Logo DoNotTrackMe Ícone

DoNotTrackMe

Versão 3.2.1083 Grátis
2.34 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 30/05/2014 Abine
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Extensão para Firefox que garante sua privacidade impedindo o rastreamento da navegação na web

A internet é o lugar onde quase não há mais privacidade. Depois de escândalos envolvendo grandes redes sociais, com o Facebook, muitos se questionaram sobre até onde chegariam os olhos do Grande Irmão (tal qual os do personagem do livro “1984” de George Orwell). Enfim, sempre que você navega está sendo rastreado.

Pensando nisto surgiu uma iniciativa na web em prol do bloqueio às inúmeras ferramentas de rastreio da web. Parte desta iniciativa é o DoNotTrackMe, um complemento para Firefox que permite a você decidir se quer ou não ser rastreado nas páginas que visita. Além disso, é possível criar uma lista de exceção e definir quais sites podem rastrear seu comportamento na web.

Não rastreie mais

Do Not Track Plus

A ferramenta DoNotTrackMe pretende ser uma proteção para os usuários do Firefox contra a ação, normalmente silenciosa, de publicitários, marqueteiros, spammers e outros tipos que ganham dinheiro mapeando o comportamento dos internautas. As informações coletadas servem para criar recomendações de coisas semelhantes e seleção de publicidade direcionada, entre outras atividades.

O complemento para o Firefox, que logo deve estar disponível também para outros navegadores, funciona de modo simples. Você precisa apenas acessar as opções do programa para e habilitar o recurso que bloqueia o rastreio: “Tell sites Not to Track me (except for my whitelist)”.

Assim você passa a não ser rastreado pelos sites que visita, mas pode haver exceções. Se você confia em determinadas páginas, pode adicioná-las a “whitelist” (lista segura) para que elas continuem monitorando sua atividade. Já se você quer evitar ser rastreado por somente algumas páginas específicas, adicione os endereços à “blacklist” (lista preta) e elas não mais rastrearão a navegação.

O DoNotTrackMe conta com a opção de adicionar um pequeno ícone à barra de ferramentas do Firefox. Quando ele está verde significa que a navegação não está sendo rastreada, mas se ele estiver vermelho quer dizer que a página em questão pode monitorar suas ações na web.

Nossa Opinião sobre o DoNotTrackMe

Problemas com falta de privacidade são um dos pontos mais delicados da web, e uma ferramenta como o DoNotTrackMe consegue dar um pouco mais de segurança aos usuários. Isto, claro, em tese, pois fica difícil de mensurar o quanto o aplicativo é realmente eficaz ao fazer o que se compromete.

De qualquer forma, ativar a principal função desta extensão é algo simples, bem como adicionar exceções. Outro ponto interessante é o ícone discreto, porém funcional, que pode ser exibido na barra de ferramentas. Quanto ao desempenho, o DoNotTrackMe não apresentou problemas: leve, a extensão não causou problemas ao funcionamento geral do navegador.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Não precisa de configuração
  • Permite criar listas de exceções

Contras

  • Não há como mensurar a efetividade do serviço

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DoNotTrackMe

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação