Logo Home Budgeting Ícone

Home Budgeting

Versão 2.6.1 Grátis para testar
3.61 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 08/03/2012 Andreas Breitschopp
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Controle as movimentações financeiras do mês e crie gráficos para acompanhar o desempenho realizado em cada ano

Com tantas contas e transações que fazemos no decorrer do mês, o controle das quantias que recebemos e gastamos se torna mais difícil do que deveria ser. Se não existir uma forma de anotação para cada pagamento realizado, podemos correr o risco de esquecer alguma fatura ou exceder o valor disponível para compras.

Porém, é muito fácil resolver este problema. Existem vários aplicativos disponíveis na web e para download que auxiliam justamente o monitoramento financeiro. O Home Budgeting é um destes softwares. Com ele você cadastra tudo o que entra e o que sai da sua conta, sem perder o controle dos gastos totais.

Detalhes do Home Budgeting

Durante o processo de instalação, são oferecidas ferramentas adicionais ao programa para que o usuário instale gratuitamente. Se você quiser estes extras, clique em “Agree” em cada janela que aparecer. Caso contrário, clique em “Decline”.

Gostou da interface do programa?

Sempre que o programa iniciar, são mostradas algumas dicas úteis para que o usuário fique atento e evite gastos desnecessários. Você pode desativar esta ferramenta desmarcando a caixa de seleção “Show tips at program start”. Mas, se você gostar muito das dicas apresentadas, pode revê-las na aba “Saving tips”.

O aplicativo grava as ocorrências repetidas, tanto para recebimentos (“Incomes”), quanto para gastos (“Expenditures”). Esta opção pode ser acessada em “Planned recurring incomes/expenditures”, situada na parte inferior da tela. Cadastre o tipo de conta em “Account/type” e a data de vencimento em “Day”. Selecione os meses para os quais a ocorrência é válida, descreva-a em “Description” e registre o valor (“Value”).

Registre recebimentos e gastos

Para cadastrar novas ocorrências de recebimentos, primeiramente é preciso definir o ano e o mês ao qual o registro pertence. O usuário pode fazer isso trabalhando com a funcionalidade “Choose month”, situada na parte superior direita da janela.

Insira o quanto você fatura por mês

O segundo passo é escolher o tipo de conta. Como padrão, o programa disponibiliza as opções “Gifts” e “Salary”, mas existe uma terceira possibilidade, “Other income”, na qual você pode escrever o que quiser para definir o pagamento recebido. Em seguida, cadastre a data, escreva uma breve descrição e o valor respectivo ao evento.

Para registrar gastos (“Expenditures”), o processo é o mesmo citado para o cadastro de recebimentos. Ao abrir a aba referente a este tipo de ocorrência, por padrão do programa, o mês definido na etapa anterior aparece neste item também.

Não esqueça de pagar as contas!

Os dados são salvos automaticamente, portanto, não é preciso apertar nenhum botão após registrar os dados. Para conferir o valor total dos recebimentos e dos gastos, que são somados automaticamente, basta conferir os dígitos que aparecem na caixa nomeada “Total”, situada na parte direita da janela.

Personalize funções do programa

Na aba “Options” é possível editar as cores de apresentação de cada tipo de pagamento. Ao clicar nesta opção, é mostrada a relação de recebimentos e gastos juntamente de cada cor padrão. Para mudá-la, clique uma vez em cima da caixa com a coloração que você quer alterar, escolha a nova e, então, clique em “OK”. Faça modificações à vontade, mas tome cuidado para não deixar itens com cores iguais.

Ainda no item “Options”, o usuário pode acessar as funcionalidades “Backup database” e “Restore database”. Estes botões lhe ajudarão a manter salva a sua relação de recebimentos e gastos, para que você não perca os dados por algum problema no seu computador. Na primeira as informações são gravadas e, na segunda, você pode acessá-las.

Colorido é tudo!

Em “Print view”, funcionalidade situada embaixo de “Total”, os dados são mostrados na forma de impressão. Existem três opções de visualização neste item: gastos e recebimentos lado a lado (“Show both”), só recebimentos (“Show revenues”) ou somente gastos (“Show expenditures”). O usuário pode escolher o intervalo de dias para ver os dados, definindo início e fim nas caixas situadas na parte superior da tela.

Compare a movimentação financeira de meses diferentes

Com o Home Budgeting você vai além de apenas cadastrar as contas do mês. Você pode comparar gastos de um mesmo mês em anos diferentes – por exemplo, março de 2009 e de 2010 –, ou, se preferir, é possível confrontar dois anos inteiros em segundos. Ainda existe a possibilidade de visualizar o diagrama de apenas um mês em específico.

Para realizar estas ações acesse a aba “Reports” e insira os dados desejados nos campos que aparecem. Escolha entre criar o gráfico de um mês e comparar dois meses na primeira caixa de seleção. Se você preferir mudar a cor de apresentação de cada ano ou mês, a fim de facilitar a visualização, vá à aba “Options” e modifique a coloração mostrada no item “Other colors within the reports”.

Que beleza de gráfico!

Para a exibição dos gráficos, o aplicativo disponibiliza algumas opções em “Choose diagram”, no qual você define se deseja comparar apenas os gastos, somente os recebimentos ou ambos. Para finalizar, selecione o tipo de diagrama, podendo escolher entre “Table” (Tabela), “Line” (Linhas) e “Bars – side by side” (Barras lado a lado).

Caso você precise de mais informações sobre o Home Budgeting, ou de ajuda adicional, selecione a última aba, cujo título é “Info/Help”. Neste item, entre outras opções, você pode comprar a licença completa, para utilizar o programa à vontade.

Nossa Opinião sobre o Home Budgeting

Os problemas do Home Budgeting estão concentrados, basicamente, na inserção de dados, tanto na parte de recebimentos, quanto para os gastos. As caixas não obedecem claramente aos comandos do mouse, criando várias ocorrências sem que o usuário tenha a intenção de fazê-lo.

Entretanto, a utilidade do programa não deve ser deixada de lado. O aplicativo funciona muito bem como um gerenciador das despesas domésticas, permitindo a criação de gráficos para acompanhar a relação entre despesas e pagamentos recebidos.

O usuário pode cadastrar uma quantidade ilimitada de ocorrências sem prejudicar o funcionamento do programa. Porém, para utilizar mais do que 14 dias, é precisa comprar a versão completa do software. Portanto, o fato de o Home Budgeting ser um programa Trial representa uma desvantagem significativa.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bem organizada
  • Apresentação clara dos dados
  • Possibilidade de comparar vários meses ao mesmo tempo

Contras

  • Inserção de dados não obedece claramente aos comandos
  • Versão Trial: apenas 14 dias de teste gratuito

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Home Budgeting

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação