Logo Editorially Ícone

Editorially

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 04/02/2014 Editorially
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Editor de texto colaborativo e inteiramente online

Editorially é um serviço online que oferece um editor de texto simples e colaborativo, para você fazer as suas anotações e compartilhar com quem quiser. Ele opera a partir de uma tela simples que ocupa toda a aba do navegador, sendo uma ferramenta muito interessante, também, para quem deseja escrever sem distrações.

O programa é apropriado para o estilo conhecido como “Markdown”, permitindo fazer a conversão do conteúdo facilmente para HTML. Para utilizar o serviço é necessário criar uma conta e você pode fazer a sua aqui. Não há como empregar o login de uma rede social para a tarefa, mas fique tranquilo, pois o formulário a ser preenchido é curto.

Textos e colaboradores

Quantas vezes você já quis abrir a possibilidade de um amigo ajudá-lo a montar um texto de maneira remota? Da mesma forma, revisar um artigo pode ser bem mais fácil se o documento está disponível a partir de um serviço online, evitando a necessidade de instalar programas específicos ou baixar o documento em uma máquina alternativa, por exemplo.

Documentos

O Editorially pode ser uma boa opção para ambos os casos, além de também disponibilizar um editor de texto mais limpo e direto, aumentando a sua concentração durante a digitação. O programa funciona inteiramente online e, uma vez realizado o seu cadastro, você é direcionado para o painel de controle da ferramenta.

Ali, você pode observar todos os documentos já criados, os organizando por status ou por data de modificação. Além disso, também há como filtrar para que apenas os documentos criados por você apareçam na tela.

Criando um novo documento

Para começar a usar o editor, basta clicar no botão “New document”. Então, tudo o que você precisa fazer é soltar a sua criatividade. Basicamente, o processo de uso é o mesmo do Bloco de Notas, porém sem as ferramentas adicionais. Todo o espaço central é dedicado para o conteúdo e há um menu oculto na lateral esquerda da interface.

Menu lateral

Por meio dele é possível abrir o código HTML, abrir uma folha de formatação, excluir, arquivar ou exportar o conteúdo (nos formatos HTML, TXT, MD, TEX, RTF, DOCX e EPUB). Da mesma forma, também estão disponíveis funções para publicar no WordPress ou enviar para o Dropbox, e fazer uma pré-visualização do texto.

Convidando amigos

Para convidar os seus amigos, comece clicando no botão para visualizar os colaboradores. Em seguida, entre na aba “Invite” e preencha o campo aberto na tela com o email da pessoa que você deseja convidar. Então, basta utilizar a opção de envio e aguardar que o destinatário confirme a sua participação no serviço.

Enviando convite

Você possui, ainda, uma opção para discutir conteúdos, aberta no canto superior direito da tela. Para a sua utilização é necessário selecionar um trecho de um texto e usar o botão disponível na função para abrir o campo de texto para o seu comentário.

Nossa Opinião sobre o Editorially

Editorially é uma aplicação simples, mas que pode ser uma grande aliada para quem trabalha com texto de forma casual ou está à procura de uma ferramenta leve para escrever no computador. Ela se torna ainda mais interessante para quem usa escrita colaborativa ou trabalha com revisão de documentos, facilitando as interações.

Conforme a própria proposta da ferramenta, o editor é bem simples, porém, ele disponibiliza opções extras para você exportar o texto para vários formatos, além de convertê-lo facilmente para HTML. Outra função interessante da aplicação é o sistema de “status” para os documentos, no qual você pode indicar se ele é um rascunho, está em revisão ou em versão final, por exemplo.

Além disso, embora essa não seja a ideia principal da ferramenta, ele também pode ser utilizado por desenvolvedores, para aqueles momentos nos quais você precisa fazer um ajuste simples em um código, permitindo compartilhá-lo com um time. Porém, como ele não é uma aplicação específica para a tarefa, vale apenas reforçar que não há opções voltadas para o uso com sintaxes ou destaque para os termos dela.

Outro aspecto interessante está na interface do programa; o fato de ela ser semelhante a outros editores ajuda na familiarização das pessoas com a tela e agiliza o uso. Assim, se você precisa de uma solução para criar ou editar textos com a vantagem de ser inteiramente online e colaborativa, vale a pena testar o Editorially.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Pemite uso com colaboradores
  • Sistema de status nos textos
  • Diversas opções

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Editorially

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação