Logo Facebook Container Ícone

Facebook Container

Versão 1.2.3 Grátis
16 KB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Adicionado em : 27/03/2018 Mozilla
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme Marinho Bonilauri
Uma poderosa extensão do Firefox que impede o Facebook de monitorar o que você acessa

Que atire a primeira pedra quem não ficou um pouquinho preocupado com os crescentes vazamentos revelando que o Facebook tem coletado várias de nossas informações. Mas convenhamos que simplesmente abandonar a rede social é uma atitude um tanto drástica.

Logo, a Mozilla criou uma extensão para o Firefox que resolve isso de maneira inteligente: isolando a rede social e suas funções do resto do que você acessa. Para tal, basta instalar o Facebook Container; a partir disso, ao abrir o Facebook, o serviço é carregado em uma aba especial, destacada por um detalhe em azul, como é possível conferir na imagem abaixo.

O que essa aba diferente significa? Basicamente que qualquer página da rede social, dali em diante, é carregada em um “container”, sem conseguir monitorar o que você pesquisa ou visualiza fora dela. Ao clicar em uma URL dentro do Facebook que não pertence ao serviço, por exemplo, o link é aberto em uma aba nova, e a empresa não fica sabendo disso.

Facebook Container

Mais privacidade, mas menos facilidades

É importante notar, porém, que o Facebook Container traz algumas limitações para seu uso com relação à rede social. Isso é resultado da extensão impedir você de logar no Facebook sem ser de maneira isolada; logo, botões de like e compartilhamento em sites externos, bem como páginas que dependem de seu login no serviço, simplesmente não vão funcionar.

Além disso, é bom deixar claro que não há como impedir que o Facebook colete dados de links e URLs que você abre pertencentes à própria rede social ou utilize as informação que ela já acumulou sobre você. Então ainda é necessário tomar uma dose extra de cautela para garantir sua privacidade ao máximo.

Nossa Opinião sobre o Facebook Container

Antes de tudo, a verdade precisa ser dita: o Facebook Container não é uma solução a prova de falhas para que a rede social de Mark Zuckerberg tenha acesso aos seus dados. Como falamos em nossa descrição, o complemento não impede que você seja monitorado quando dentro do próprio Facebook, e o uso da ferramenta em si limita bastante a maneira como você pode interagir com o serviço fora dele mesmo.

Dito isso, temos que admitir que esse é o mais perto que uma extensão pode chegar de proteger seus dados sem que você tenha que apelar para abandonar o Facebook. Afinal, o programa já impede que o serviço colete uma boa parte de seus dados pessoais relacionados  a outros sites, e é realmente inevitável que um software impeça uma empresa de ter acesso aos próprios dados.

Também precisamos elogiar a maneira como ele faz isso com o mínimo de esforço da minha parte. Assim que é instalado, o Facebook Container protege você automaticamente, sem menus ou enrolações – e convenhamos que é muito melhor do que ter que acessar menus de contexto ou ativar opções para cada página que quer manter protegida do Facebook em si.

Tão limitador quanto poderoso

Com isso, decidir se vale a pena ou não investir no Facebook Container é uma questão simples: você se importa de algumas limitações para proteger seus dados? Caso sua resposta seja “sim”, investir nessa extensão pode não ser tão útil, mas aqueles que não ligarem para tal certamente vão agradecer à privacidade extra oferecida.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Protege seus dados com eficiência

Contras

  • Pode ser um tanto limitador para usar ferramentas ligadas ao Facebook

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Facebook Container

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação