Logo Ikaruga Ícone

Ikaruga

Versão DEMO Grátis para testar
153.32 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 12/05/2014 Treasure
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Vieira
Um jogo de nave com uma dose de estratégia? Isso é o que você encontra aqui

Ah, os bons tempos de infância. Para muitos, esse período significava apenas ir à escola, fazer as tarefas de casa e se divertir no restante do tempo livre, seja nos video games ou nos clássicos fliperamas. Numa dessas épocas, lá na década de 80, era comum ver vários jogos de navinha nos quais seu principal objetivo era atirar em tudo e todos e, claro, sobreviver. É esse espírito que Ikaruga tenta resgatar.

Como em outros títulos do gênero, você vai pilotar uma nave que recebe melhorias conforme avança verticalmente pelo cenário. A destruição em massa de inimigos vai garantir escudos e tiros mais potentes para dar conta do recado, mas prestar atenção nas investidas dos adversários não é tudo que será exigido por aqui.

Imagem do jogo 

Luz e sombra 

Temos que admitir: jogos como este são legais, mas visualmente falando caímos no tédio depois de algum tempo quando vemos explosões simples e cenários sem muitos recursos. Porém, Ikaruga aposta em algo diferente ao acrescentar elementos de luz e sombra à jogabilidade.

Deixando as coisas mais práticas, caso esteja na cor branca, sua nave passará a se abastecer da energia dos disparos brancos e a sofrer danos apenas de disparos escuros. Se a nave for escura, basta aplicar o inverso para saber qual é o seu objetivo.

Imagem do jogo

E é aqui que entra um elemento estratégico: você pode usar um botão para alterar as cores da nave sempre que se sentir em perigo. Isso revela toda uma tática praticamente inédita ao estilo, sobretudo porque o jogo sabe utilizar muito bem a alternância de inimigos, forçando-o a pensar no momento certo de realizar essa ação para facilitar um pouco mais a sua vida.

Aliás, um aviso: esse não é um game para jogar enquanto bate papo com um amigo no telefone ou tenta realizar qualquer outra tarefa. Como um bom título de navinha, Ikaruga exige que você coordene bem os seus movimentos para não sofrer as consequências de uma distração – e, acredite, em jogos do gênero a última coisa que você vai querer que aconteça é ser atingido quando tiver avançado muito.

Imagem do jogo

Comandos

  • Teclas A, W, S e D: movimentam a nave;
  • Tecla Z: dispara contra os inimigos;
  • Tecla X: utiliza o esquema de troca de cores da nave.

Imagem do jogo 

Como usar o Steam? 

Para jogar a demonstração de Ikaruga, é preciso instalar o Steam, serviço de distribuição de jogos da Valve, e criar uma conta. Veja o tutorial do TecMundo para saber como realizar esses procedimentos.

Nossa Opinião sobre o Ikaruga

Apaixonante e desafiador: não existem palavras melhores para descrever o sentimento de desbravar cada pedaço dos cenários de Ikaruga, por mais que isso gere alguns momentos de raiva e frustração sempre que você for atingido e perder uma vida.

Se você procura por um jogo de nave fácil, é bom não passar perto deste. Para se dar bem por aqui, é preciso dedicar horas de treino para dominar cada um dos recursos oferecidos – o que soa como boa música nos ouvidos daqueles que gostam de investir um pouco mais em busca da perfeição em uma partida.

Caso seja fã do gênero, encontrará tudo que precisa por aqui, do ritmo constante aos chefes gigantescos que são capazes de deixá-lo com aquele sentimento de “minha vida seria mais fácil se tivesse uma bomba atômica no jogo”. Adicionalmente, os efeitos visuais (cortesia de cenários que lembram jogos da era 16 bits dos video games) e a trilha sonora vão ajudá-lo a mergulhar ainda mais nessa aventura.

Ikaruga infunde ao clima saudosista dos arcades uma jogabilidade original que não podia funcionar melhor. Particularmente, é um jogo que recomendamos – ainda que na sua versão completa existam apenas cinco fases, mas ao menos há a possibilidade de chamar mais um amigo para ajudá-lo nessa viagem.

Prós & Contras

Prós

  • Desafio à moda antiga
  • Gráficos bem polidos
  • Sistema de luz e sombra

Contras

  • Poucas fases

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Ikaruga

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação