Logo InstApp Ícone

InstApp

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 05/12/2012 InstApp
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Crie aplicações para o Android ou o iPhone mesmo sem maiores afinidades com programação e design

O InstApp é um serviço online para você desenvolver (de forma modular) as aplicações que desejar para um smartphone.

Com ele, você pode montar um programa a partir dos modelos disponíveis, sem a necessidade de saber programar ou ter qualquer afinidade com softwares de edição de imagens para o design do seu aplicativo.

Para utilizar o InstApp é necessário criar uma conta no serviço. Para isso, basta clicar aqui e preencher o cadastro. Lembre-se de preencher um email válido, pois a confirmação da conta é enviada para o endereço de correio eletrônico inserido.

Um app com o seu jeito

Embora você já possa contar com uma série de programas para os smartphones, nem sempre eles possuem exatamente as funções que você gostaria. Mas, como desenvolver uma aplicação também não é uma tarefa fácil, você acaba optando por uma já existente, mesmo que não atenda a todas as suas exigências.

Iniciando o processo

O InstApp é um serviço que tem como missão acabar com esse problema. Com ele, você pode criar um aplicativo da maneira que quiser, mesmo sem qualquer conhecimento em programação ou design. O programa possibilita a criação de aplicativos para Android e iPhone.

O programa ideal

Após concluir o cadastro, é possível começar a montagem do programa propriamente dito. A primeira etapa do processo consiste na escolha de um nome e uma categoria para a aplicação. Ali, você define qual será a finalidade do programa. Os grupos disponíveis são eventos, restaurantes, hotéis, negócios, times esportivos, banda, instituições e academias.

Da mesma forma, também é possível montar um programa completamente do zero, escolhendo um modelo em branco. Em seguida, você deve escolher o conteúdo presente nele, para a criação dos menus da aplicação. As opções disponíveis variam conforme o tipo de aplicativo que você escolheu montar.

Definindo os menus

Para ativar ou desativar qualquer uma das opções, basta utilizar a barra de rolagem presente ao lado das alternativas. Aqui, também está o trabalho pesado: você precisa acessar os ícones das categorias e adicionar o material necessário (ou seja, o conteúdo presente nelas) para que a sua aplicação fique de acordo com o desejado.

Então, está na hora de escolher “a cara” da aplicação, clicando na aba “Design”. Veja que este setor possui várias categorias. Por meio dele, você pode alterar o título, o plano de fundo, a tela inicial (ou de transição), os ícones do aplicativo e a miniatura a ser exibida na Play Store ou App Store. Além disso, também há como modificar as cores da aplicação.

Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “Publish” para dar início ao processo de publicação. Aqui, é necessário fazer uma descrição do programa, criar uma galeria de imagens, escolher as plataformas para as quais você quer publicá-lo e fornecer os dados de inscrição. Vale apenas tomar certo cuidado, pois a publicação é um serviço pago.

Personalizando

Da mesma forma, menus personalizados também tem um custo. Se houver recursos pagos acrescentados durante a montagem do aplicativo, eles são indicados na tela.

Nossa Opinião sobre o InstApp

A maior vantagem do InstApp, certamente ele está no fato de que você não ficar preso a determinada marca de celular ou operadora para utilizá-lo. Da mesma forma, o programa oferece a montagem de um aplicativo para Android ou iPhone e, segundo o desenvolvedor, em breve o serviço também disponibilizará a função para o Windows Phone 8.

A criação de um aplicativo gratuito é um pouco limitada em funções com relação aos planos pagos do serviço. Basicamente, o processo de montagem é dividido em três fases principais (o que facilita para representar exatamente o que será alterado em cada momento). Com relação aos tipos de app, ele possui diversas categorias, fazendo com que seja praticamente impossível você não encaixar a sua ideia em uma delas.

Os modelos internos (ou seja, o local onde você vai adicionar o conteúdo) possuem categorias relevantes, de acordo com o grupo de aplicação escolhido. O layout do produto final segue um padrão, pois por mais que o processo criativo seja seu, você está seguindo um modelo já pronto e apenas montando encima dele. Ainda assim, a combinação com o fundo podem gerar resultados muito elegantes.

A maior limitação do programa está na publicação do produto, visto que esse é um serviço cobrado. A criação do aplicativo em si é rápida, porém lembre-se de que inserir o conteúdo pode tomar uma fatia considerável de tempo. Se você sempre quis criar um aplicativo próprio para o celular, mas tinha problemas com a parte de desenvolvimento, vale a pena testar o InstApp.

Prós & Contras

Prós

  • Intuitivo e amigável
  • Várias categorias de programas
  • Dispensa conhecimento técnico

Contras

  • Publicação é paga
  • Serviços pagos
  • Não possui versão em português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o InstApp

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação