Logo Hokrain Ícone

Hokrain

Versão 1.0.5 Grátis
561 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 18/02/2013 Zoin
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Reprodutor de áudio completo e compacto para você navegar pelas pastas de música e ouvir tudo sem nenhum trabalho

Hokrain é um reprodutor de áudio desenvolvido por programadores russos e que propõe um jeito simples de escutar música no álbum.

Ele conta com um navegador de arquivos embutido, ou seja, dentro do próprio aplicativo (e em uma única tela) é possível acessar todos os arquivos de áudio presentes no HD, CD, disco portátil ou pendrive.

O gerenciador funciona como o Windows Explorer ou qualquer outro programa do gênero, permitindo acesso a pastas e a arquivos de forma individual. Feito isso, basta um duplo clique para colocar um som para tocar, acompanhando o espectro sonoro da canção, bem como informações do arquivo, como nome, artista, álbum e gênero musical.

O Hokrain ainda tem suporte para a criação de listas de reprodução, modo de execução aleatório ou em looping e tudo isso sem precisar de qualquer instalação. O aplicativo ainda funciona a partir de um ícone na Área de notificação do Windows, não ocupando qualquer espaço na Barra de tarefas.

Hokrain

Suporte a quase tudo

O Hokrain é capaz de executar os principais arquivos de áudio da atualidade. Por padrão, você pode ouvir no programa músicas nos formatos MP3, MP2, MP1, MPA, OGG, WAV, AIFF, MO3, IT, XM, S3M, MTM, MOD, UMX, AAC, AC3, APE, MAC, CDA, FLAC, MIDI, MID, RMI, KAR, MPC, MP+, MPP, TTA, WMA e WV.

Ele executa tudo isso dispensando instalação e ocupando apenas 800 KB em disco. Além disso, seus desenvolvedores garantem que o consumo de memória RAM do aplicativo não passa de 6 MB. Dessa forma, ele se apresenta como uma boa opção para ser carregado no pendrive, como uma alternativa simples e útil para ouvir música em qualquer computador.

Lista de reprodução

A tela do programa é dividida em vários quadros, sendo dois os principais. O mais à esquerda é o gerenciador de arquivo, que mostra os dados presentes em pastas e subpastas; o da direita é a lista de reprodução, para onde são enviados os arquivos que você vai ouvir. Neste espaço é possível adicionar quantas músicas você quiser, bem como salvar e, depois, carregar a lista.

Hokrain

Se você arrastar uma pasta, todos os arquivos presentes dentro dela serão incluídos na lista. Caso ela tenha subpastas (como os álbuns existentes dentro do diretório de um artista), seus conteúdos também serão carregados no Hokrain.

Busca rápida

Com a popularização dos formatos digitais, é normal você ter centenas de artistas e milhares de músicas em seus discos rígidos ou pendrives. O Hokrain possui uma ferramenta inteligente de busca, que encontra o resultado conforme você começa a digitar no programa (algo semelhante à ferramenta Ctrl + F presente em navegadores). É uma forma bem útil de encontrar pastas e arquivos rapidamente.

Atalhos do teclado

O Hokrain conta com um vasto suporte para atalhos do teclado, o que garante mais agilidade no uso para quem prefere este tipo de controle. Além disso, há a possibilidade de personalizar qualquer uma das dezenas de opções de atalhos oferecidas pelo programa.

Nossa Opinião sobre o Hokrain

Hokrain é um reprodutor de visual simples e também de recursos simples, o que faz dele algo grandioso. Quem busca uma ferramenta prática encontrou, pois não há aqui qualquer tipo de configuração avançada, mas apenas um software básico para quem não quer nada além de reproduzir arquivos de áudio.

Aqui vai um dos pontos principais do Hokrain: ele é capaz de reproduzir praticamente qualquer arquivo de áudio, pelo menos aqueles nos formatos mais convencionais (e alguns não tão comuns assim). O fato de contar com um gerenciador de arquivos embutido, mas sem tomar a tela toda como ocorre com bibliotecas de mídia, é outro ponto positivo, pois torna muito mais fácil encontrar uma música presente na sua coleção.

A praticidade é por fim confirmada com a não necessidade de instalação: você baixa e já começa a usar. Vale destacar ainda a existência de vários temas visuais e também da organização da interface, outros pontos que garantem uma boa experiência de uso.

A parte negativa fica por conta da inexistência de uma entrada na Barra de tarefas, pois o programa só funciona a partir de um ícone na Área de notificação. Outro ponto problemático é a impossibilidade de usar o botão direito do mouse para acessar opções extras.

Prós & Contras

Prós

  • Dispensa instalação
  • Suporta atalhos do teclado
  • Visual compacto

Contras

  • Não funciona a partir da Barra de ferramentas
  • Não permite ações via menu de contexto

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Hokrain

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação