Logo iTwin Ícone

iTwin

Versão 3.5 Final Grátis para testar
2.54 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 15/03/2014 Stefan Moka

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marluce Alessandra Peron Garcia
Visualize o conteúdo do iPhone sem precisar do iTunes

Os iPods e iPhones necessitam do tocador de multimídia iTunes no papel de gerenciador de arquivos, fazendo a ponte de transferência de dados, imagens, músicas e vídeos do computador para o player portátil e o smartphone. Essa dependência pode atrapalhar quando você quiser compartilhar arquivos sem possuir o iTunes ao seu dispor.

Acontece que o iPod já conseguiu se desvencilhar das correntes e ganhar um pouco de liberdade do programa de Steve Jobs. Existem vários softwares com a capacidade de substituir o iTunes e permitem o gerenciamento das músicas do seu aparelho. Caso queira saber mais detalhes, veja esta lista com programas para transferir mídias, organizada pelo Baixaki.

Porém, se o iPod conseguiu se desamarrar, por que não fazer o mesmo com o iPhone? É uma ideia interessante, ainda mais agora que o smartphone está conquistando o público brasileiro, mesmo que o número de portadores esteja crescendo timidamente.

Independente e genérico

iTwin foi desenvolvido para visualizar as informações contidas no iPhone, incluindo mensagens de texto, agenda de contatos e anotações no calendário. Não é possível realizar mudanças ou modificações porque o iTwin acessa o banco de dados do aparelho como “somente leitura” (da mesma maneira que ocorre quando vamos abrir um documento), mas é uma maneira mais fácil compartilhar e fazer backup do conteúdo para o seu computador.

Visualize o conteúdo do iPhone

Conexão wireless

Da mesma forma que acontece com muitos produtos, o iPhone restringe você a não mexer livremente nos dados e instalar apenas os programas da Apple Store. Porém, você pode destravar o aparelho para liberar seu acesso e, dessa maneira, conectá-lo diretamente com o computador via Wi-Fi.

Clique na aba “Import” do software. Certifique-se de que você tenha habilitado o Wi-Fi nas configurações do iPhone, anote o número do endereço de IP (em Settings>Wi-Fi>Your Network) para preencher o campo indicado em “Import Databases via openSSH” e clique em “Ping”. Você vai saber quando a conexão for estabelecida ao ver a mensagem de status online na barra verde.

iPhone destravado pode se conectar via Wi-Fi

Conexão via iTunes

Caso seu iPhone não seja “jailbroken” (destravado), a única opção é recorrer aos backups feitos pelo iTunes. Ainda na aba “Import” do iTwin você encontra a opção “Import Databases via iTunes”, que detecta automaticamente os arquivos recuperados pelo player, desde que eles estejam armazenados no computador. Em seguida, o botão “Copy Files” será ativado, permitindo que você acesse as informações.

Nossa Opinião sobre o iTwin

Você libertou seu querido iPod da dependência do iTunes, agora é a vez de desamarrar o iPhone! Ou não. A proposta de iTwin é permitir que você visualize as informações contidas no aparelho sem precisar do player da Apple, tarefa que consegue realizar com facilidade e praticidade. Afinal, disponibiliza duas maneiras de estabelecer a conexão entre o iPhone e o computador, tudo depende se o smartphone é destravado ou não.

Como não é possível gerenciar o conteúdo — somente visualizar —, você pode acabar perdendo o interesse no software, ainda mais considerando que a interface não é muito atrativa (apesar de ser bastante intuitiva), as várias limitações porque é uma versão não gratuita e algumas falhas por ser um programa ainda em desenvolvimento. Se não fosse por estes motivos, iTwin seria uma boa alternativa para fazer o backup do conteúdo completo do iPhone.

Prós & Contras

Prós

  • Exibe anotações, mensagens de texto e contatos armazenados no iPhone
  • Faz backup dos dados

Contras

  • Apresenta falhas e limitações

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o iTwin

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação