Logo DirGraph Ícone

DirGraph

Versão 2.0 Grátis
78 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 18/03/2010 Spillet
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Willian Fonseca
Confira o uso do disco em gráficos retangulares e descubra se algum arquivo pesado anda esquecido pelo HD

DirGraph permite visualizar o espaço utilizado no disco rígido graficamente. Com ele é possível navegar por esse tipo de observação – aplicar zoom, aumentar o nível de detalhes – para entender melhor como os dados são alocados.

Uma característica muito interessante dele é a possibilidade de ver os arquivos por data em que foram adicionados. Isso é muito útil para quem tem arquivos enormes não mais utilizados, que estão no disco rígido apenas para ocupar espaço.

Como utilizar

Ao extrair e executar o programa, sua janela principal aparece na tela. Ali você deve inicialmente escolher a partição ou disco rígido que gostaria de observar, o que pode ser feito a partir do botão com o ícone de uma pasta. Depois disso clique em “Change To” para analisar o local escolhido, o que pode demorar um bom tempo de acordo com os dados que existem no seu HD.

Há mais configurações a serem realizadas ao clicar no botão “Show Options”, o que requer alguns conhecimentos adicionais em inglês. Ao realizar as mudanças e deixar o programa da maneira que você mais gosta, clique em “Apply Options” para confirmar a configuração nova.

O resultado

Ao término da análise o DirGraph mostra o resultado para você em retângulos proporcionais ao tamanho dos arquivos no seu computador. No centro de cada polígono há a indicação da pasta referente a ele, o que é uma ótima maneira de saber quais arquivos ocupam muito espaço no disco rígido.

Nossa Opinião sobre o DirGraph

DirGraph é mais um bom visualizador do tamanho dos arquivos a partir de gráficos. Ele exibe os dados em forma de retângulos, proporcionais ao peso real deles no disco rígido. O aplicativo não requer instalação e o download é extremamente leve.

Sua interface não é das mais bonitas, mas para a função que se propõe a fazer tudo está de bom tamanho. Há boas configurações para que o usuário personalize a exibição e diversas características do programa. O DirGraph é uma ótima maneira de descobrir se arquivos pesados estão perdidos em pastas no HD, o que pode render vários GBs que você talvez nem imaginasse que poderiam ser liberados.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Não requer instalação

Contras

  • Gráficos um pouco ultrapassados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DirGraph

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação