Logo Directory Security Ícone

Directory Security

Versão 1.1 Grátis
480 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/2000/2003/8
Adicionado em : 05/05/2011 Sofonesia
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Aplicativo oferece ferramentas de segurança da informação, para que você possa proteger pastas do seu computador

O Directory Security é um aplicativo voltado à temática de segurança de informação, que permite esconder pastas no próprio computador, tornando-as invisíveis para os outros usuários. Você pode tornar diretórios inteiros acessíveis apenas por meio de senha, e também  pode desfazer a ação a qualquer momento, tornando o arquivo visível novamente.

Instalação e configurações iniciais

Durante a instalação do programa, é requerido o preenchimento de uma senha alfanumérica, que será utilizada caso você queira desinstalar o aplicativo. Com isso, o programa pretende oferecer ainda mais segurança para o usuário, evitando que o Directory Security seja removido do computador, sem o consentimento do dono.

Cadastre uma senha, misturando letras e números

Quando você rodar o programa, o primeiro passo a ser feito é o cadastramento de uma senha – diferente da utilizada durante a instalação –, uma pergunta secreta e a respectiva resposta. Clique em “Set” para seguir em frente.

Forma de utilização do software

Ao abrir o Directory Security, o usuário logo se depara com vários ícones grandes e duas pequenas janelas, localizadas na parte central da tela. Para selecionar o conjunto de arquivos que deseja tornar invisível, na seção “Select a folder to protect”, procure a pasta a qual ele pertence.

Não sofra com a falta de segurança

Deixe o item em destaque e clique na flecha que aponta para o quadro ao lado. No mesmo instante, a pasta é enviada para a seção “List of protected folders”, onde são mostrados todos os diretórios que estão ou que serão protegidos. Clique no botão “Hide the folders” para esconder todos os itens listados nessa categoria.

Caso você queira desfazer a proteção de um diretório, clique duas vezes sobre ele e confirme sua ação. Outra opção é deixar o nome da pasta selecionado e clicar na segunda flecha, situada na parte cental da tela. Confirme a remoção da lista na próxima tela que aparecer e pronto, o seu conjunto de arquivos está visível novamente.

Quando o programa retornar erro

No caso de alguns computadores, principalmente os que possuem várias contas de usuários, o programa pode retornar um erro quando for inicializado, impedindo que o seu funcionamento seja completado.

Em caso de erro, use o administrador

Se isso acontecer com você, tente executar o Directory Security como administrador, função que pode ser acessada clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa. Utilizando o modo de execução de administrador, as características que antes impediam o aplicativo de abrir tornam-se permitidas por você. Por esse motivo, o software é aberto normalmente.

Nossa Opinião sobre o Directory Security

A interface do Directory Security não é muito bem pensada: ela supervaloriza os ícones menos utilizados e deixa o nome das seções mais importantes em segundo plano. As palavras escritas em azul sobre o fundo cinza também representam outro ponto negativo, pois a combinação das duas cores dificulta a leitura.

O funcionamento do aplicativo é rápido, não apresenta travamentos ou erros. Porém, não é possível selecionar vários diretórios ao mesmo tempo, tornando mais demorada a tarefa de puxar mais de uma pasta simultaneamente. Outra característica que faz falta é um botão de atalho para voltar à pasta vista anteriormente e também uma função que mudasse a forma de visualização dos itens. O usuário não tem opção alguma de personalização neste software.

A proteção de pastas por meio do ato de torná-las invisíveis, foco principal do programa, não é bem realizada pelo Directory Security. A impressão que fica é a de que o usuário nunca sabe ao certo se o diretório está protegido ou não, pois as indicações de “tarefa cumprida” são poucas, ou quase nenhuma. Para ajudar, nem sequer a aparência da pasta se altera. O programa poderia adicionar a ela alguma sinalização visual, como o desenho de um cadeado ou um efeito de transparência.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil utilização
  • Respostas rápidas aos comandos

Contras

  • Interface mal planejada
  • Cor das letras dificulta a leitura
  • Não possui versão em português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Directory Security

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação