Logo IBM Visual Performance Analyzer (VPA) Ícone

IBM Visual Performance Analyzer (VPA)

Versão 6.4.1 Grátis
137.7 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 12/04/2010 IBM
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Programa composto de seis ferramentas para análise e visualização de performance de aplicativos

O IBM Visual Performance Analyzer (VPA) é um programa para visualização de performance de programas. Na verdade, esta ferramenta é composta por seis aplicativos para realizar a função citada, sendo eles: Profile Analyzer, Code Analyzer, Pipeline Analyzer, Counter Analyzer, Trace Analyzer, e Call Tree Analyzer.

Na primeira abertura do programa, ele exibe uma janela de “boas vindas” e nela você encontra tutoriais para cada um dos aplicativos pelos quais ele é composto. A interface do programa é bem simples, possuindo os menus básicos para operação e os aplicativos representados por botões em sua Barra de tarefas.

Ferramentas do programa

O Profile Analyzer efetua uma análise no sistema de perfis de forma a torná-los uma espécie de modelo de dados que possui suporte para hierarquia de perfis, localizações offset, contagem de dados da CPU, informação de linha de código, entre outras. O sistema de perfis é baseado no Performance Inspector, AIX Tprof e perfis de Linux, entretanto ele suporta várias plataformas, pois pode converter um perfil em esquema XML.

O Code Analyzer permite que o usuário possa filtrar problemas relacionados a determinado processo, thread, módulo, símbolo, instrução ou linha de código. Para facilitar a interpretação dos resultados, o programa faz a demonstração das saídas tanto por texto quanto graficamente. Ele suporta perfis baseados em linha de tempo (Tprofs).

O Pipeline Analyzer é uma ferramenta de análise para “pipelines” baseada no Eclipse. Ele traz visualizações com textos e gráficos, de forma que os usuários possam obter dados detalhados de execução de uma “pipeline”. As informações são organizadas de duas formas: em espiral e modo de recursos.

Tela inicial do programa

O Counter Analyzer é uma ferramenta para a análise do desempenho de hardware. O programa suporta dados no formato de arquivos XML, permitindo que seja utilizado em diferentes plataformas. O objetivo principal deste aplicativo é ajudar o usuário na identificação e interpretação de dados, que são exibidos em duas categorias: na forma de tabela e gráficos.

O Trace Analyzer analisa os “traços” de dados gerados pela ferramenta de depuração do programa e os exibe na forma de um gráfico baseado em tempo, bem como uma lista do conteúdo e eventos de forma detalhada. O Call Tree Analyzer busca os dados coletados pelo programa e providencia informações como o tempo gasto para cada invocação de um método. O aplicativo exibe os dados de duas formas: gráfico de fluxo de execução e árvores de chamado.

COMO PROCEDER COM O DOWNLOAD

Para baixar o arquivo é necessário que você tenha uma conta na IBM. Clique aqui para criar a sua. O formulário para inclusão de informações pessoais será aberto. No campo “IBM ID” insira o seu endereço de email. Prossiga com o preenchimento e a finalização do cadastrado.

Já com uma conta na IBM é hora de baixar o arquivo. Ao clicar no botão “Clique aqui para baixar”, a página de login na IBM é aberta. Em 1 digite seu login (que no caso é o email utilizado no cadastrado), em 2 digite sua senha e por fim clique em “Sign in”.

Atente ao fazer login

A página de download do programa se abrirá. Selecione uma das versões para baixar a ferramenta.

Nossa Opinião sobre o IBM Visual Performance Analyzer (VPA)

O IBM Visual Performance Analyzer (VPA) é um bom programa tanto para analistas quanto para ajudar usuários finais na interpretação dos dados de determinado programa. Esta ferramenta é composta por seis aplicativos, cada um relacionado a um tipo de dado e todos possuem formas de visualização alternativas (como gráficos e tabelas) de forma a auxiliar no entendimento das informações exibidas.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o IBM Visual Performance Analyzer (VPA)

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação