Logo FatDrive Ícone

FatDrive

Versão Beta v1.0.4 Grátis
4.88 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 10/01/2013 Nevoa Networks
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Segurança e privacidade como você nunca viu: experimente este inovador serviço de armazenamento na nuvem feito por brasileiros

FatDrive é um serviço de armazenamento na nuvem feito desenvolvido por brasileiros, e possui como principal diferencial um sistema completamente inovador para a gravação e proteção de seus arquivos.

Diferente de outros serviços conhecidos do gênero – como Dropbox, Google Drive ou SkyDrive – o FatDrive é uma espécie de disco rígido virtual (de incríveis 1 TB de espaço) extremamente seguro, menos voltado ao compartilhamento de arquivos e mais focado em usos profissionais e para backup.

Para utilizá-lo, é necessário antes fazer um rápido registro preenchendo um simples formulário que pode ser encontrado neste link. Depois de confirmar seu cadastro através da mensagem que será enviada para o seu endereço de email, você já pode baixar o cliente desktop do FatDrive para Windows, Linux ou Mac OS X. Basta instalá-lo normalmente e realizar o login com as credenciais informadas previamente.

Disco rígido virtual e Chaves de Segurança

Instalação, configuração e utilização

Ao instalar e fazer login em sua conta, o programa irá criar um disco rígido virtual e você está livre para utilizá-lo normalmente, inserindo, movendo, renomeando e apagando arquivos de quaisquer tipos. Todos os itens que você colocar neste disco serão enviados imediatamente para a nuvem. Contudo, a coisa mais importante que você precisa observar é o diretório FatDrive que irá surgir em seus documentos, no meio das outras pastas.

FatDrive - Imagem 2 do softwareNele ficarão guardadas algumas “cópias” (apenas nos aspectos visuais) dos arquivos que você mantém no HD virtual: tratam-se das Chaves de Segurança. Essas chaves (que por sinal são bastante leves, pesando cerca de 3 KB, como é possível ver na imagem acima) são criadas para cada documento que você armazenar, e sem ter elas localizadas em algum lugar de seu computador, se torna simplesmente impossível acessar seus itens guardados na nuvem e recuperá-los para o seu computador.

Isto quer dizer que mesmo se alguém instalar o FatDrive em uma máquina qualquer e inserir seus dados de login, ele não conseguirá roubar seus arquivos privados, pois as chaves de segurança não estarão presentes no disco rígido físico.

Bandeja do sistemaObviamente, isto também quer dizer que é necessário tomar todo o cuidado possível para não perder ou deletar as suas chaves acidentalmente; o melhor a se fazer é leva-las em um pendrive ou CD regravável.

Lembre-se que caso você queira compartilhar um arquivo utilizando o FatDrive, tudo o que você precisa fazer é enviar a Chave de Segurança dele para o seu destinatário, que também deverá ter o cliente desktop do serviço instalado em seu computador.

Segurança garantida; mas por um curto período de tempo

Um grande diferencial do serviço na questão de segurança é o fato de que todo documento que você guardar na nuvem é “quebrado” em vários fragmentos que são espalhados em dezenas de servidores localizados nos mais diversos locais ao redor do mundo. 

Contudo, é preciso estar atento a um detalhe importante do FatDrive: utilizando a conta gratuita (ou mesmo o plano pago Cloud Backup), seus arquivos armazenados expiram em 15 dias após serem gravados na nuvem e são sumariamente apagados de sua conta.

Isso ocorre justamente pelo foco do programa em servir como uma ferramenta de backups, tendo uma grande rotatividade e atualização nos documentos guardados. O único plano no qual isso não acontece é o Desktop, que oferece menor espaço de armazenamento (100 GB) por um valor mensal.

Nossa Opinião sobre o FatDrive

Embora seja inicialmente difícil entender porque alguém usaria um serviço de armazenamento na nuvem que apaga seus arquivos depois de 15 dias, basta passar alguns minutos observando o funcionamento do FatDrive para entender qual é o seu real objetivo e usabilidade. Trata-se de uma ferramenta primariamente empresarial e focada em auxiliar quem faz backups constantemente, pois nesta situação os documentos estariam sempre sendo regravados no disco virtual e os itens antigos (sem uso) seriam naturalmente enviados para a lixeira.

Se for este o seu objetivo ao procurar um serviço do tipo, esta criação brasileira não irá te decepcionar. O FatDrive é bastante simples e fácil de usar, bastando instalar o cliente desktop nos computadores que desejar e inserir suas credenciais para que fiquem sempre sincronizados. A partir de então, só é preciso andar com suas chaves de segurança sempre à mão e você tem a solução ideal que alinha praticidade e segurança.

Vale ressaltar que o serviço oferece 1 TB – equivalente a insanos 1024 GB –, simplesmente a maior quantia já disponibilizada na nuvem. Nem é preciso citar que outros produtos do gênero oferecem de 2 GB a 25 GB apenas.

Em suma, FatDrive é um excelente serviço, mas definitivamente não é voltado para qualquer tipo de pessoa. Ele não é uma alternativa tão prática e completa como o Dropbox ou o Google Drive, que oferecem aplicativos para dispositivos móveis, acesso aos seus documentos na web, compartilhamento extremamente rápido etc. Contudo, é um programa muito bom para quem preza por segurança e não pretende guardar arquivos importantes por longos períodos de tempo. Vale a pena testar.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de configurar e usar
  • 1 TB de espaço para armazenamento gratuito
  • Tecnologias inovadoras garantem segurança e privacidade

Contras

  • Exclusão automática de arquivos pode desagradar a maioria dos usuários
  • Não possibilita acesso aos arquivos a partir de um navegador
  • Não possui apps portáteis, algo útil em serviços de armazenamento na nuvem

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FatDrive

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação