Logo IUBES Ícone

IUBES

Versão 1.15 Grátis
31.45 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 29/10/2015 codrer
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Seja o melhor estrategista e guie seu povo de cubos à vitória contra seu adversário

IUBES é um jogo de estratégia em tempo real que segue o conhecido estilo dos games de “Deus”. Nele, você encarna uma entidade poderosa no controle de uma raça de cubos inteligentes na batalha contra outros cubos pelo domínio das terras de um mundo exosférico.

Parece complicado? Felizmente, é bem mais simples do que você imagina: uma vez que os IUBES são criaturas bem inteligentes, fica a seu cargo apenas definir o que construir e onde construir – todo o resto fica para seus servos, que buscam os recursos necessários e erguem a estrutura automaticamente.

Como em todo o game de estratégia, no entanto, saber gerenciar recursos em IUBES é importantíssimo. Um bom exemplo são as casas e os hotéis: ambos permitem a você ter um maior número de servos para ajudá-lo; o primeiro deles, no entanto, é mais barato e fácil de construir, enquanto o outro gera um maior número de unidades. Qual deles fazer? Isso fica apenas para você decidir.

Hora da briga

Conseguiu erguer uma bela cidade e garantir que seus IUBES estão protegidos ali dentro? Então é hora de partir para a briga. Para tal, você pode criar diversas estruturas, como as bases de soldados, as forjas e as ferrarias. Se quiser ainda mais poder para a briga, é claro, ainda há como construir as barracas de destruidores – IUBES enormes e extremamente poderosos –, mas isso, como dito antes, vem ao custo de mais recursos.

Assim, tudo em IUBES pode ser resumido como uma frenética batalha de gerenciamento. A estratégia para vencer, no entanto, depende apenas de você.

IUBES

Controles

  • Mouse: seleciona objetos
  • Clique esquerdo do mouse: seleciona opções
  • Clique direito do mouse: abre menu de construção rápida
  • Tecla Espaço: abre/fecha o seletor
  • Setas direcionais: controlam a câmera
  • Shift + setas direcionais: giram a câmera
  • Tecla Page Up: sobe a câmera
  • Tecla Page Down: desce a câmera
  • Tecla +: acelera a velocidade do game
  • Tecla -: desacelera a velocidade do game
  • Tecla Esc: abre o menu

Nossa Opinião sobre o IUBES

Do que pode parecer um game diferente e bastante original, de início, IUBES acaba se mostrando apenas um jogo de estratégia competente. Não que isso seja ruim, de fato, mas apenas deixamos bem claro que quem busca algo completamente novo provavelmente não vai encontrar muito disso por aqui.

Dados os devidos avisos, IUBES tem tudo para agradar os fãs de jogos de estratégia – principalmente se você não é daqueles que gosta do microgerenciamento extremo. Jogar este título é algo extremamente simples: uma vez que os bichinhos sob seu comando seguem tudo automaticamente, tudo é uma questão de definir o que deve ser construído por vez e deixar a brincadeira correr para ver o resultado.

Tudo isso é bastante ajudado pelos gráficos do game, de fato. A ideia de criar um cenário que simula o interior de uma esfera, e ao mesmo tempo trazer um mapa repleto de formas cúbicas, dá uma cara única para IUBES; você não vai chegar ao ponto de ficar boquiaberto com o mapa, mas ainda assim vai ficar surpreso com o resultado final.

O outro lado da moeda

Infelizmente, nem tudo são flores em IUBES. E curiosamente, suas falhas são resultado de suas próprias “inovações”. A inteligência artificial do game, por exemplo, costuma ser incrivelmente frustrante: frequentemente, seus cubos parecem tomar o caminho menos eficiente até um recurso ou mesmo resolvem dividir seus esforços em uma dezena de tarefas, no lugar de focar em um comando do jogador por vez.

Para piorar, basta um clique na estrutura errada e não há como desfazer o comando. Logo, se você tentar criar uma base a qual não tem recursos na hora errada, pode acabar travando seus servos cúbicos.

Talvez o pior disso tudo, no entanto, seja resultante do próprio ambiente esférico. Isso porque ele não acaba ajudando em nada em melhorar a experiência do game ou trazer algo de positivo na jogatina – no fim das contas, esse é apenas um mapa comum de jogos de RTS “enrolado” para dar um visual diferente.

Isso não seria tão ruim, não fossem os vários problemas de jogabilidade que isso traz. Navegar pelo cenário com a câmera, por exemplo, é um verdadeiro desafio de tão confusos os controles. Para piorar, você nunca consegue ver uma parte realmente grande do mapa; o que não aconteceria se ele fosse plano como em outros games. E algo assim, acredite, não é o tipo de problema que você quer ter em um RTS.

Como dito antes, IUBES não é um game ruim, mas apenas uma vítima de suas próprias inovações. Se você deixar isso de lado, felizmente, ele pode ser um tanto divertido, mesmo que dificilmente seja algo para um fã do gênero querer jogar seriamente.

Prós & Contras

Prós

  • Visual bacana
  • Fácil de aprender

Contras

  • Controles de câmera confusos
  • Mecânicas influenciam pouco na jogabilidade em si
  • Inteligência artificial ainda precisa de melhorias

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o IUBES

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação