Logo FlexiMusic Sound Generator Ícone

FlexiMusic Sound Generator

Grátis para testar
30.57 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 26/11/2013 FlexiMusic
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Vieira Karas
Crie sons do outro mundo e incremente suas produções com esse gerador de ruídos e efeitos sonoros

Antes mesmo de se tornar uma fonte primária em qualquer estúdio de gravação, os computadores já eram usados há tempos em experimentações dentro de trilhas sonoras para cinema e peças de música erudita contemporânea.

O primeiro grande atrativo das plataformas digitais foi a capacidade de manipular e criar efeitos de áudio até então inéditos, diferentes dos timbres e possibilidades permitidos pelos instrumentos convencionais.

Sabe aqueles ruídos dos filmes de ficção científica ou de elementos futuristas presentes nos videogames? O FlexiMusic Sound Generator é o tipo de programa capaz de recriá-los e a manipulá-los a gosto do freguês.

Dando vida aos efeitos sonoros

Interface do programa.

A princípio, o programa pode parecer meio complicado por trabalhar com interfaces de frequências e ondas sonoras. Mas não se assuste: compreendendo três ou quatro parâmetros você já estará apto para viajar e descobrir seus próprios efeitos.

Basicamente, existem dois tipos de instrumentos e três gráficos editáveis para criação de áudio. O primeiro, "Graph Generator" (relativo apenas ao Instrument 1), é responsável pelo timbre do instrumento. O segundo, "Frequency and Envelope", diz respeito às frequências envolvidas (som grave ou som agudo). Por fim, o "Envolpe Graph" controla o volume de reprodução.

Parece bastante coisa, não é mesmo?  Mas não é — isso graças às várias pré-definições que você pode usar em cada um dos parâmetros. É só escolher um deles, clicar e seguir combinando com os outros. Depois, é apertar o play e ir ouvindo os efeitos sonoros criados.

O Instrument 2 é mais voltado a barulhos e ruídos, como de correntes, blocos, máquinas e sprays. Para alguns, as configurações são até mais simples de se manejar, já que são mais exatas (em barras e numerais).

Configurações avançadas

Detalhe dos menus.É aconselhável testar diversas misturas de presets para se ter noção de como cada modificação soa aos ouvidos, pois assim se tem uma ideia melhor do que se consegue ajustar manualmente.

A onda de timbres pode ser alterada por duas variâncias: Free Sketch (desenho livre) e Curve (em pontos).

Para ampliar suas possibilidades, marque a caixa MultiGraph — dessa forma torna-se possível combinar até cem gráficos simultâneos.

O gráfico de frequências coordena as notas musicais (agudo e grave). Na barra lateral dele você escolhe qual o intervalo a ser considerado (por exemplo, se deixado entre 200 e 300, o som será grave; enquanto um som entre 2000 e 5000 será agudo).

Por fim, o gráfico Envelope serve para controlar a curva de intensidade do volume. Outro elemento interessante é o tempo (Duration), que define o tamanho do som em segundos. Durações longas — de dez para cima — podem ser bastante interessantes quando usados junto a curvas diferentes de timbre e frequência.

Dica para gravar

Apesar do programa, em sua versão trial, não permitir salvar o áudio criado em nenhum formato, existe outras formas de capturá-lo. O jetAudio Basic é uma boa opção, pois é gratuito e já tem ferramentas específicas para gravar o som reproduzido pelo próprio PC.

Pré-definições de ondas.

Usando ele ou qualquer outro software de áudio (tal como o Audacity ou Reaper), é só configurar o padrão de gravação para O que você ouve ou Stereo Mix. Dessa forma, você estará capturando todo tipo de som que seu computador tocar — inclusive o que for gerado e reproduzido no FlexiMusic Sound Generator.

Nossa Opinião sobre o FlexiMusic Sound Generator

As possibilidades oferecidas pelo Fleximusic Sound Generator são virtualmente infinitas. É uma ferramenta interessante para DJ’s e produtores em geral que procuram novas fontes sonoras para explorar a criatividade e introduzir em seus trabalhos.

No entanto, é preciso certa paciência para dominar e tirar proveito dos comandos e, claro, possuir outro programa superior para mixar e editar o áudio. Alguns desses softwares, batizados de DAW (digital audio workstation ou estação digital de áudio), você encontra aqui no Baixaki gratuitamente.

Para os usuários mais avançados, já habituados com plugins VST, bancos de sampler e outros formatos de sintetizadores, o Fleximusic Sound Generator pode soar básico e cru demais.

Prós & Contras

Prós

  • Grande variedade de efeitos sonoros
  • Interface simples de entender

Contras

  • Não salva direto do programa
  • CTRL+Z não funciona

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FlexiMusic Sound Generator

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação