versão 4.12.0 Grátis
228.52 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 10/09/2015 digiKam Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+2 Avaliações
  • Foto de Lontano
    Lontano 19 de fevereiro de 2013 - 20:41
    2
    Nota Ruim!
    Confesso que me entusiasmei com a descrição do programa, não só do Baixaki, como também de outros sites. Fiz pesquisa sobre opiniões de usuários e decidi baixar e instalar o programa. Grande decepção! Além de demorar na instalação - dos 219 Mb baixados, são instalados aproximadamente 33.500 arquivos perfazendo um total de 1,2 Gb! Se funcionasse, tudo bem, mas o programa inicia e ao tentar criar o banco de dados de imagens e trava mostrando mensagem de problema e não roda mais. Tentei várias vezes,desinstalei, reinstalei, reiniciei, etc e nada. Meu computador é um core duo, com 4 mb de ram e com Windows 7. Por tudo isso relato aqui esta experiência para que cada um tire suas conclusões e decida se vale a pena utlizar este programa.

Descrição

Douglas Ciriaco
Gerenciador avançado para organizar, editar e compartilhar fotografias de maneira inteligente e acessível

digiKam é um aplicativo especializado em gerenciar suas fotografias. Com ele, você dispõe de uma ferramenta ampla e completa para organizar as imagens, separando-as por álbuns e adicionando etiquetas e comentários para facilitar identificação e muito mais.

Além disso, o programa oferece um editor simples para a realização de pequenos reparos nas figuras, ideal para quem quer dar retoques finais antes de compartilhar ou mesmo para deixar tudo guardado no PC.

Para tornar a reunião das imagens um pouco mais simples, digiKam permite a importação de diretórios do sistema e de câmeras digitas. Por fim, os recursos extras incluem ainda opções para criar calendários e apresentações de slides, bem como compartilhar tudo isso na web em páginas como Flickr ou Facebook.

digiKam

Organização

Suas imagens poderão ser organizadas em álbuns primários e secundários, com o adicional de suportar a edição das etiquetas e dos comentários que identificam cada item. Assim, é possível adicionar informações como máquina utilizada, data, local, classificação e direitos autorais. Tudo isso fica registrado também no arquivo.

O digiKam oferece ainda vários filtros para a exibição das suas imagens. É possível classificar a visualização dos álbuns por pasta, categoria ou data de criação, e a dos arquivos por nome, local, data ou tamanho. O conteúdo de cada diretório pode ser filtrado por meio de critérios como avaliação, nome, tipo e etiquetas.

Importação

Para ter o que organizar, você precisa importar arquivos. O digiKam pode fazer isso de diversas formas, usando como base qualquer pasta do sistema ou ainda mais de 1,2 mil câmeras digitais para as quais ele tem suporte. Outros dispositivos conectados via USB ou Serial também podem servir.

A importação de imagens de câmeras digitais conta com recursos extras. É possível realizar ações como apagar, renomear, rotacionar ou travar os arquivos de forma simples. Isso permite que eles cheguem “prontos” ao computador, sem a necessidade de novas alterações manuais.

digiKam

Visualização

digiKam tem suporte para visualização de mais de 300 formatos proprietários de arquivos RAW e conta com recursos avançados para a visualização de mais de uma imagem em uma única tela. Ele oferece essa visão comparativa por meio da exibição lado a lado das figuras e navegação de duas em duas, por exemplo.

Edição

Um dos recursos mais interessantes do digiKam é o editor de imagens embutido. Com ele, você pode realizar pequenos ajustes nas fotografias; nada muito avançado como o que se encontra em aplicativos específicos para isso, como Photoshop, GIMP ou Paint.Net, mas eficaz para fazer correções e personalizações.

Aqui, você pode remover olhos vermelhos e controlar níveis de brilho, contraste, saturação, tonalidade, luminosidade e cor. Além disso, efeitos como inversão de cores, normalização, equalização, aguçar ou borrar também estão presentes. Uma lista com mais de 30 filtros de imagens completam o editor.

digiKam

Criação e compartilhamento

Além de organizar e editar, digiKam permite que você crie apresentações de slides e calendários com suas fotografias. Independente de usar uma imagem natural ou uma nova criação, o aplicativo conta com um assistente para impressão de fotografias e permite que você compartilhe tudo de várias formas.

É possível transformar itens em HTML ou Flash, mandar para alguém por email ou compartilhar na web em um dos seguintes serviços: 32, Flickr, PicasaWeb, SmugMug, Piwigo, Facebook, Shwup ou Zoomr.

Nossa Opinião sobre o digiKam

digiKam é um grande destaque se levarmos em conta a quantidade de recursos aqui reunidos. De forma prática e direta, você pode colocar a mão em uma série de funcionalidades distintas, mas todas interligadas pelo gerenciamento de fotografias. Quem está atrás de uma ferramenta gratuita mas com ar de profissional tem aqui uma excelente opção.

Sua interface segue um certo padrão para aplicativos do gênero, com menus em forma de árvore presentes no lado esquerdo da tela e o conteúdo selecionado exibido ao centro. Isso é bom tanto por permitir um controle mais prático de tudo o que ele possui quanto por facilitar a adaptação de quem migrou para o programa.

Tratando dos recursos extras, o digiKam também não deixa a desejar, pois ele é realmente completo e capaz de cuidar de uma fotografia de várias formas diferentes. O editor, provavelmente o grande destaque dessa seção, é simples mas eficiente, oferecendo edição básica de forma bastante competente.

O grande problema talvez esteja na questão do desempenho. O digiKam tem um arquivo de instalação grande e esse processo leva algum tempo para ser concluído, pois muita coisa nova é adicionada ao PC. Quando trabalha, ele não interfere no funcionamento geral da máquina, mas sua velocidade para importar arquivos ficou abaixo da desejada.

Essa capacidade pode variar de acordo com a quantidade de arquivos com que você trabalha e também de acordo com a configuração do seu computador. É claro que isso não chega a desqualificar o digiKam, pois ele funciona perfeitamente de modo geral.

Se o digiKam não atender às suas expectativas, experimente outros aplicativos como Picasa, Zoner Photo Studio ou HP Photosmart Essential.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bem organizada
  • Grande número de recursos

Contras

  • Demora na instalação
  • Velocidade de importação deixa a desejar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o digiKam

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação