Logo Harpooned Ícone

Harpooned

Versão 2 (2009 update) Grátis
10.84 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/2000/7/8
Adicionado em : 09/04/2010 Harpooned Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Beatriz
    Beatriz 10 de março de 2012 - 13:23
    2
    Nota Ruim!
    esse jogo e mt idiota pq eu odeio jogos de caça animal.se vcs quiserem ver oqe é açao assista animal planet o programa se chama whale wars defensores de baleias.os bichos nao saom pra isso nos dveriamos usar uns aos outros pra fazer cosmeticos,comidas e experiencias

Descrição

Danilo Amoroso
Jogo que critica o extermínio de baleias na Antártica colocando você como um pesquisador caçador

Harpooned é um polêmico jogo que trata sobre a questão da caça de baleias para estudos “em nome da ciência” para o desenvolvimento de rações para gatos e cosméticos, por exemplo. Utilizando bastante sarcasmo e ironia, o jogo coloca você como um pesquisador japonês que deve caçar esses animais na Antártica, para ver como os motivos que norteiam as pesquisas são banais muitas vezes.

O jogo é simples. Como cientista, você deve “executar pesquisas nas baleias atirando nelas com seus arpões explosivos.” De tempo em tempo, você descarrega o que coletou para processamento, que gera diferentes produtos como ração para animais, hambúrgueres, cosméticos e outros.

Pelo caminho estão vários icebergs que você deve desviar para não danificar o barco. Quanto mais carne coletar, mais bônus você ganha. Você também é “atrapalhado” por itens que cobram impostos, helicópteros de emissoras de TV que filmam para documentários e barcos ativistas.

Os ativistas são seus piores inimigos. Eles ficarão pelo caminho a fim de impedir que você mate e colete a carne das baleias. Você não pode tocá-los, primeiro porque irá danificar o seu barco, segundo porque isso rende multas pesadas para a empresa.

Um barco de ativistas vai tentar impedir pesquisas

A ironia como crítica

O conteúdo de Harpooned gera polêmica e até mesmo revolta nos defensores das causas animais, mas é necessário prestar atenção à proposta do jogo. De maneira alguma ele faz apologia à prática exterminadora de baleias.

O que Harpooned faz é crítica através da ironia. Ao ver a situação com os olhos do agressor, e não da vítima, as incoerências e atrocidades ficam ainda mais explícitas. Isso é claro, por exemplo, com a frase “baleias estão morrendo nesta região, precisamos matar mais delas para descobrir por quê.”

Ou seja, o jogo deixa claro como as justificativas científicas para a matança de baleias são paradoxais e incoerentes.

Controles

  • Setas direcionais: mover;
  • X: atirar;
  • C: capturar;
  • Esc: pausar;
  • S: tira screenshot.

Nossa Opinião sobre o Harpooned

Harpooned é polêmico como qualquer jogo que investe pesado na violência. A diferença deste para outros mais consagrados é que, como os inimigos não são zumbis ou criaturas, as imagens são mais chocantes.

É necessário encarar Harpooned com inteligência. Não se trata de um jogo violento pura e simplesmente. É, sim, uma crítica às justificativas que dão para o extermínio de uma espécie em extinção. Isto fica claro não com a ação do jogo, mas sim com as entrelinhas e ordens de cada missão.

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Harpooned

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação