Logo Enigmail Ícone

Enigmail

Versão 1.7.2 Grátis
1.2 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 05/09/2014 Mozdev Community Organization, Inc.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Extensão que lhe permitirá assinar e criptografar e-mails enviados a partir do seu Thunderbird

O Enigmail é uma extensão/complemento para o cliente de e-mails Mozilla Thunderbird, que tem por finalidade permitir ao usuário assinar e criptografar e-mails. No entanto, será necessário ter previamente instalado em seu computador o programa GnuPG, ou então o gp4win.

O ato de assinar um e-mail é importante para que você possa confirmar a autenticidade dele, ou seja, se ele realmente foi mandado por você. Todavia, somente a assinatura não garante que quem mandou o e-mail realmente é quem diz ser, e para termos essa certeza precisaremos nos valer do recurso de criptografia usado pelo Enigmail.

Usando o Enigmail

Primeiramente será necessário baixar o Enigmail, feito isso, tenha certeza de que o GnuPG (ou o gp4win) está instalado, assim como, obviamente, o Mozilla Thunderbird. Agora abra o Mozilla Thunderbird e dentro do menu “Ferramentas” clique em “Complementos”, em seguida, selecione “Instalar...” e adicione o Enigmail à sua lista de complementos. Uma vez feito isso, reinicie seu Mozilla Thunderbird e o Enigmail estará pronto para ser usado!

Enigmail - Imagem 1 do software

Criando um par de chaves

Dentro do mais novo menu do seu Mozilla Thunderbird (OpenPGP), selecione a opção “Gerenciamento de Chaves OpenPGP”. Agora vá em “Gerar” e depois “Novo Par de Chaves”, feito isso, preencha as informações pedidas e clique em “Gerar chave”.

Enviando um e-mail criptografado

Por padrão todas as suas novas mensagens enviadas a partir da criação do par de chaves serão assinadas, no entanto, nem todas serão criptografadas. Para tanto, marque a opção “Criptografar Mensagem” dentro de “OpenPGP” (na janela de criação de mensagens), em seguida redija o seu texto e por último, clique na opção “Anexar Minha Chave Pública” (dentro da opção OpenPGP).

Observação

Vale lembrar que: caso a pessoa que tenha recebido o e-mail criptografado não tenha o Enigmail instalado, ou qualquer outro programa capaz de ler mensagens criptografadas, ela não será capaz de entender aquilo escrito por você. Ou seja, quando precisar madnar e-mails criptografados para alguém, tenha certeza de que tal pessoa poderá ler a mensagem!

Nossa Opinião sobre o Enigmail

O Enigmail é bastante fácil de usar, pois em poucos cliques você já se torna capaz de enviar mensagens totalmente seguras. O problema do Enigmail, no entanto, é depender de outros programas capazes de gerar pares de chaves, pois caso contrário ele não faz nada.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Poucos cliques garantem e-mails seguros.

Contras

  • Necessita de outros programas para funcionar.
  • Sua interface não é muito bonita.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Enigmail

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação