Logo Fortix Ícone

Fortix

Versão DEMO Grátis para testar
20.93 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 20/04/2010 Nemesys Team Studio
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Capture dragões, acione catapultas e salve castelos neste remake de um clássico dos anos 1980

Qix foi um jogo arcade lançado em fliperamas no ano de 1981. Você controlava um prisma capaz de recortar partes do retângulo no qual se encontra. Porém, era preciso tomar cuidado com linhas instáveis do campo. Uma vez recortados o campo inteiro, você passava de nível.

O jogo teve algumas versões, mas recentemente ganhou uma com temática medieval. Seu princípio é exatamente o mesmo: formar retângulos pelo mapa e conseguir a maior pontuação possível. Contudo, há a diferença primordial de existir uma história para justificar todos os acontecimentos.

Você é um cavaleiro do rei e precisa retomar as terras capturadas por um temível vilão. Durante sua jornada é necessário salvar os castelos invadidos, porém tomando cuidado com os monstros existentes pelo caminho e as defesas inimigas. Elas são, basicamente, torres que atiram bolas de canhão contra seu personagem (canhões na Idade Média?).

Na versão demonstrativa de Fortix você encontra somente dragões alados como obstáculos e algumas torres. Para acabar com as torres é preciso capturar a área ao redor dos machados espalhados pelo cenário (eles são os responsáveis por ativar os canhões que destroem as torres de defesa inimigas).

Por sua vez, para acabar com os dragões, o método é o mesmo - assim como para salvar o castelo invadido e vencer a partira. No entanto, tome muito cuidado, sempre que sua linha for atingida, seja por um projétil ou por um monstro, você perde uma vida. Portanto, a melhor estratégia em Fortix é capturar pequenos espaços para criar barreiras.

Eles funcionam como barreiras porque nada pode avançar sobre um terreno salvo, ou seja, você captura um terreno e o usa como escudo. Um grande problema na hora de pensar na melhor estratégia de resgate está no fato de somente ser possível caminhar sobre as linhas pertencentes a você ou sobre terras inexploradas (isto é, uma vez ganha uma região, ela fica inutilizável).

Para mais facilmente encontrar seus objetivos e acumular uma maior pontuação, experimente pegar os itens que aparecem pelo cenário (“power ups”). Cada um possui uma função diversa, seja aumentar seu número de vidas ou deixá-lo mais rápido. Falando em velocidade, ao adentrar terreno aquático, montanhoso ou pantanoso, a velocidade de progresso é reduzida.

Comandos

Setas direcionais: forma quadrados ao mover o personagem;

Clique esquerdo: movimentação do personagem e seleção de opções.

Nossa Opinião sobre o Fortix

Baseado no clássico Qix, dos anos 1980, Fortix não inova em jogabilidade ou conceitos. A diferença principal é que ao invés de várias linhas coloridas sobre fundo preto, o jogo exibe um cenário medieval com dragões e castelos. A história do jogo é relativamente simples e não incentivaria você a continuar jogando somente por querer saber o que acontece no final.

Por mais banal que possa parecer a jogabilidade de Fortix, ela é viciante. Isso justamente por causa de sua simplicidade. Um jogo casual com objetivos nada complexos, porém desafiador até você pegar o jeito. Os gráficos apresentados não são nada excepcionais (na verdade, são feios), já a música é de qualidade e empolgante, em certa medida.

Prós & Contras

Prós

  • Comandos simples
  • Objetivos compreensíveis
  • Música de boa qualidade e condizente

Contras

  • Opção bloqueada no menu principal
  • Difícil de jogar
  • Gráficos feios
  • Três fases

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Fortix

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação