Logo iMindMate Ícone

iMindMate

Versão Beta 0.43 Grátis
2.01 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/98/2000/8
Adicionado em : 15/02/2011 JLabs
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Taise de Lima
O que você está pensando? Organize suas ideias e veja aonde elas levam

Pensamos em milhões de coisas ao mesmo tempo, ainda que não notemos, e isso não é novidade. Às vezes alinhar essas ideias de forma compreensível pode ser uma tarefa difícil. Você já pensou em colocar todas essas informações no papel para entendê-las? Ok. Escrever daria muito trabalho. Então, que tal usar um software para organizar seus pensamentos?

O iMindMate é um aplicativo criado para isso. Com ele você pode organizar seu raciocínio de maneira lógica e sequencial, sem perder nada. O programa utiliza o princípio dos mapas mentais, que auxiliam na verbalização do conhecimento com a finalidade de organizá-lo.

Como usar o iMindMate

A instalação do iMindMate só é executada por meio da tecnologia AIR. Se você não tem o Adobe AIR no seu computador, clique aqui para acessá-lo. O usuário precisa de um login para utilizar o software. Na primeira vez que o programa for aberto, uma solicitação de registro é requerida. Preencha os campos pedidos e pronto, você está conectado ao iMindMate!

Primeira página... Vamos começar!

Para começar a utilizar o aplicativo, primeiro dê um nome ao seu tópico central, de acordo com o tema que você estiver abordando. Na janela do seu iMindMate, clique em “Central Topic” e uma barra de ferramentas é aberta, para que você defina o tipo, o tamanho, o alinhamento e estilo da fonte.

Com a finalidade de compreender melhor o processo de criação de um mapa mental, será utilizado o exemplo dado sobre a organização de um casamento. Para que todas as atividades sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos, é necessário ter conhecimento do que é preciso.

Siga este mapa mental.

Após ter escolhido o tópico central, que neste caso é “Casamento”, crie os tópicos secundários. Deixe o tópico principal selecionado e passe o mouse em cima da flecha azul que aparece ao redor dele. Clique em “Add Subtopic”, representado por “C+”, ou ainda pelo atalho, a tecla de espaço. Com o subtópico criado, você pode renomeá-lo da mesma forma que fez com o tópico anterior.

O programa permite quatro tipos de criação de tópico: criar um subtópico subordinado ao atual; criar um tópico no mesmo nível, mas abaixo do atual; criar um tópico no mesmo nível, mas acima do atual; e criar um tópico pai, deixando o atual como subtópico.

Controles muito importantesCaso haja necessidade de excluir algumas das inserções, o usuário tem duas opções: excluir o tópico atual e seus subordinados (por meio da função representada por um "X"), ou excluir apenas a ramificação selecionada (representada pela letra "X" dentro de uma bola).

O iMindMate permite que você exporte ou importe imagens no formato PNG e JPG, bem como o texto e o próprio desenho do mapa mental. Você também pode imprimir, recortar parte do mapa mental, copiar e colar elementos do próprio mapa e inserir novos relacionamentos entre as ramificações.

Sobre mapas mentais

Mapa mental é um método de organização do conhecimento sistematizado por Tony Buzan. Por meio dos mapas mentais é possível planejar eventos e reuniões, organizar e sintetizar ideias, além de facilitar o aprendizado de conceitos complexos.

O princípio utilizado pelos mapas mentais é a organização de informações a partir de um núcleo, do qual são originadas ramificações, dependentes da informação principal. Por exemplo, se você deseja organizar um casamento, então a palavra “Casamento” pode ser o seu núcleo. As próximas ramificações mais prováveis seriam “igreja”, “festa”, “salão”, “convidados”, e assim por diante.

Nossa Opinião sobre o iMindMate

O iMindMate desempenha bem a sua funcionalidade como suporte para criação de mapas mentais. Porém, ainda é um pouco limitado em relação às funções que poderiam existir no programa.

Um ponto negativo a considerar é a impossibilidade de mudar os tópicos de posição dentro do quadro de desenho sem que ele perca o relacionamento com o tópico principal. Mesmo que o usuário insista, a opção de inserir novos relacionamentos também apresenta defeitos: não permite flexibilidade no uso. Entretanto, o programa supre as necessidades básicas para a criação de um mapa simples.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação rápida.
  • Fácil utilização.

Contras

  • Idioma: inglês e japonês
  • Limitado em relação à mudança de relacionamentos entre os itens.
  • Obriga o usuário a criar uma conta no programa.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o iMindMate

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação