Logo Document Metadata Cleaner Ícone

Document Metadata Cleaner

Versão 3.50 Grátis
1.17 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 11/06/2014 Pointstone Software, Inc.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Programa permite visualizar, editar e apagar metadados relacionados aos arquivos que estejam salvos no computador

Todos os documentos, imagens e vídeos que são salvos em nosso computador geram uma lista de dados que permitem identificá-los como arquivos únicos. Essas informações, como título, data de criação, autor e tipo de conteúdo, são conhecidas como metadados. 

Document Metadata Cleaner é um programa que possibilita administrar os metadados gerados por todos os arquivos armazenados em seu computador. Graças a essa ferramenta, é possível evitar que essas informações sejam utilizadas por outros itens e até mesmo prevenir que esses dados ocupem espaço desnecessário no disco rígido.

Formas de utilizar as funcionalidades

O programa oferece duas formas de interação com os metadados: Analyze (Analisar) ou Clean (Limpar/Apagar). A primeira delas permite que você escolha um arquivo ou uma pasta para que as informações referentes aos itens sejam computadas pelo programa.

 

Dessa forma, você pode visualizar a fundo características que antes não eram do seu conhecimento, como a quantidade de tempo que o leitor passou editando o documento e as palavras-chave ligadas ao item.

A segunda maneira de interação não permite necessariamente que você visualize os metadados relacionados a cada um dos arquivos armazenados. A funcionalidade principal desse modo é eliminar as informações ligadas aos itens, mas que não são efetivamente utilizadas pelo sistema, fazendo com que seja liberado mais espaço em disco em alguns casos.

Nossa Opinião sobre o Document Metadata Cleaner

À primeira vista, as telas apresentadas pelo Document Metadata Cleaner são bem organizadas, dispondo os botões de forma lógica e divida. Entretanto, quando você passa a utilizar de fato, percebe que nem tudo é um mar de rosas e que a interface do aplicativo é um tanto bagunçada, principalmente no que diz respeito à funcionalidade Clean.

Isso porque boa parte das ferramentas parecem não fazer muito sentido no contexto de utilização oferecido pelo programa – e nenhuma explicação é dada em relação a esses botões. Por conta disso, algumas funcionalidades passam batido, sem que você use todo o potencial que elas poderiam ter.

Outro problema percebido no Document Metadata Cleaner durante os testes foi o fato de ele não reconhecer os arquivos de forma precisa, principalmente no que diz respeito à função que permite limpar os metadados.

Isso porque, mesmo quando é selecionada uma pasta cheia de itens considerados como válidos pelo Document Metadata Cleaner (Word, Excel e PowerPoint), o programa diz que não existe arquivo algum dentro do diretório acessado, dificultando a utilização da ferramenta.

Tirando esse problema citado acima, o programa não apresentou outros erros ou mostrou travamentos na tela, nem sequer quando foi selecionada uma lista grande de arquivos. Entretanto, o resultado da aplicação não exibe muita diferença, ou seja, você pode até limpar os dados e analisar os metadados dos arquivos, porém nada realmente é mudado na prática. Por conta disso, o Document Metadata Cleaner acaba perdendo a sua utilidade real.

Prós & Contras

Prós

  • Permite visualizar os metadados relacionados aos arquivos
  • Não apresenta travamentos

Contras

  • Interface muito confusa
  • Não reconhece de forma correta os arquivos contidos nos diretórios do PC
  • Não apresenta resultados significativos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Document Metadata Cleaner

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação