Logo Johnny`s Virus Removal Steps Ícone

Johnny`s Virus Removal Steps

Versão 1.0 Grátis
110.35 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 16/01/2014 John Krussaniotakis
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Técnico é para os fracos: retire os malwares de seu computador usando as próprias mãos

Ter um antivírus de boa qualidade instalado em sua máquina é algo crucial nos tempos atuais. Mesmo sem perceber, somos ameaçados o tempo todo por malwares capazes de roubar, deletar ou até mesmo “sequestrar” aqueles dados pessoais que você não pode perder de jeito nenhum.

Contudo, todos nós sabemos que nem todo cuidado costuma ser o suficiente e muita gente acaba sofrendo com as pragas virtuais mesmo tomando as medidas básicas de segurança. Nesse caso, o jeito é recorrer a um especialista ou técnico de informática, que saberá exatamente o que fazer para recuperar seu computador e preservar a integridade de seus valiosos arquivos.

Diferente do que você deve ter presumido, o Johnny’s Virus Removal Steps não é exatamente um antivírus. Ele foi feito pelo programador John Krussaniotakis, que trabalhou durante muito tempo na área de manutenção de computadores e percebeu que seus próprios clientes poderiam muito bem dar cabo de malwares simples usando programas gratuitos e seguindo passos simples. Foi então que ele criou este software, que atua como um pequeno guia estilo DIY (do-it-yourself, ou “faça você mesmo”) que lhe dá toda a assistência necessária para que você limpe seu PC com as próprias mãos.

Tela única do aplicativo

Guia do mochileiro da informática

O Johnny’s Virus Removal Steps é um aplicativo muito simples – sua interface resume-se a uma única tela na qual se encontram um tutorial detalhadíssimo de como se livrar de malwares (área central da tela), links para instalação/execução das ferramentas gratuitas usadas no processo (área esquerda) e botões para desinstalar tais softwares adicionais de maneira mais ágil (área direita).

Basicamente, tudo o que você deve fazer é acompanhar o tutorial e obedecer à risca seus ensinamentos, baixando e instalando os softwares indicados. Durante o processo de manutenção, você usará a restauração de sistema do Windows, o MSConfig, o CCleaner, o RKill, o Malwarebytes, o TDSSKiller e o SUPERAntiSpyware Free. Caso você queira, também é possível efetuar alguma doação para o desenvolver do Johnny’s Virus Removal Steps clicando no botão “Donate”.

RKill, uma das ferramentas usadas no tutorial

Passos extras

E não termina por aí. O Johnny’s Virus Removal Steps conta ainda com um pequeno guia separado voltado para quem acabou instalando algum malware que alterou as configurações de seu navegador Internet Explorer. Trata-se de algo muito comum: há scripts que forçam o browser a redirecionar você para páginas aleatórias ou maliciosas. Se este for o seu caso, clique no grande botão escrito “If your web browser is redirecting web pages or if the vírus changed your Homepage, try these steps next”.

No diretório que se abre, você encontrará um arquivo de texto no formato TXT (que contém as instruções de como proceder com a limpeza), cinco imagens em PNG (que ilustram o guia supracitado) e um arquivo em lotes do Windows que deverá ser aberto para aplicar as configurações encontradas no tutorial em questão.

Nossa Opinião sobre o Johnny`s Virus Removal Steps

A proposta do Johnny’s Virus Removal Steps é excelente. Não é difícil encontrar quem entre em desespero exacerbado ao contrair um vírus que poderia muito bem ser removido com o auxílio de algumas ferramentas simples e gratuitas. Nesses casos, o usuário acaba perdendo tempo (e dinheiro) ao levar seu computador para um técnico especializado, quando ele próprio poderia calçar as luvas e retirar o malware com as próprias mãos. Obviamente, não podemos esperar que todo mundo tenham o conhecimento necessário para realizar esse procedimento. E é justamente para acabar com esse empecilho que o Johnny’s Virus Removal Steps foi criado.

No quesito interface, o programa ganha alguns pontos por ser bem objetivo e perde outros por ter um visual meio “relaxado”. Se por um lado é muito legal ter tudo à sua disposição em apenas uma única tela (sem ter que ficar pulando por várias páginas ou abrindo menus secundários), por outro, valia a pena caprichar um pouco mais no design do software como um todo.

Tecnicamente falando, as instruções oferecidas pelo Johnny’s Virus Removal Steps são de fato capazes de resolver a maioria dos problemas envolvendo scripts maliciosos que infectam máquinas Windows. O tutorial pode até mesmo ser seguido por quem gosta de fazer um check-up periódico para confirmar se não há nenhuma “bactéria” escondida no seu PC. Contudo, o programa se mostra inútil para tipos avançados de vírus, como os ransomwares (que “sequestram” completamente seu computador e não permitem a execução ou instalação de novos softwares). Além disso, o utilitário está disponível somente na língua inglesa, exigindo que seu usuário tenha o mínimo de conhecimento no idioma para usufruir de suas dicas preciosas.

No fim, vale a pena usar o Johnny’s Virus Removal Steps caso você saiba ler em inglês e queira se livrar de malwares mais comum da maneira mais simples possível. Se a interface pudesse ser traduzida para português e ganhasse alguns retoques para melhorar seu aspecto visual, esta ferramenta certamente seria considerada “nota 10”. Não deixe de conferir.

Prós & Contras

Prós

  • Completamente gratuito
  • Muito prático e objetivo
  • Tutorial simples e detalhadíssimo
  • Acompanha os instaladores de diversos programas freeware

Contras

  • Somente em inglês
  • Interface poderia ser mais bonita

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Johnny`s Virus Removal Steps

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação