Logo HDRpad Ícone

HDRpad

Versão 1.3 Grátis
2.81 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 11/03/2011 HDRpad
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Cristina Martins Nemes
Crie imagens utilizando a técnica HDR, sem complicações e em instantes

Você quer criar as suas próprias imagens no estilo HDR, porém não sabe fazer os ajustes em editores como o Photoshop e o Gimp? Quem sabe seja a hora de experimentar o HDRpad, um programa simples de usar, porém com ótimos resultados.

Com ele, você tem a oportunidade de realizar pequenos ajustes se for preciso, mas se se preocupar com as configurações mais complexas. Ele faz a fusão de quantas fotos você quiser, basta carrega-las no programa.

Como montar uma imagem HDR

Uma verdadeira fotografia HDR é uma fusão de pelo menos três imagens tiradas do mesmo objeto com o mesmo ângulo, porém com exposições diferentes. É preciso ter no mínimo uma imagem pouco exposta (bem escura, de preferência), uma foto com exposição normal e uma terceira muito exposta (pode, e até deve, estar estourada).

É possível usar quantas imagens forem preciso, mas de preferência sempre em um número impar, sendo uma imagem normal obrigatória e o mesmo tanto de fotografias para cada um dos lados (muito exposto e pouco exposto). Para conseguir tirar as fotos de um mesmo objeto sem mudar o ângulo, use um tripé ou apoio bem fixo, e tente não mexer a câmera. Veja um exemplo de três imagens corretas:

Exemplos de exposição

Após conseguir as fotografias, abra o programa e clique em “Open”. É importante que você, de uma só vez, abra todas as imagens que irão compor o resultado final, pois o programa não dá a chance de abrir mais imagens posteriormente. Para isso, segure o “Ctrl” enquanto seleciona as fotos. Procure usar entre três até cinco imagens, pois o programa demora um pouco para carregar os efeitos, e a quantidade de imagens tem influência nisso.

O próximo passo é bem simples, e é o que efetivamente vai dar o aspecto HDR à sua foto: clique em “Fusion”. O programa “funde” as imagens, pegando aspectos de cada uma delas e balanceando em uma nova fotografia, com mais contraste e detalhes.

Use a função Fusion para unir as imagens

Ao clicar neste botão, uma janela é aberta e você pode escolher alguns parâmetros (se deseja mais sombras ou ais áreas claras, e se deseja escolher uma imagem como referência. Uma dica é pegar a imagem com exposição normal como referencial).

Pronto! Se você gostou do resultado que o programa apresentou, pode salvar a imagem, clicando em “Save”. No entanto, se você quer ir mais além, existem alguns poucos ajustes que podem ser feitos, basta clicar em “Adjust”.

 

Existem diversas variáveis que você pode configurar nesta janela, como contraste, saturação e brilho. Cuidado para não exagerar e deixar a fotografia com um resultado muito artificial! O HDRpad não possui um sistema de voltar o que foi feito, portando esteja disposto a refazer tudo algumas vezes até conseguir o resultado desejado!

Nossa Opinião sobre o HDRpad

O HDRpad é uma alternativa intermediária entre o YoHDR, que é totalmente automático e os editores mais complexos como o Photoshop e o Gimp, o que o torna uma boa alternativa para quem não quer ter tanto trabalho, mas quer poder fazer alguns ajustes manuais.

O problema é que ele não é um programa muito prático. Muitas vezes, ao clicar em qualquer botão, o usuário se depara com a janela para salvar o projeto, mesmo que não tenha interesse em fazer isso. Outro problema, que torna o HDRpad um aplicativo pouco atrativo, é que não existem botões para voltar a operação. Ou seja, o que foi feito está feito!

Para quem deseja apenas fundir as imagens em uma, sem maiores ajustes, ele é ótimo, pois, ao contrário do YoHDR, ele permite que você faça a junção de várias imagens, e não apenas três. Quem quer mais controle, ainda precisa usar um editor mais aprofundado.

Prós & Contras

Prós

  • Cria imagens HDR com alguns controles manuais.

Contras

  • Não possui botão de voltar as operações.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o HDRpad

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação