Logo Formoid Ícone

Formoid

Versão 2.6 Grátis
8.98 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 15/12/2015 Apycom Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Guilherme Haas
Programa ajuda a criar e personalizar formulários para o seu site de maneira quase intuitiva, com praticidade e sem complicações

O Formoid é um gerador de formulários gratuito que ajuda você a construir fichas e campos de preenchimento para os seus sites.

Com o programa, você pode definir a aparência e o funcionamento do formulário, escolher as opções e os itens de preenchimento e definir como cada visitante pode enviar dados para você.

O Formoid traz uma interface prática e simplificada, com as diferentes opções de campos dispostas na tela para você montar o seu formulário.

Formoid - Imagem 1 do software

O programa gera um código HTML para você copiar e colar o formulário na sua página, no espaço que preferir dentro do seu site.

Definindo campos de formulário

Na interface do aplicativo, você conta com os elementos de formulário dispostos na lateral esquerda para arrastar e inserir no seu projeto. Você pode inserir quantos campos quiser e pode repetir os mesmos elementos também.

As opções que o Formoid oferece são: inserção de texto, campo de preenchimento de texto curto, área de texto para mensagens longas, caixa de seleção única, caixa de seleção múltipla, checkbox, botão de seleção, opção de anexar arquivos, preenchimento de senha, email, endereço na web e verificação de segurança (modelo Captcha).

Formoid - Imagem 2 do software

Para cada elemento que você inclui no seu projeto, você deve configurar as características, aspecto e funções do item utilizando o menu “Element” na lateral direta do programa. Todos os elementos possuem opções para incluir um título em cima do campo, descrever a requisição (o texto que aparece quando o visitante passar o mouse sobre o campo) e determinar se o item é necessário marcando a caixa “Required”.

Os campos de caixas de seleção apresentam, além dessas configurações, um espaço para você definir os itens de escolha. Nesse caso, você pode descrever as opções dessas caixas em lista, um item abaixo do outro, sem limite de extensão. No caso dos “Checkbox” e “Radio Button”, é possível ainda dispor os itens de seleção em colunas.

Há um vídeo demonstrativo da Formoid que exemplifica bem de que maneira você pode personalizar os aspectos dos elementos de formulário.

Para definir a aparência do seu formulário, você deve utilizar o menu “Form” da lateral direita da interface. Com as opções dessa aba, você pode controlar os aspectos visuais do seu projeto, como o tipo de fonte, sua cor e tamanho, a largura do formulário, as cores de fundo e de tela. Além disso, você pode estabelecer uma mensagem de confirmação de envio ou redirecionar o visitante para uma nova página após o envio dos dados.

Incluindo o código HTML na sua página

Após personalizar as funções e aparência do seu formulário, você pode testar o resultado através do botão “Preview and test”. O recurso utiliza um espaço no servidor web do próprio Formoid para você verificar como o seu projeto fica online. Para tanto, você precisa informar um endereço de email para receber os dados enviados através do formulário.

O “Preview and test” fica habilitado por 48 horas para teste do formulário no servidor do Formoid, o qual você pode acessar através do seu navegador de internet. A barra de ferramentas inclui também a opção de salvar o projeto em formato HTML. O “Save HTML” ajuda visualizar o código de programação que você deve utilizar para incluir o formulário no seu site.

Abrindo o arquivo HTML em um editor de texto (o Bloco de Notas, por exemplo), você pode copiar o código de programação do formulário que você criou no Formoid e colar essas linhas no local em que deseja que o formulário apareça na sua página. O código quer você precisa copiar está bem definido nesse arquivo, com a descrição “Start Formoid Form” e “Stop Formoid Form” determinando as linhas necessárias para o seu funcionamento.

Formoid - Imagem 3 do software

O mesmo código pode ser visualizado também através do seu navegador da internet. Ao utilizar o “Preview and test”, você pode utilizar o clique com o botão secundário na página e acessar o “código-fonte” para ver a programação HTML do formulário.

Além de copiar esse código na sua página, você precisa incluir no seu servidor de hospedagem a pasta de arquivos (Formoid HTML files) e o arquivo PHP que o programa gera no momento em que você salva o projeto. Esse conjunto de arquivos precisa estar no mesmo local e pasta da página de formulário para o seu correto funcionamento.

Nossa Opinião sobre o Formoid

O Formoid é uma ferramenta que configura com rapidez e precisão um campo de programação de sites que pode ser confuso e cheio de detalhes. Com o programa, você pode criar formulários com muita facilidade, da maneira que quiser, com os campos que preferir e com a aparência que melhor se encaixa ao seu site.

O gerador de formulários traz uma interface muito fácil e prática de utilizar, através da qual você pode montar seus projetos simplesmente arrastando elementos no quadro. Você pode organizar os campos com tranquilidade, utilizando a movimentação com o mouse para ordenar os campos, e configurar a aparência e as funções de cada elemento com muita rapidez através do menu da lateral direita.

O programa não exige muito conhecimento de programação para você gerar seus próprios formulários. Toda a elaboração é feita através da interface, de forma quase intuitiva. Você só precisa saber descrever bem os itens de seleção. As modificações que você realiza no projeto são visualizadas de forma imediata no formulário, o que dá muita velocidade ao trabalho.

As opções e características que você pode incluir no seu projeto são bem abrangentes e, ao mesmo tempo, não parecem excessivas. Há doze tipos de elementos para a criação de formulários, o que permite uma variedade de combinação para todo tipo de necessidade.

A única exigência maior do programa se refere à utilização do código HTML na sua página pessoal. O Formoid poderia ter uma opção de cópia direta das linhas específicas do formulário para você incluir na sua página, sem a necessidade de abrir o projeto em um navegador ou em um bloco de notas. De qualquer forma, quem for utilizar este programa para gerar formulários para seu site pessoal não vai se assustar em lidar com algumas poucas linhas de código HTML.

Prós & Contras

Prós

  • Interface prática e bem organizada
  • Ótimas opções de elementos para formulários
  • Fácil criação e configuração de formulários
  • Teste online por servidor próprio do programa
  • Resultados otimizados e sem erros

Contras

  • Em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Formoid

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação