Logo Fantasy Grounds Ícone

Fantasy Grounds

Grátis para testar
1.95 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 14/05/2014 fantasy grounds

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Rodrigo Françozo de Lima Moraes
Plataforma para a criação de games de RPG de mesa

Fantasy Grounds é um jogo que funciona como uma espécie de mesa virtual de RPG. Com ele, você pode criar narrativas completas de games desse gênero. O aplicativo foi projetado para realizar as mesmas coisas que um game de RPG convencional de mesa faz, com a possibilidade de se jogar online. 

O game não conta com inteligência artificial, dependendo do mestre e de outros jogadores para que toda a história e ação sejam realizadas. Além disso, podemos dizer que o Fantasy Grounds é um aplicativo híbrido, já que, além da criação, ele também permite jogar os seus próprios jogos RPG. O título também fornece alguns módulos de aventura e add-ons opcionais que podem ser carregados através de configurações avançadas.

Como funciona

Cada jogo personalizado precisa da participação de um mestre e de um ou mais jogadores. Além disso, cada sessão pode ser curta (algumas horas) ou até mais longa, demorando dias, semanas, meses e até anos.

Fantasy Grounds - Imagem 1 do software

Assim, o mestre deve instalar o aplicativo e selecionar o sistema de jogo e o conjunto de regras que será aplicado. O programa também conta com regras pré-configuradas, compatíveis com o Dungeons & Dragons 3.5, o Dungeons & Dragons 4E e o Pathfinder Roleplaying Game. Também é possível encontrar regras adicionais de maneira gratuita ou paga. Todas elas contam com uma biblioteca de habilidades, magias, itens e monstros personalizados.

Para os mestres

Fantasy Grounds permite que mestres preparem sessões de jogos de maneira totalmente personalizada. Assim, esse mestre pode criar entradas de histórias e ligá-las em pontos específicos do mapa. Por exemplo, é possível adicionar a imagem de uma caverna no mapa e, em seguida, cada túnel dessa área pode ser ligado a uma história individual — com criaturas, descrições, itens e dicas. Ele também conta com monstros pré-configurados para que você os utilize sem a necessidade de perder tempo com configurações avançadas.

Fantasy Grounds - Imagem 2 do software

Se você desejar, esse programa conta com recursos para criar diversas campanhas, cada uma com conteúdo próprio. Após finalizá-las, o mestre deve convidar jogadores e definir o tempo.

Jogadores

Se você gosta mais de ser um herói dentro dos jogos de RPG, não há problema, pois o Fantasy Grounds também permite que você simplesmente se conecte a um jogo e controle um ou mais personagens. Além disso, é possível atualizar e manter a sua ficha de personagem, da mesma maneira que ocorre em jogos reais de RPG. O processo de criação é simples, bastando soltar as habilidades e itens dentro da tabela.

Em um mapa, você pode movimentar o seu personagem e iniciar jogadas de ataque contra os inimigos visíveis. Também é possível conversar com os outros presentes através de um sistema de chat embutido. Ao final de uma sessão de jogo, você é desconectado da campanha, mas a sua ficha de personagem e progresso são salvos. Assim, na próxima, é possível continuar do ponto em que estava.

Criando o seu RPG

No início da instalação, será pedido que você informe a serial key do jogo. Por se tratar de uma versão de testes, basta deixar esse campo em branco para prosseguir. Depois de o jogo ser carregado, você poderá criar uma campanha (Create Demo Campaign), se for um mestre, ou se juntar a uma (Join Game).

Quando você começa a criação de uma campanha, deve dar um nome para ela, um nome de mestre e também uma senha que é necessária para que os outros jogadores adentrem na aventura. Logo abaixo, à esquerda, é possível selecionar o conjunto de regras que serão aplicadas na jogatina. 

Na segunda etapa é quando você começa a configurar o jogo ainda mais, pois Fantasy Grounds conta com recursos avançados. Claro que, como qualquer bom RPG, é necessário desenvolver um roteiro completo. Por isso, tenha a paciência de escrever toda a história do seu jogo para dar ainda mais profundidade ao game.

Para criar mapas, você pode arrastar e soltar imagens personalizadas, garantindo que a sua campanha fique ainda mais personalizada. A configuração dos itens que serão disponibilizados pelos cenários também é completa, já que nessa área existem campos para você definir o tipo, o subtipo, custo e até o peso.

Importante: Para fazer o download, você deve ter o Steam instalado na sua máquina.

Nossa Opinião sobre o Fantasy Grounds

Fantasy Grounds é um sistema que permite a criação de jogos de RPG através de tabuleiros virtuais. Ele oferece tudo o que você precisa para gerenciar informações das campanhas, atuando como mestre.

Através dessa mesa virtual, os jogadores de diferentes partes do mundo podem se aventurar juntos em campanhas que exigem mapas e miniaturas, da mesma maneira que se estivessem todos juntos. Ele pode ser muito útil para amigos que costumam jogar juntos, mas que não têm tempo de se reunir, por exemplo.

Os recursos disponíveis são completos e fornecem uma experiência próxima à real, inclusive com os efeitos dos dados rolando sobre a mesa. Além disso, o chat em texto é usado como uma maneira de comunicação. Infelizmente, ele não oferece chat por voz — algo que limita a dinâmica do jogo. Esse pequeno problema pode ser resolvido com o uso de programas como o Skype ou TeamSpeak, por exemplo. Infelizmente, o Fantasy Grounds não conta com um modo de agendamento embutido de sessões. Dessa forma, toda a comunicação deve ser realizada via email ou mensageiros instantâneos.

Rico em detalhes

O que mais agrada é o nível detalhamento dessa ferramenta. Quem já “mestrou” algum RPG de mesa encontrará tudo o que precisa para criar a sua própria campanha para ser jogada online. No entanto, justamente por causa desses recursos, deve-se ter paciência para transformar um enredo em uma jogatina completa. Os gráficos também merecem destaque. Apesar de não serem extremamente avançados, eles lembram os tabuleiros reais de RPG, inclusive imitando os materiais dos quais eles são feitos.

O ponto negativo fica por conta do preço salgado: cerca de R$ 70. Assim, o público interessado no Fantasy Grounds fica restrito a justamente para quem gosta e costuma jogar RPG de mesa, já que o preço afasta os jogadores curiosos que queiram entrar nesse mundo.

 

Prós & Contras

Prós

  • Grande nível de detalhes
  • Pode ser usado por jogadores e mestres

Contras

  • Preço salgado
  • Demora muito tempo para se criar um jogo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Fantasy Grounds

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação