Logo DiskBoss Ícone

DiskBoss

Versão 6.4.18 Grátis
6.14 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 13/01/2016 Flexense
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Uma das melhores opções para gerenciar arquivos e unidades de disco

O DiskBoss é um gerenciador avançado de discos e arquivos, capaz de fornecer análises, detectar e remover itens duplicados, organizar o conteúdo de acordo com regras estipuladas pelo usuário, remover arquivos desnecessários, e muito mais.

A Flexense, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, mantém duas versões do DiskBoss, uma gratuita e outra comercial. Todas as funções descritas acima estão disponíveis na versão free, sem custo algum. A versão paga diferencia-se pela presença de plugins adicionais que permitem um melhor controle na classificação e ordenação dos arquivos de um disco, além de possibilitar novas formas de visualização dos dados.

Tela principal do DiskBoss

A instalação do DiskBoss é muito simples e não foge do já tradicional next-next-finish. Depois de baixar o instalador e executar o software pela primeira vez, o usuário precisará confirmar a configuração inicial do programa. Entre as opções disponíveis, é possível ocultar a extensão de arquivos (“Hide Files Extensions”), exibir itens protegidos pelo sistema (“Show Protected System Files”) e exigir a confirmação do usuário antes de remover dados (“Show Delete Confirmation Dialog”).

Algumas funções

Configurações iniciais do DiskBoss

Ao finalizar a configuração do software, o DiskBoss exibe a lista de unidades de disco disponíveis em sua máquina. Para começar a trabalhar com uma delas, basta selecionar a unidade desejada ou clicar sobre ela duas vezes, a fim de visualizar o seu conteúdo.

É possível acessar as principais funções do software clicando com o botão direito sobre o item desejado ou, se preferir, clicando nos botões disponíveis na barra de ferramentas do DiskBoss.

Análise de disco

Para analisar uma unidade de disco e descobrir quais são os diretórios que mais ocupam espaço, por exemplo, basta selecionar o drive a ser verificado e, em seguida, clicar no botão “Analyze”.

Dessa forma, será possível ordenar os arquivos listados pela análise de acordo com o tipo de extensão, data de modificação e tamanho. O usuário também pode visualizar o conteúdo do disco com um gráfico de “pizza”.

Classificação de arquivos

Com que tipo de arquivo você gasta mais espaço?

O DiskBoss reconhece mais de 2,5 mil tipos de arquivos e permite que você navegue por eles ou exporte-os de acordo com a categoria em que eles se encaixam. Isso também facilita o gerenciamento de operações que devem ser executadas em um tipo específico de arquivo. Para acessar essa função, clique no botão “Classify”.

Arquivos duplicados

Você já procurou por dados redundantes em seu disco rígido? Pode parecer esquisito, mas muitas vezes acabamos guardando mais de uma cópia do mesmo arquivo. Essas cópias podem ter sido feitas por softwares, e nem sempre temos consciência disso. Mas por meio do botão “Duplicates”, o DiskBoss pode analisar o seu HD e listar os arquivos repetidos para que você decida o que fazer com eles.

Monitoramento em tempo real

Outro recurso muito interessante do DiskBoss é a possibilidade de monitorar uma unidade de disco em tempo real. Assim, o usuário tem acesso ao registro de todas as operações de escrita realizadas no HD, como a criação, modificação ou remoção de arquivos, mudança de permissões etc. Infelizmente, essa função está disponível apenas na versão paga.

Sincronização de dados

Sincronização de dados com o DiskBoss

Que tal manter uma cópia sempre atualizada de uma unidade de disco ou de um diretório específico? Clicando em “Sync”, o usuário pode facilmente criar o backup de arquivos e discos inteiros, selecionando o ponto de origem e de destino da cópia de segurança.

E não para por aí!

Além das funcionalidades descritas acima, o DiskBoss também permite a migração à prova de falhas, ótima para quem precisa mover ou copiar uma quantidade enorme de arquivos.

Remover arquivos também fica mais seguro e rápido com este software: o usuário pode até mesmo escolher entre diferentes tipos de algoritmos, para evitar que os dados excluídos possam ser recuperados.

Mas o que deixará administradores de sistema com brilho nos olhos é mesmo o fato de que o sistema é multitarefa, ou seja, você poderá realizar diversas rotinas de manutenção em paralelo. Até mesmo um gerenciador de tarefas está disponível para casos em que um processo precisa ser pausado ou simplesmente interrompido.

Nossa Opinião sobre o DiskBoss

DiskBoss é uma solução muito eficiente para o gerenciamento de discos e arquivos. A impressão que tivemos é que as funções foram implementadas e selecionadas cuidadosamente, refletindo bem as necessidades de usuários comuns e de administradores de sistema.

Robustez é outra palavra que cabe bem ao DiskBoss, já que o software possui suporte para unidades de rede e para serviços essenciais em grandes centros de computação, como RAID. A possibilidade de executar mais de uma rotina de manutenção ao mesmo tempo também é, sem sombra de dúvida, um ponto positivo.

Outro aspecto que torna o software ideal para administradores de redes e sistemas é o fato de que o DiskBoss também pode ser operado por linha de comando, o que possibilita a automação de tarefas por meio de scripts.

Como ponto negativo, fica apenas o fato de que o software está disponível apenas em inglês.

Prós & Contras

Prós

  • Útil tanto para administradores quanto para usuários comuns
  • Suporte a RAID e unidades de rede
  • Multitarefa
  • Possibilidade de automação via shell script

Contras

  • Disponível apenas em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DiskBoss

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação