Logo Gest Ícone

Gest

Grátis
257 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 19/10/2011 Joshua P. Bambrick
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Valdeir Correa
    Valdeir Correa 19 de outubro de 2011 - 20:47
    2
    Nota Ruim!
    O treco até que funciona bem. Mais a base de movimentos precisos e outras manobras. rsrsrsr Mas é um saco ficar usando o botão direito. Sinceramente não vejo nenhuma necessidade de ter este programinha em um PC. Pelo menos no meu né? Rsrsrsrsr

Descrição

Ana Paula Pereira
Esqueça os cliques: controle as ações do mouse nas janelas do sistema desenhando

O Gest é um programa que tem como objetivo substituir alguns comandos ativados através de cliques por desenhos feitos com o mouse na tela. O aplicativo dispensa instalação e, para o uso, basta executar a partir do arquivo disponibilizado pelo download. Você também pode utilizá-lo de maneira portátil, a partir de um pendrive ou de outro dispositivo de armazenamento.

Os gestos devem ser feitos com o botão direito do mouse pressionado, para que o aplicativo reconheça a sua ativação.

Configurações

Uma vez executado e enquanto estiver ativo, o Gest funciona a partir de um pequeno ícone disponibilizado na Bandeja do sistema (systray). Ali, você pode alterar algumas das configurações padrão do programa (por meio do menu “Edit Settings”). A janela de personalização é dividida em abas, para facilitar na hora de encontrar o que será modificado.

A primeira delas, “Gestures”, é a que define as funções reconhecidas pelo aplicativo. Nessa aba, é possível definir quais serão os gestos efetuados e quais ações eles representam. Para fazê-lo, primeiro observe que cada campo presente na guia é referente a uma tarefa (voltar, atualizar, nova janela, minimizar etc.).

Agora, é necessário você compreender que o programa não captura letras, ele entende a movimentação do mouse. Ou seja, ele vai observar as direções (direita, esquerda, para cima e para baixo). Em cada campo, você deve definir como quer mover o ponteiro para que a ação seja compreendida.

Configurando os gestos

Para isso, você deve escrever as letras correspondentes às direções. Por exemplo, se você quer fechar uma janela movendo o mouse para a direita e para cima, no campo “Close window”, você deve digitar as letras R (de right, ou direita em inglês) e U (de up, ou para cima em inglês). É importante lembrar que as letras devem ser separadas por vírgulas.

Há dois comandos diferentes, o uso do “O” para representar um círculo e o “+” para alternar entre janela e aba. Como padrão, os comandos são executados na guia ativa do aplicativo que está aberto no momento. No entanto, se você acrescentar um “+” antes das letras, ele passa a ser aplicado na janela.

A segunda guia das configurações, “Gesture Box”, se refere à localização da “janela” de comandos do programa. Além de definir a opção de aparência para a caixa de comandos. Nela, você pode modificar a cor da caixa de texto e a sua preferência de posição.

A aba “Mouse Trail” permite que você altere a linha desenhada pelo mouse.Você pode modificar a largura da faixa, a cor e opacidade. Além disso, também é possível simplesmente desativar o desenho gráfico.

Definindo o traço do mouse

Em “Extra settings”, é possível definir a sensibilidade do mouse para os desenhos, se o ícone do programa deve ser mostrado na Bandeja do sistema (systray), os aplicativos nos quais ele deve ser habilitado, entre outras opções.

Utilizando o Gest

O Gest permite que você tome algumas ações simples no Windows Explorer, nos principais navegadores e no Photoshop por meio de desenhos feitos com o mouse. Agora que você já configurou o aplicativo, é só começar a aplicar a movimentação definida para executar as ações. Não se esqueça de que o botão direito do mouse deve estar pressionado antes da movimentação.

Gesto na janela e direções acima

Para ajudar na visualização, o traço “desenhado” aparece na tela, ao mesmo tempo em que uma janela mostra a sequência de direções reconhecida pelo aplicativo. Quando o programa obtiver uma configuração de movimentos que não esteja em suas configurações, ele pergunta ao usuário se ele deseja associá-la a alguma atividade.

Nossa Opinião sobre o Gest

O Gest funciona de maneira apropriada dentro de sua proposta, mas vale lembrar que, como grande parte dos programas dessa categoria, ele não possui 100% de precisão. Ainda assim, na maior parte das vezes, o movimento feito na tela foi interpretado da maneira correta (ou esperada), ativando a ação correspondente.

Embora as configurações possam parecer complexas em um primeiro momento, após você compreender o funcionamento do aplicativo, vai perceber como é simples definir as direções desejadas. Como vantagem adicional, ele deixa o mouse livre para o traço e, como você define o grau de sensibilidade, fica fácil controlar o que está sendo desenhado na tela.

O fato de o aplicativo mostrar as letras representando as direções que são compreendidas também auxilia você a perceber como ele capta os seus movimentos. Embora ele não seja instalado, você pode configurar o programa para sempre inicializar junto ao Windows. O software operou corretamente, sem erros, travamentos ou qualquer outro tipo de problema.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Configurações de traço disponíveis
  • Uso intuitivo

Contras

  • Definição das direções em inglês
  • Embora a sensibilidade seja boa, o comando pode ser interpretado errado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gest

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação