Logo e2vector Ícone

e2vector

Versão 0.2 Grátis
598 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 29/10/2009 Daniel Freeman
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Ilustração vetorial fácil e completa com este excelente aplicativo em Adobe AIR

Corel DRAW, Adobe Illustrator, Inkscape – se você usa algum destes programas você sabe o quão complexa pode ser a criação de imagens vetoriais de qualidade. A maioria dos programas de ilustração em vetor existentes ou são básicos demais, permitindo a criação – no máximo – de cliparts meia-boca, ou são extremamente avançados como os citados ali no começo do texto. Estes exigem além do conhecimento do desenho, também o domínio da ferramenta para se chegar a algum resultado.

Agora aparece, no meio do caminho, o e2vector. O aplicativo – desenvolvido em Adobe AIR e, portanto, multi-plataforma – alia funções avançadas com camadas (layers) e curvas bézier com a facilidade de uso dos programas mais simples. Em seu site, o desenvolvedor avisa que, por mais fácil que pareça, desenvolver um aplicativo desses é muito mais complexo do que se imagina. O algoritmo necessário para o reconhecimento e trabalho com nós vetoriais, permitindo todas as possibilidades encontradas no e2vector, certamente não é nada corriqueiro.

 

 

O programa tem três áreas principais. No topo da tela os botões das ferramentas – informações, seleção (que na verdade são três ferramentas em uma), texto, lápis, formas, importação e caneta – seguidos das características de cada opção na área mais escura. As ferramentas de seleção, por apresentarem possibilidades diferentes, merecem uma explicação um pouco mais detalhada.

Seleções

Botão com todas as ferramentas de seleçãoAs flechas que compõem o Botão das Ferramentas de seleção são diferentes entre si, e o clique em cada uma escolhe um tipo de seleção diferente. A flecha maior – de cor branca - é a seleção normal, a do meio – azul – permite recortes em formas sobrepostas e a menor – em amarelo – é a subseleção, que permite editar os nós de curvas bézier.

Características

À direita dos botões de ferramentas você encontra uma barra menor e mais escura, onde alguns seletores estão dispostos. Dependendo da ferramenta selecionada, esses controles mudam de acordo com as características do resultado.

Para a maioria das ferramentas, as opções são as esperadas para, como "Cor de preenchimento de contorno" e "Espessura do contorno". Entretanto, para a ferramenta Texto existe um diferencial importante na extrema direita da barra. Ali você encontra dois seletores numéricos.

Espaçamento horizontal

Espaçamento vertical

O mais próximo ao meio da barra altera o espaçamento horizontal do texto – também chamado de espacejamento ou entreletras –, enquanto o mais próximo da borda da janela muda o espaçamento vertical – entrelinhas, ou leading. Este tipo de controle só é disponível – normalmente – em aplicativos de diagramação ou de alta complexidade, e por isso é algo muito válido no e2vector.

Área de trabalho do e2vector

A segunda área de destaque é a Área de Trabalho, que pode ser resumida a uma página em branco, onde você irá desenhar. Nenhum segredo aqui, ainda que seja uma das partes mais importantes da utilização do programa.

Coluna de propriedadesJá a terceira área é – por padrão ao abrir o e2vector – escondida até que você clique na linha clara do canto esquerdo da janela. Assim você tem acesso à "Coluna de propriedades do desenho". Neste painel você encontra a paleta de cores completa, controles de posição e alinhamento de objetos, a lista de camadas e as ferramentas de filtros (sombreado, brilho, desfoque e relevo).

No geral, o e2vector oferece uma série de ferramentas – e principalmente possibilidades – para ilustradores iniciantes e desenhos rápidos. Além disso, um dos grandes diferenciais do programa é permitir trabalhar com Scallable Vector Graphics – SVG. Você pode importar um SVG para seu desenho e editá-lo, ou pode criar um gráfico nesse formato a partir de um desenho feito desde o branco no e2vector.

Outra grande vantagem é o acesso à Biblioteca de Imagens do Creative Commons, onde você encontra uma enorme quantidade de cliparts e vetores para usar em suas criações. Para facilitar o acesso à Biblioteca, uma ferramenta de busca na barra superior direita do programa deve ser usada.

O e2vector é provavelmente um dos primeiros indícios do poder que o Adobe AIR possui. Um dos poucos programas desenvolvidos nessa plataforma que não lida com tabelas ou exclusivamente com texto, este aplicativo parece indicar que a plataforma da Adobe pode competir com o Java como principal ambiente de programas multiplataforma.

Nossa Opinião sobre o e2vector

Excepcional! Naturalmente não substitui – para um profissional – todas as opções do Adobe Illustrator, ou do Inkscape, mas para o usuário amador, que só precisa de um programa para desenhos básicos com um toque especial, o e2vector é uma das melhores ferramentas disponíveis. Por ser feito para rodar em Adobe AIR, é possível instalá-lo em uma variedade de máquinas diferentes, o que o torna uma possibilidade de intercâmbio de vetores editáveis entre usuários Mac, Linux e Windows.

Porém, como é um programa ainda em desenvolvimento, apresenta alguns defeitos. Os gradientes criados são sempre da esquerda para a direita, não sendo possível criar gradientes em diagonal ou na vertical. O trabalho de texto, melhor do que o esperado, ainda não é suficiente para trabalhos mais detalhados. A pequena seleção de fontes disponíveis – ele não carrega as fontes instaladas no sistema – complica ainda mais a utilização de material escrito nos desenhos.

Prós & Contras

Prós

  • Recursos avançados de edição de vetores em um aplicativo muito fácil de usar
  • Curvas bézier editáveis e recortes de sobreposições sem complicação
  • Solda e interseção de formas
  • Edição de gráficos SVG

Contras

  • Pequena seleção de fontes
  • Poucos filtros disponíveis
  • Gradientes horizontais apenas

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o e2vector

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação