Logo Exposure Tool Ícone

Exposure Tool

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 27/10/2015 Tony Catalano
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Rafael Farinaccio
Conheça o Exposure Tool e aprenda tudo sobre os recursos básicos de fotografia

O acesso a câmeras fotográficas tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos, desde que as máquinas digitais ganharam espaço no mercado e, principalmente, com o aumento vertiginoso de smartphones capazes de tirar fotos de modo fácil e prático. Não há dúvidas de que isso ajudou também a aumentar o número de interessados por fotografia e cada vez mais gente busca informações sobre como tirar fotos do melhor jeito possível.

Não são poucos os que deixam a simplicidade do smartphone e buscam câmera mais profissionais, aquelas cheias de funções e recursos. Além disso, as próprias câmeras digitais embutidas nos celulares estão cada vez mais complexas, disponibilizando opções que às vezes podem deixar o usuário um pouco confuso.

Imagem do programa

Ferramenta de exposição

Para isso, foi criado o site Exposure Tool, que simula os principais efeitos de máquinas fotográficas profissionais em uma imagem de exemplo e ajuda ao usuário a entender o que significa aquele monte de regulagens com nomes estranhos e complicados.

Exposure Tool nos apresenta uma foto de uma espécie de cata-vento e mostra um menu na barra lateral direita. Conforme alteramos as três opções, a foto reflete a mudança para entendermos no que aquilo afeta a imagem registrada por uma câmera fotográfica. Os três recursos são os pilares básicos para entendermos como funciona a física por trás da arte da fotografia.

Imagem do programa

Os pilares básicos da fotografia

A primeira opção, “Shutter Speed”, é o tempo de exposição, ou seja, diz respeito à velocidade de abertura do obturador da câmera. Quanto mais tempo aberto, mas luz ele capta. A medida é dada em frações de segundo, sendo que o máximo é 1/1 e o mínimo é 1/2000, que significa um dois mil avos de segundo.

A segunda opção chama-se “Aperture”: é o tamanho da abertura do obturador, que também influencia na quantidade de luz que é capturada pela câmera. Quanto maior for o valor que acompanha o “f/”, menor é o orifício do obturador. Os valores vão de f/1.8 a f/22.

Por fim, “ISO Sensitivity” é a sensibilidade ISO, ou seja, o quanto um filme é sensível à impressão causada pela luz. É claro que em dispositivos digitais que não utilizam filme, isso é transportado à sensibilidade do sensor que captura a imagem como uma foto. Quanto maior for o ISSO, mas fácil o sensor capta a luz recebida, portanto, fotos de ambientes escuros ficam melhores com o valor de sensibilidade de ISO maior.

Imagem do programa

Outras opções

No menu também é possível travar as regulagens dando prioridade para o tempo de exposição ou para o tamanho da abertura do obturador. Assim, fica mais fácil entender a regulagem da foto quando precisamos regular apenas uma dessas opções.

Basta brincar bastante com esses recursos e observar como a fotografia na tela reage: se fica melhor, pior, mais escura, mais clara, com as cores mais fortes ou com a luz estourada. Depois de testar vários cenários, basta colocar isso em prática e regular sua câmera assim como você fez no site.

Nossa Opinião sobre o Exposure Tool

Nada como sites que nos ajudam a entender conceitos um pouco complicados, que só fazem sentido quando vemos na prática as diferenças entre um e outro. Exposure Tool é um recurso absolutamente simples que torna conceitos difíceis de entender na teoria em algo que podemos ver acontecendo em tempo real com nossos próprios olhos.

Se você não é daqueles que se liga em física e tira de letra quando alguém explica como a luz penetra no obturador de uma câmera fotográfica e registra a imagem que queremos gravar, nada melhor do que ver na prática a magia acontecendo. Exposure Tool nos permite manusear os três recursos mais básicos e importantes da fotografia livremente e nos mostra o resultado que teríamos sem estragar nossas fotos verdadeiras.

Brincando com os recursos de uma câmera

Basta alterar o valor de tempo de exposição, tamanho de abertura do obturador e a sensibilidade ISO através dos botões deslizadores para vermos qual seria a melhor regulagem para tirar uma foto boa em ambientes diversos. Essa ferramenta é uma mão na roda para quem quer ter noções simples de fotografia e começar a explorar esse mundo fantástico e complexo.

O site é bastante simples e bem bolado: a imagem fixa de uma espécie de cata-vento girando nos dá a ideia da captura de imagens em movimento e com pontos de iluminação diversos, cobrindo praticamente todos os problemas que uma foto pode ter caso o fotógrafo não domine esses conceitos.

Feito especialmente para fotógrafos amadores ou aqueles que querem algo mais do que uma câmera digital de celular, Exposure Tool pode ser o seu primeiro passo rumo a fotos inacreditáveis!

Prós & Contras

Prós

  • Recursos fáceis de regular
  • Visualização imediata dos efeitos definidos
  • Ajuda a entender na prática os conceitos de fotografia

Contras

  • Não disponibiliza imagens de exemplo diferentes

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Exposure Tool

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação