Logo Hyper PI Ícone

Hyper PI

Versão 0.99b Grátis
419 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 27/04/2012 Virgilio Borges de Oliveira
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Wikerson Landim
Teste o desempenho de sua máquina com um programa de benchmark para processadores

Existem diversas maneiras de se analisar a capacidade de processamento de um computador. Muito além das configurações básicas, como quantidade de núcleos, a velocidade e o desempenho de um mesmo processador podem variar de acordo com as demais configurações da máquina em questão.

Para ter uma referência de desempenho foram criados os programas de benchmark. Trata-se de aplicativos desenvolvidos coma finalidade de executar uma série de ações-padrão e retornar ao usuário uma unidade de medida de modo a facilitar o comparativo entre produtos distintos.

Um exemplo é o Hyper PI. O software, desenvolvido no Brasil é uma variação do conhecido Super PI que submete um mesmo cálculo - de diferentes tamanhos - vinte vezes ao computador. A cada uma dessas ações é dado o nome de loop. A velocidade média com que o computador realiza esse lopps é uma unidade de medida.

Visual do aplicativo.

O Hyper PI parte de uma premissa similar e acrescenta ainda funções para tirar screenshots da tela. Segundo o desenvolvedor, a versão final deverá acrescentar ainda a possibilidade de enviar para o site do autor o resultado, tornando o aplicativo um grande banco de dados para o usuário.

Resultados exibidos após o teste.

O Hyper PI é extremamente leve - pouco menos de 500KB - e não requer instalação. Depois de baixado, basta descompactar a pasta em RAR e dar um duplo clique sobre o arquivo executável. A interface, no entanto, não é das melhores, e o programa parece estar sendo executado em um bloco de notas. Felizmente, não chega a ser algo comprometedor.

Nossa Opinião sobre o Hyper PI

Programas de benchmark são sempre uma referência importante para usuários que buscam as melhores configurações possíveis em uma máquina. No caso do Hyper PI chama a atenção a facilidade de utilização e a métrica simples para o usuário.

Porém, nem tudo é perfeito. O fato de não estarem disponíveis dados de outros usuários - algo que deve ser corrigido nas próximas versões - torna mais difícil a interpretação dos resultados, já que falta um referencial. A interface também não é das melhores, no entanto esse aspecto não compromete o desempenho.

Inspirado no conhecido Super PI, o programa é mais uma opção em termos de benchmark e tem como maiores pontos positivos a facilidade de execução, leveza do aplicativo e o fato de não precisar de instalação, podendo ser executado até mesmo a partir de um pendrive.

Prós & Contras

Prós

  • Não requer instalação
  • Pode ser executado a partir de um dispositivo portátil

Contras

  • Não disponível em português
  • Não há parâmetros de mensuração sobre os dados obtidos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Hyper PI

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação