Logo FileFriend Free Ícone

FileFriend Free

Versão 1.1.2.0 Grátis
193 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 15/08/2014 FileFriend
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Programa que permite proteger arquivos, escondê-los em imagens ou separá-los em partes

FileFriend é um aplicativo que serve para você fazer algumas tarefas com os seus documentos, permitindo dividi-los, protege-los com senha ou ocultá-los em uma imagem.

Assim, você pode aumentar a proteção de um conteúdo confidencial ou “quebrar” um arquivo grande em pedaços menores para enviar por email, por exemplo.

O programa realiza todas as suas funções por meio de uma interface gráfica simples, com as ferramentas disponibilizadas na forma de botão. Porém, se uma operação parecer confusa em um primeiro momento, você pode utilizar a ajuda disponível (em inglês).

Operações com arquivos

Atualmente, manter um arquivo protegido pode ser algo realmente desafiador, especialmente para quem divide uma máquina. O FileFriend é um programa que tem como objetivo ajudá-lo a criptografar itens ou ocultá-los dentro de uma imagem. Além disso, o programa também possui uma função para você dividir um documento, facilitando o seu envio ou o seu armazenamento, conforme a situação.

Separando arquivos

Uma das grandes vantagens do aplicativo está no fato de a sua interface ser bem simples, focada na visibilidade das suas funções e na facilidade de uso, garantindo que mesmo iniciantes não tenham muitas dificuldades para operá-lo. Ainda assim, em um primeiro momento o programa pode parecer um pouco intimidador, ainda mais por estar em inglês.

A tela se encontra dividida em setores, conforme a função disponível, algo que pode facilitar a visualização das suas opções.

Separando ou agrupando

A primeira guia presente no aplicativo, “Split or Join” oferece a possibilidade de você dividir um arquivo em partes menores. Ali, você deve começar utilizando o botão “Select a file to split” e escolhendo o documento no seu computador. Em seguida, você pode definir em quantos subitens ele deve ser dividido.

Adicionando senha

Estão disponíveis opções para duas, quatro ou oito partes e, se você precisar de um número maior, deve marcar a última alternativa e definir a quantidade de itens no campo disponível. Você também pode escolher separar o item e indicar um tamanho máximo para cada um dos arquivos gerados. Quando tudo estiver conforme o desejado, basta clicar em “Split” e aguardar o término da operação.

Posteriormente, os documentos podem ser reagrupados, começando a operação utilizando o botão “Select subfiles to join” e indicando onde as partes se encontram. Por último, basta usar a alternativa “Join” e esperar que o processo seja concluído.

Proteção total

As demais guias do aplicativo trazem funções de proteção. “Convert” permite que você proteja um item com senha e você deve começar clicando no botão “Select a file” para adicionar um documento solto ou “Select a directory” para o caso de um diretório inteiro. Em seguida, você pode definir uma chave pública de criptografia e inserir uma senha para a abertura do documento.

Escondendo em uma imagem

Da mesma forma, também há uma alternativa para você utilizar um documento para fazer a abertura do item. Quando tudo estiver conforme o desejado, basta clicar em “Convert” para que o procedimento seja realizado. Na última guia do programa, “JPEG Secrets”, você pode ocultar um item dentro de uma imagem.

Essa função requer que você escolha o arquivo ou a pasta a ser ocultada e o documento JPEG que deve conter o item. Então, você pode adicionar uma senha e o processo é bem semelhante ao explicado acima. Por último, quando tudo estiver conforme o desejado, basta usar o botão “Write file/directory to JPEG file”.

Visualizando o conteúdo

Posteriormente, para exibir o conteúdo oculto, encontre o item no computador e clique em “Read contentes in JPEG file and write to output directory”.

Nossa Opinião sobre o FileFriend Free

FileFriend pode ser um grande aliado para aqueles momentos nos quais você possui um arquivo confidencial cujo conteúdo deveria ser protegido contra os olhos de bisbilhoteiros. Ou também para o caso de quem precisa enviar um documento muito grande por email ou armazená-lo em um serviço que limita o tamanho máximo permitido para os itens.

O programa conta com uma interface limpa e bem organizada, porém algumas das suas funções podem parecer um pouco intimidadoras em um primeiro momento, como é o caso da operação de esteganografia. Porém, vale apenas explorar um pouco as opções para que você possa compreender o seu modo de funcionamento.

Da mesma forma, tanto essa quanto as outras funções possuem um setor de ajuda com instruções sobre como usá-las (porém, em inglês). As tarefas são realizadas em poucos cliques, sendo apenas necessário definir os parâmetros desejados para as ações. No caso da senha, você pode escolher a combinação que julgar mais apropriada, sem limitações ou exigências.

Todos os procedimentos foram muito rápidos, mesmo no caso de arquivos com um tamanho um pouco maior. Porém, lembre-se sempre de fazer um backup dos seus arquivos antes de aplicar as funcionalidades do programa, garantindo que se algo saia errado, você possa evitar a perda de dados no processo.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e bem organizada
  • Funções separadas em guias
  • Procedimentos rápidos

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Funções podem gerar certa confusão em um primeiro momento

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FileFriend Free

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação