Logo Flickr Ícone

Flickr

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 21/05/2013 Yahoo!
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Crie álbuns online e compartilhe as suas fotografias com os amigos nesta rede social que oferece 1 TB de espaço para imagens

Flickr é uma rede social online específica para o compartilhamento de fotografias com os seus amigos e familiares.

Além disso, você também pode utilizá-lo para conhecer o serviço de fotógrafos ou apenas buscar inspiração observando as imagens publicadas por outros participantes do serviço.

Para utilizar o serviço é necessário possuir uma conta. Você pode criar a sua aqui ou entrar utilizando o seu login do Yahoo!, Facebook ou Google. É possível utilizá-lo de maneira completamente gratuita, com algumas limitações com relação à versão paga.

O seu álbum online

É difícil pensar em uma pessoa que não goste de fotografias. Isso ocorre pelo fato de elas guardarem lembranças de momentos agradáveis ou inesquecíveis, trazendo sempre uma sensação boa ao observá-las. Além disso, quem não gosta de poder compartilhar esses momentos com os amigos ou com a família?

Página inicial do Flickr

O Flickr é um serviço online que serve exatamente para essa função: criar álbuns e compartilhar as suas fotografias com pessoas que são importantes para você. Além disso, a rede conta com um espaço bem generoso (de 1 TB!) para você acomodar os seus álbuns, mesmo na opção gratuita.

Entrando na sua galeria

De certa maneira, podemos dizer que o seu perfil no Flickr é representado pela sua “Galeria”. Logo ao fazer login no serviço, você é levado para esse setor da rede social, mostrando todas as fotos já carregadas. Além disso, nessa página você pode acessar facilmente os seus álbuns, visualizar os itens marcados como favoritos e até mesmo editar as suas imagens.

Galeria

Você pode começar as suas experiências no Flickr visualizando as fotografias carregadas por outros participantes do serviço, clicando no logo da rede. Feito isso, você acessa a página principal da ferramenta, que exibe uma série de imagens. Além disso, no canto superior direito da tela é possível utilizar o mecanismo de busca para localizar um tema específico.

Adicionando fotografias

Após criar a conta no Flickr, você já pode começar a carregar as suas imagens, clicando no botão “Upload”. Feito isso, você tem duas formas para adicionar as fotografias: arrastando-as até a interface do serviço ou utilizando a opção “Escolher fotos e vídeos” e as localizando no computador.

Editando fotos carregadas

Então, basta aguardar o processo de upload, que costuma ser bem rápido mesmo para imagens um pouco maiores. Uma vez concluído, você pode começar a editar as fotografias carregadas. É possível modificar o nome delas, adicionar uma descrição, modificar as configurações de privacidade, informar sobre os direitos de uso da foto, entre outras alterações.

Quando tudo estiver conforme o desejado, basta utilizar o botão de upload exibido no canto superior direito da tela para salvar as imagens na sua galeria. Com as fotografias já carregadas para o Flickr, o seu próximo passo é organizá-las criando álbuns e coleções.

Criando álbuns e organizando as imagens

A criação do seu álbum é feita entrando no menu “Álbuns” e clicando no botão “Create your first set now”. Então, será necessário confirmar a ação e, em seguida, definir um nome e uma descrição para ele. Feito isso, veja que as suas fotos já aparecem na parte inferior da tela e tudo o que você precisa fazer é “arrastá-las” para o álbum.

Criando o seu primeiro álbum

Posteriormente, você pode voltar para organizar um álbum já criado (no menu “Você”, opção “Organizar” e entrando em “Álbuns e coleções”). Da mesma forma, é possível adicionar mais deles por meio da alternativa “Álbuns” em “Add New Set”.

Nossa Opinião sobre o Flickr

Flickr é um serviço bem interessante para quem gosta de compartilhar fotos online. A própria interface da aplicação favorece a visualização de imagens, com um layout agradável, além de uma boa tela para quando você abre apenas uma fotografia. O funcionamento do programa é como uma rede social, sendo possível adicionar os seus amigos e limitar com quem o seu conteúdo deve ser compartilhado.

Porém, sem sombra de dúvidas, o grande destaque do serviço vai para o espaço de armazenamento disponível. Mesmo que você seja um fotógrafo e queira montar um portfólio (ou possua um volume realmente grande de imagens) será difícil ficar sem espaço para as fotografias.

Outro ponto positivo vai para o mecanismo de busca do Flickr. A pesquisa é rápida, além de trazer resultados relevantes com o termo procurado, mesmo que você o digite em português. Porém, o programa não conta com um sistema de divisão das fotografias por categorias na sua página principal, sendo que elas estão disponíveis na forma de navegação por capas, mas sem estarem em um grupo.

No entanto, isso não chega a ser um problema, pois você pode realizar uma visualização mais direcionada entrando por meio do menu “Explorar” e escolhendo uma categoria de imagens. A alternativa de adicionar imagens nos favoritos também é muito interessante, pois permite que a pessoa crie um “catálogo pessoal” que pode facilitar para mostrar uma ilustração à alguém.

O principal ponto negativo do programa está na quantidade de etapas necessárias para você organizar um álbum. Isso ocorre pelo fato de ele adotar um sistema um pouco diferente do comum: primeiro você carrega as imagens e depois cria o catálogo.  Entretanto, essa mecânica de funcionamento já é entendida na primeira tentativa de organizar o seu conteúdo, não chegando a representar um empecilho no uso do programa.

Outro ponto que pode causar certa confusão é como limitar o compartilhamento das imagens. Porém, essa também é uma característica que já pode ser entendida logo no começo das suas experiências com o Flickr.

Com relação ao idioma, a interface do serviço está em português, mas muitos setores permanecem com as opções em inglês.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Espaço de armazenamento bem grande
  • Sistema de busca eficiente
  • Possui várias configurações de privacidade e de direitos autorais para as fotos
  • Permite adicionar imagens aos favoritos

Contras

  • Sistema para organizar os álbuns um pouco diferente do convencional
  • Interface em português com opções em inglês
  • Configurações do serviço podem causar confusão nas primeiras utilizações

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Flickr

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação