Logo DNSLint Ícone

DNSLint

Versão 2.0.4 Grátis
177 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 03/02/2014 Microsoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta para diagnosticar problemas na resolução de nomes de domínios

DNSLint  é um aplicativo da Microsoft que tem como objetivo ajudá-lo a diagnosticar problemas na resolução de nomes de domínio. Ou seja, ele serve para auxiliar no diagnóstico do problema quando a sua máquina não é capaz de encontrar os IPs correspondentes a um endereço ou você está com dificuldades relacionadas ao DNS.

O programa não possui uma interface propriamente dita e é composto inteiramente por comandos. A aplicação é destinada para quem trabalha com redes ou possui certo conhecimento técnico necessário para operá-lo.

Identificando problemas

O aplicativo não requer uma instalação propriamente dita; para utilizá-lo é necessário fazer a extração do conteúdo baixado em um diretório no seu computador. O DNSLint não conta com uma interface gráfica e é necessário abrir uma janela de terminal de comando do Windows  na pasta na qual ele foi armazenado para utilizar as funções oferecidas pelo programa.

Realizando um comando

Ele possui três funções que servem para verificar os registros do DNS, que geram um relatório HTML como saída. A primeira delas é o comando “dnslint /d”, que serve para solucionar problemas de delegação inválida e outras dificuldades relacionadas ao sistema de nomes de domínios. Para que a função seja válida é necessário, também, especificar um domínio para testar.

Para solicitar testes de uma lista de registros de DNS (em vários servidores), você pode utilizar o “dnslint /ql”. Já o “dnslint /ad” serve para verificar registros especificamente no Active Directory. No caso da última alternativa, o LDAP do sistema local é utilizado, mas também há a possibilidade de indicar um remoto.

Outras chaves

O programa conta com uma série de chaves opcionais para complementar os testes. Ele pode ser utilizado para verificar portas SMTP, POP e IMAP, por exemplo, por meio do “/c”. Há como especificar nomes para relatórios criados, solicitar uma cópia no formato de texto ou requisitar uma saída detalhada na tela (com “/v”).

Como padrão, a porta testada é a UDP53, mas você pode solicitar que a TCP53 seja verificada, entre várias outras configurações disponíveis para a visualização por meio do comando de ajuda do aplicativo.

Nossa Opinião sobre o DNSLint

DNSLint é uma ferramenta bem específica e indicada para quem trabalha com redes, de uma maneira geral, ou precisa resolver problemas relacionados ao DNS. O aplicativo não conta com uma interface gráfica e todas as suas funções são executadas por meio do terminal do Windows, na forma de comandos.

Assim, é necessário que você possua certo conhecimento técnico não só para operá-lo, mas, também, para interpretar os resultados obtidos. Um ponto interessante do programa é que ele gera um relatório no formato HTML no computador, sendo possível montar uma cópia em texto e sobrescrever testes realizados anteriormente.

O aplicativo possui três comandos básicos e várias complementações, fazendo com que ele seja bem flexível. Os testes são realizados de forma relativamente rápida, fazendo com que você não precise esperar muito tempo para obter os resultados. No entanto, vale lembrar-se de que eles estão disponíveis a partir da pasta na qual o aplicativo foi armazenado.

Se você precisa de uma ferramenta completa para identificar problemas com a resolução de nomes de domínio, o DNSLint certamente pode ser uma boa opção para a tarefa.

Prós & Contras

Prós

  • Diversos comandos disponíveis

Contras

  • Requer conhecimento técnico para o uso

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DNSLint

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação