Logo GnuPG Ícone

GnuPG

Versão 1.4.10 Grátis
1.53 MB
Funciona em: Windows
XP
Atualizado em : 09/03/2010 Free Software Foundation, Inc.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Daniel
    Daniel 20 de outubro de 2012 - 02:26
    4
    Nota Bom!
    Não é necessário o conhecimento em programação, apenas em uso da linha de comando(note a acentuada diferença). E poderiam disponibilizar a versão UNIX já que o programa faz parte do projeto GNU. Mas é bom ver bom programas como esse no baixaki, obrigado.

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Implementação livre do protocolo PGP, responsável pela segurança no envio e recebimento de emails

O GnuPG, ou “The GNU Privacy Guard” (O Protetor de privacidade do GNU), é um programa no qual você é capaz de criar pares de chaves, os quais podem ser usados, principalmente, para mandar e-mails criptografados e/ou com uma assinatura digital. Tal assinatura lhe permitirá enviar e-mails os quais sejam reconhecidamente seus, ou seja, quem os receber terá certeza de que foi você quem os enviou, pois ele terá a sua “assinatura”.

Contudo, usar o GnuPG por si só pode ser uma tarefa extremamente complexa para aqueles que não possuem conhecimentos relativamente avançados de computação (programação), pois somente é possível operá-lo através de comandos enviados através do MS-DOS. Fato esse que faz com que o GnuPG seja indicado para usuários com um grau de conhecimento bom em tais assuntos.

O GnuPG, no entanto, pode ser usado através de outros aplicativos que o descomplicam, como por exemplo a extensão/complemento do Mozilla Thunderbird, o Enigmail. Tais aplicativos se valem da tecnologia imbuída no GnuPG para criar pares de chaves, publicá-los e daí por diante, fazendo dessa forma que o GnuPG seja muito mais acessível. Pois assim, o GnuPG acaba por ganhar uma interface muito mais agradável e intuitiva, algo muito útil para um tema tão “complexo” quanto a criptografia.

Nossa Opinião sobre o GnuPG

O GnuPG é leve e tem uma instalação bastante fácil, sendo que durante ela é possível escolher o idioma português como padrão para o programa. Usar o GnuPG, todavia, requer algum conhecimento prévio de programação, pois caso contrário a probabilidade de se fazer uma besteira é grande.

Quem tiver interesse em usar o GnuPG sem o auxílio de outros aplicativos pode visitar o site do desenvolvedor e pesquisar mais à respeito do assunto.

Prós & Contras

Prós

  • Arquivo leve e de instalação fácil, na qual é possível escolher o português como idioma.
  • Permite que você crie pares de chave de segurança e os publique.

Contras

  • Requer conhecimentos de programação.
  • Não indicado para usuários iniciantes.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o GnuPG

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação