Logo Firefox Backup Ícone

Firefox Backup

Versão 2012 Grátis para testar
4.79 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 11/10/2012 zebNet
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de DERDKS
    DERDKS 22 de março de 2011 - 17:09
    10
    Nota Excelente!
    Ainda vou testar, mas veio a calhar em uma ótima hora, pois eu estou prestes a fazer a trasnição do fire 3.6 para o 4.0 e estava com dúvidas pois sei que o processo de instalação do F4 apaga o F3.6 e consequentemente todos os seus plugins... + ahora da verdade chegaou vamos testar o F4 sem medo hehe vlw Bki!!!

Descrição

Ana Paula Pereira
Não perca mais suas preferências armazenadas no Firefox Faça uma cópia de segurança com este programa

O Firefox Backup 2012 é um aplicativo para efetuar backup e restauração de cópias de segurança para o navegador Mozilla Firefox. O programa opera a partir de uma janela única e efetua suas funções de forma descomplicada e em poucos cliques. Ele representa uma ótima forma de guardar suas preferências antes de atualizar o browser.

Com o passar do tempo acabamos armazenando um grande volume de informações no navegador, seja para facilitar o acesso a determinado endereço ou simplesmente não esquecer uma página visitada. Como acabamos utilizando estes “atalhos” com bastante frequência, muitas vezes os sites confiados a eles acabam por sair de nossa memória, contando apenas com as ferramentas de histórico e de favoritos do browser.

Para prevenir perda de dados importantes, fazer backup é algo essencial, pois uma cópia de segurança sempre é uma garantia a mais de que seus dados possam ser recuperados de forma integral ou ao menos em uma versão bem recente.

Efetuando backups

Para fazer um backup das configurações de seu navegador, primeiramente você precisa estar com ele fechado. Então, clique em “Create a new backup”. Uma nova tela é aberta e você deve preencher os dados presentes nela. O primeiro passo é escolher o local no qual será feito o armazenamento.

Para isso, clique na opção “Select a backup destination” e escolha o diretório de sua preferência. Em seguida, você pode optar por criptografar seu backup e criar uma senha de acesso (clicando em “Encrypt this backup”). Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “Backup now” para inciar o processo.

Fazendo o backup

Feito isso, o programa inicia o backup e o progresso pode ser acompanhado em tempo real na tela por meio da barra de progresso exibida. Ao final, uma mensagem informa que a cópia foi criada com sucesso. O programa oferece a alternativa de você também armazenar seu arquivo em um servidor FTP que possua.

Se quiser fazê-lo, clique em “Store this backup also on the internet” e siga os passos necessários.

Restaurando backups

O processo é bem semelhante ao de criar os backups e o navegador também deve estar fechado. Comece selecionando a opção “Restore an existing backup”. Então, clique na opção “Select a profile to restore” e localize a cópia de segurança que deve ser restaurada. Feito isso, clique em “Restore now” para iniciar o processo.

Restaurando arquivos

A restauração é iniciada e o andamento pode ser acompanhado em tempo real na tela por meio da barra de progresso exibida. Ao final, uma mensagem informa o término da operação.

Agendando um backup

Se você faz várias modificações no seu perfil de usuário do navegador, pode ser bem interessante optar por esta alternativa. Primeiro clique em “Schedule na automatic backup”. Em seguida, escolha a alternativa “Set up automatic backup”. Então, clique em “Select a backup destination” para definir o local de armazenamento.

Tela de agendamento

Caso queira que seu arquivo seja criptografado, clique em “Encrypt this backup” e digite uma senha. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “Turn on automatic backup”. Uma nova janela é aberta para que você preencha seu nome de usuário, senha e o horário que deseja agendar o processo.

Versão portátil

Você pode criar uma versão portátil do programa, para tê-la no local em que for necessário, independente da máquina que você está usando. Para isso, clique em “Create a portable version” e escolha o local para armazenar a sua versão de bolso do Firefox Backup 2012.

Nossa Opinião sobre o Firefox Backup

O Firefox Backup 2012 é um programa muito fácil de usar devido ao fato de estar contar com um menu absolutamente direto que deixa todas as suas funções simples de serem encontradas. Pode ser uma ótima ferramenta para quem possui diversas configurações personalizadas, com vários itens de histórico e favoritos armazenados no navegador, evitando perda de informações no caso de algum imprevisto.

O programa funcionou corretamente com relação a todas as suas funções, não apresentando travamentos ou problemas. O único ponto negativo encontrado foi que, cada vez que você vai ativar uma função, o aplicativo mostra uma tela agradecendo seu interesse e explicando que você está usando uma versão de testes.

Isso pode não fazer diferença nas primeiras vezes, mas com o tempo acaba ficando bem inconveniente. Com relação ao tempo para efetuar os procedimentos, o programa mostrou-se rápido, realizando suas tarefas em poucos minutos (menos do que cinco).

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Uso simples
  • Processo rápido

Contras

  • Tela de versão de testes antes de realizar as tarefas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Firefox Backup

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação