Logo Illumination Software Creator Ícone

Illumination Software Creator

Versão 6.0.0 Grátis
2.66 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 08/08/2013 Bryan Lunduke
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Crie aplicativos para todas as principais plataformas sem saber nada de programação

Você sempre quis criar seu próprio aplicativo, seja para portáteis ou PCs, mas não tem o menor conhecimento ou habilidade em programação? Então o Illumination Software Creator é a ferramenta certa para seu caso.

Este é um aplicativo criado para ser fácil mesmo para os mais novos no mundo da programação. Isso porque o Illumination Software Creator não usa uma única linha de código: no lugar disso, tudo é definido através da adição de quadros de ação específicos, que desempenham comandos pré-programados.

Criando seu app

O processo de criar seu próprio aplicativo é dividido em quatro passos extremamente importantes. Primeiro, você deve usar a tela inicial do aplicativo para definir que tipos de janelas e mensagens de aviso serão exibidas ao rodar o programa, arrastando os itens correspondentes da lista “User Interface” para dentro do quadro central.

Illumination Software Creator

Depois de definir quais as janelas que o software terá, é hora de decidir o que haverá dentro dessas janelas; para isso, basta clicar duas vezes no quadro dela dentro do menu principal. Na nova tela que é exibida, o sistema é o mesmo: arraste as ferramentas desejadas, como botões, rótulos e caixas de texto, para dentro do quadro central. É importante notar que a posição e o tamanho dos itens adicionados ali é igual ao resultado final ao rodar o projeto.

Arrumando a parte estética do programa, chegou a hora do último passo de produção: criar os comandos. Para isso, simplesmente acesse a tela principal e arraste os comandos desejados da “User Interface” para o quadro central. Caso deseje outros tipos de cálculos, como fórmulas matemáticas, conversões de valores e afins, basta clicar no “User Interface” e selecionar o item correspondente na lista que é exibida.

Selecionando o comando, uma lista de opções é exibida, para que você escolha qual janela e quais ferramentas são afetadas pelo código. É só definir tudo para que o projeto esteja quase pronto.

Illumination Software Creator 2

Pronto para qualquer plataforma

Com o projeto pronto, tudo o que resta a fazer é testar seu aplicativo clicando em “Run App” e, se ele estiver funcionando corretamente, clicar em “Build App”. Aqui você vai encontrar outra característica interessante do Illumination Software Creator: ele está pronto para os mais diversos formatos de exportação. São sete tipos de codificação para diferentes plataformas, no total:

  • HTML5 para Web;
  • Python/GTK para desktop;
  • Python/GTK para Maemo;
  • Adobe Flash/Flex para Web;
  • Android;
  • iOS para iPhone;
  • iOS para iPad.

O projeto pode ser construído livremente para qualquer uma das plataformas acima. Por isso, pode espalhá-lo para qualquer lugar sem medo.

Nossa Opinião sobre o Illumination Software Creator

Se você tinha esperanças de criar um aplicativo sem saber de programação com este software, pode esquecer: Illumination Software Creator passa longe de cumprir o que promete. Isso porque sua interface, embora organizada e elegante, acaba se mostrando consideravelmente confusa mesmo para quem tem conhecimento na área.

Para novatos na programação. Só que não.

O fato é que, apesar de utilizar um sistema relativamente fácil para que você monte seu aplicativo, o Illumination Software Creator ainda usa termos exclusivos para quem conhece de programação. Afinal, é pouco provável que um leigo no assunto saiba a diferença entre um rótulo, uma variável, uma caixa de texto e um campo de texto.

Isso não seria nenhum problema se tivéssemos algum tutorial ou dica do uso de uma ferramenta no Illumination Software Creator. Mas o fato é que não há nada assim por aqui; logo, resta apenas aprender “na marra” ou pesquisar sobre programação, o que tira todo o propósito de um software como esses.

“Hello World” e nada mais

Tirar as linhas de código e obrigar a criação de comandos através “clichês virtuais” acaba trazendo mais uma enorme limitação para o Illumination Software Creator: não há como fazer nada além de programações ridiculamente simples. Sim, há opções, variáveis e diversas ferramentas, porém,

Por mais que tente, Illumination Software Creator acaba se mostrando apenas um aplicativo para você “brincar” de programar. Uma vez que ele é bastante limitado e não se mostra amigável como promete, não há muito de atrativo por aqui para valer a pena um teste.

Prós & Contras

Prós

  • Interface organizada
  • Cria aplicativos para diversas plataformas

Contras

  • Pouco amigável para novatos
  • Comandos são extremamente limitados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Illumination Software Creator

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação