Logo Hot Spot Studio Ícone

Hot Spot Studio

Versão 2.1.769 Grátis
1.24 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/98/2000/2003/8
Atualizado em : 17/09/2012 RL Vision
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Godarth
Viaje na psicodelia de Hot Spot Studio enquanto cria os mais loucos wallpapers

Hot Spot Studio é um programa muito simples e pequeno, porém capaz de produzir, em instantes, impressionantes imagens baseadas em um esquema inicial feito pelo próprio usuário.

Funciona assim: depois de baixar o arquivo, basta descomprimi-lo e clicar duas vezes no ícone “Spots”. A janela do programa se abre e o usuário se depara com a interface do programa. Tudo muito simples.

Começando a produzir

Como teste, clique no espaço escuro com o botão esquerdo do mouse. Deve aparecer um círculo alaranjado. Na barra “Size”, na caixa de ferramentas, você controla as dimensões dos círculos e, na palheta, a cor deles.

O botão “Set BG” serve para mudar a cor do fundo, que, por padrão, é preto. O próprio criador do programa recomenda as cores mais escuras, pois os círculos são como raios de luz, ou seja, se destacam mais em ambientes sombrios.

A barra “Intensity” controla até onde os raios de “luz” dos círculos alcançam e com qual intensidade. O efeito na verdade não é muito preciso. Às vezes ele gera formas inesperadas como clarões ou borrões na imagem.

Com essas configurações básicas já é possível produzir suas primeiras imagens. Desenhe círculos com diâmetros, cores e intensidades variadas e quando achar que está bom clique “Render”. É aí que a mágica acontece. Observe:

Imagem muito louca

As imagens produzidas pelo Hot Spot Studio adquirem esse aspecto. Outra ferramenta que produz efeitos igualmente imprevisíveis é a caixa “Absorb similar light” (“Absorver luz similar”). Você pode marcá-la para cada círculo individualmente, gerando assim, diferentes formas de interação entre as formas. Os efeitos são variáveis e você pode testar de quantas maneiras quiser.

Depois de clicar em “Render” há duas opções. A primeira é salvar a imagem produzida, para isso basta clicar em “Save this picture”. O único formato disponível para armazenamento das imagens é BMP. A outra opção é clicar na aba “Design” e começar a trabalhar na imagem novamente, caso você não tenha gostado do resultado.

Adicionando seu próprio fundo

A última opção que o Hot Spot Studio traz é a possibilidade de importar uma imagem do arquivo para se usar de fundo. Para fazer isso clique em “Load BG Pic” e escolha qualquer imagem disponível no seu PC. A partir daí o resto funciona da mesma forma. Desenhe os círculos mudando as configurações de acordo com seu gosto e clique em “Render”.

 

Antes e depois da renderização

Nossa Opinião sobre o Hot Spot Studio

Como o próprio autor do programa comenta, o resultado de uma renderização muitas vezes pode sair maravilhoso e extraordinário, mas também pode ficar horrível, parecendo um “desenho feito à mão”. É necessário empenho para se aprender a produzir os efeitos mais psicodélicos com perfeição.

Outro fato interessante é: algumas das imagens produzidas durante os testes realmente davam uma sensação de psicodelia. Os efeitos 3D que os círculos adquirem após a renderização passam uma sensação de movimento hipnotizante.

A ferramenta “Load BG Pic” não apresentou bons resultados com imagens mais claras como a exibida acima, nem com rostos humanos. Ela deve ser preferencialmente usada com imagens escuras, por exemplo de constelações ou paisagens noturnas.

O processo de renderização é rápido, demora menos de 40 segundos, o que faz com que não se demore muito para arrumar qualquer opção que tenha sido mal configurada e renderizar novamente.

Um dos poucos problemas do Hot Spot Studio é que ele só salva as imagens em formato BMP, com tamanho girando em torno de 3MB. Esse tamanho, razoavelmente grande, e a necessidade de se converter o arquivo gerado, podem resultar em perda de tempo incômoda.

Por fim, como já foi dito, a interface do programa é simples e o fato de estar disponível somente em inglês não deve atrapalhar usuários com menos experiência. O programa é pequeno e não precisa ser instalado, o que o torna ainda mais versátil.

Prós & Contras

Prós

  • Não precisa ser instalado e funciona de acordo como o previsto.

Contras

  • Só salva em BMP e tem poucas opções.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Hot Spot Studio

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação