Logo Google Gears Ícone

Google Gears

Versão 0.5.33.0 Grátis
550 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 26/11/2013 Google

O que estão falando…

+2 Avaliações
  • Foto de gsctt
    gsctt 18 de janeiro de 2010 - 15:28
    10
    Nota Excelente!
    O Google Gears é um plugin bem leve e muito eficiente, ainda mais para quem utiliza os web-aplicativos do Google, com o Gmail, Google Docs, Reader, Calendar, etc. O único problema do Gears é a incompatibilidade temporária com versões mais recentes do Mozilla Firefox. No mais, excelente.

Descrição

Gustavo Bonato Abrão
Plugin para navegadores que permite executar aplicativos online mesmo que você esteja desconectado

Google Gears é um plugin da gigante Google para navegadores que tem o intuito de fornecer acesso a funcionalidades de aplicativos online mesmo que você esteja desconectado. Em outras palavras, é uma extensão para seu navegador executar diversos aplicativos que, até então, só poderiam ser utilizados se você estivesse na internet.

Mas afinal, o que eu ganho instalando este plugin?

Atualmente, vários softwares online estão surgindo no mercado, os quais você só pode utilizar se conectado à internet. Exemplos mais sólidos são o Writely (editor de textos) e o Google Spreadsheets (planilha eletrônica).

Assim, com o Google Gears você pode acessar seus arquivos armazenados nos servidores destes programas e armazená-los no próprio computador para visualizá-los offline. Ao se conectar na rede novamente, o plugin sincroniza e atualiza os dados.

Além disso, o número de usuários que está descobrindo as facilidades da tecnologia RSS aumentou. Para quem não sabe, RSS é um agregador de material capaz de oferecer assinaturas de vários conteúdos dos websites, permitindo, por exemplo, que as pessoas recebam as notícias de seus portais favoritos num único lugar.

Logo, através do Google Gears você poderá ver o conteúdo das assinaturas mesmo desconectado, bastando apenas acessar a internet para atualizar os dados. Vale ressaltar a segurança proporcionada por esta extensão, reduzindo a ação de aplicativos mal-intencionados.

Como funciona?

Google Gears foi desenvolvido para trabalhar com funcionalidades em AJAX e Javascript, comportando-se desta maneira:

1. Cria um servidor local que salva todos os recursos dos aplicativos online dentro do seu computador, incluindo HTML, Javascript, imagens etc.
2. Gera um pequeno banco de dados SQLite para armazenar informações localmente.
3. Adiciona suporte a múltiplas extensões, inibindo os aplicativos de recorrer aos dados disponíveis somente online.

Enfim, Google Gears é um grande passo para que os futuros softwares e suítes de aplicativos possam migrar para a internet, sem exigir de instalação na máquina, além de aumentar a segurança e permitir acesso de qualquer lugar!

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Avaliações sobre o Google Gears

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação