Logo HipChat Ícone

HipChat

Grátis para testar
Funciona em: Web
Adicionado em : 06/04/2011 HipChat
Acessar Acesso
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Renan Hamann
Crie salas de bate-papo com limitação de acesso para membros convidados e elimine reuniões corporativas

Sabe aquelas reuniões que seu chefe sempre está providenciando? Já pensou como seria melhor se ela pudesse ser feita por salas de bate-papo? É claro que há assuntos que não podem ser tratados em salas públicas e nem todos os usuários conseguem ficar tranquilos frente alguns problemas oferecidos pelas conversas em grupo no MSN Messenger.

Criando uma nova sala

Uma alternativa bem interessante é o HipChat, um serviço que pode ser desfrutado diretamente pelo navegador e garante alguns recursos profissionais para oferecer sigilo e segurança às informações transmitidas. Para que seja possível acessar as salas de bate-papo é necessário receber autorização por parte do criador da sala (geralmente o chefe ou coordenador do projeto).

Primeiros passos

Antes que seja possível criar as primeiras salas de bate-papo é necessário criar um pequeno cadastro no serviço HipChat. Para isso, insira seu nome, email, senha e aguarde a mensagem de confirmação que deve chegar à sua caixa de entrada em poucos segundos. Após confirmar seu cadastro, você pode criar salas e divulgar para seus colegas.

Lobby de salas

Escolha se deseja criar salas públicas (que qualquer usuário da internet pode acessar) ou privadas (nas quais apenas usuários com prévia autorização podem participar). Todas elas contam com alguns recursos importados do sistema IRC, permitindo que além das mensagens normais, sejam enviadas mensagens de status (por meio do comando “/me” antes do texto).

Salas divididas

Em um mesmo “Lobby” é possível criar várias salas. Assim, você pode conversar com vários setores de sua empresa de maneira organizada e simples. Todos os membros participantes também podem acessar o histórico das salas a qualquer momento, precisando apenas abri-las para isso.

Importante: como se trata de um aplicativo empresarial, HipChat está disponível para períodos de testes de 30 dias, após esse período será necessário adquirir algum dos planos disponibilizados pelo desenvolvedor.

Nossa Opinião sobre o HipChat

HipChat é um serviço para bate-papo empresarial muito superior ao sistema de chats do MSN Messenger, mas fica muito aquém das conversações do Skype. Ganha pontos por ser online e não exigir que usuários baixem e instalem clientes para executá-lo (apesar de oferecer opções para isso), permitindo também a conexão multiplataforma.

A parte gráfica de HipChat é muito simples, evitando que usuários pouco experientes não consigam identificar as funcionalidades oferecidas. Mesmo assim, há algumas opções de acesso que são um pouco complexas. Dessa forma, HipChat acaba tornando-se um serviço confuso e pode espantar alguns grupos de usuários.

Prós & Contras

Prós

  • Histórico de mensagens
  • Salas privativas
  • Sistema estável
  • Roda direto do navegador

Contras

  • Somente em inglês
  • Configuração complicada

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o HipChat

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação